Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94050
Resumo: O trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante três anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vão se articulando escolhas e preferências por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, em três modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma série de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior índice de aceitação entre as obras pertencentes à modalidade de leitura proposta pela professora. A análise, pautada pela estética da recepção, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepção da obra. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estético, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercício de comparações artísticas e culturais que o texto carrega.
id UNSP_dc4e656586a4a84615399a87a0ef4d5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94050
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"Literatura infanto-juvenilLiteratura - Estudo e ensinoLeituraChildren's/young-adult literatureLiterature and educationReader formationReceptionHorizon of expectatioO trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante três anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vão se articulando escolhas e preferências por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, em três modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma série de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior índice de aceitação entre as obras pertencentes à modalidade de leitura proposta pela professora. A análise, pautada pela estética da recepção, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepção da obra. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estético, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercício de comparações artísticas e culturais que o texto carrega.This work is the result of an investigation, developed for three years, targeted to the literature teaching and to train the reader in the school environment. As a general objective, with this work was searched to reflect on how the reader is trained and the choices and preferences are articulated by certain authors and certain works. From the development of this research, it was able to realize a survey of the repertoire of works read from 1998 to 2000 by students in the 5th, 6th and 7th grades, as well as diagnosing which works are attractively regarded by them. Among those considered the most attractive, it was examined in this thesis the work Harry Potter and the philosopher's Stone by J. K. Rowling, elected in the modality: reading proposed by the teacher. The analysis, based on the aesthetic reception, aimed to detect the horizon of the students’ expectation, by means of the work reception. Concomitant to the works selected by the students, it was developed a work based on the constructivist principles towards reading of several texts by different authors in order to make them to broaden their horizon of expectation. For that, it was used the aesthetic reader concept, privileging, as the reading methodology, the reading act as an exercise of artistic and cultural comparisons which the text brings in itself.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis456 f.. : il. + anexoapplication/pdfFERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.http://hdl.handle.net/11449/94050000604792ferreira_eagr_dr_assis.pdf33004048019P164717910312942110000-0002-2564-4270Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:28.539990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
title Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
spellingShingle Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
Literatura infanto-juvenil
Literatura - Estudo e ensino
Leitura
Children's/young-adult literature
Literature and education
Reader formation
Reception
Horizon of expectatio
title_short Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
title_full Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
title_fullStr Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
title_full_unstemmed Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
title_sort Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
author Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
author_facet Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil
Literatura - Estudo e ensino
Leitura
Children's/young-adult literature
Literature and education
Reader formation
Reception
Horizon of expectatio
topic Literatura infanto-juvenil
Literatura - Estudo e ensino
Leitura
Children's/young-adult literature
Literature and education
Reader formation
Reception
Horizon of expectatio
description O trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante três anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vão se articulando escolhas e preferências por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, em três modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma série de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior índice de aceitação entre as obras pertencentes à modalidade de leitura proposta pela professora. A análise, pautada pela estética da recepção, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepção da obra. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estético, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercício de comparações artísticas e culturais que o texto carrega.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
2014-06-11T19:26:52Z
2014-06-11T19:26:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/94050
000604792
ferreira_eagr_dr_assis.pdf
33004048019P1
6471791031294211
0000-0002-2564-4270
identifier_str_mv FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
000604792
ferreira_eagr_dr_assis.pdf
33004048019P1
6471791031294211
0000-0002-2564-4270
url http://hdl.handle.net/11449/94050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 456 f.. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129398276096000