Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94050 |
Resumo: | O trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante três anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vão se articulando escolhas e preferências por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, em três modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma série de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior índice de aceitação entre as obras pertencentes à modalidade de leitura proposta pela professora. A análise, pautada pela estética da recepção, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepção da obra. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estético, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercício de comparações artísticas e culturais que o texto carrega. |
id |
UNSP_dc4e656586a4a84615399a87a0ef4d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/94050 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida"Literatura infanto-juvenilLiteratura - Estudo e ensinoLeituraChildren's/young-adult literatureLiterature and educationReader formationReceptionHorizon of expectatioO trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante três anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vão se articulando escolhas e preferências por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, em três modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma série de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior índice de aceitação entre as obras pertencentes à modalidade de leitura proposta pela professora. A análise, pautada pela estética da recepção, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepção da obra. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estético, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercício de comparações artísticas e culturais que o texto carrega.This work is the result of an investigation, developed for three years, targeted to the literature teaching and to train the reader in the school environment. As a general objective, with this work was searched to reflect on how the reader is trained and the choices and preferences are articulated by certain authors and certain works. From the development of this research, it was able to realize a survey of the repertoire of works read from 1998 to 2000 by students in the 5th, 6th and 7th grades, as well as diagnosing which works are attractively regarded by them. Among those considered the most attractive, it was examined in this thesis the work Harry Potter and the philosopher's Stone by J. K. Rowling, elected in the modality: reading proposed by the teacher. The analysis, based on the aesthetic reception, aimed to detect the horizon of the students’ expectation, by means of the work reception. Concomitant to the works selected by the students, it was developed a work based on the constructivist principles towards reading of several texts by different authors in order to make them to broaden their horizon of expectation. For that, it was used the aesthetic reader concept, privileging, as the reading methodology, the reading act as an exercise of artistic and cultural comparisons which the text brings in itself.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis456 f.. : il. + anexoapplication/pdfFERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.http://hdl.handle.net/11449/94050000604792ferreira_eagr_dr_assis.pdf33004048019P164717910312942110000-0002-2564-4270Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:28.539990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
title |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
spellingShingle |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] Literatura infanto-juvenil Literatura - Estudo e ensino Leitura Children's/young-adult literature Literature and education Reader formation Reception Horizon of expectatio |
title_short |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
title_full |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
title_fullStr |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
title_full_unstemmed |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
title_sort |
Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma "biblioteca vivida" |
author |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infanto-juvenil Literatura - Estudo e ensino Leitura Children's/young-adult literature Literature and education Reader formation Reception Horizon of expectatio |
topic |
Literatura infanto-juvenil Literatura - Estudo e ensino Leitura Children's/young-adult literature Literature and education Reader formation Reception Horizon of expectatio |
description |
O trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante três anos, direcionada para o ensino de literatura e para a formação do leitor no âmbito escolar. Como objetivo geral, buscouse refletir sobre como se forma o leitor e como vão se articulando escolhas e preferências por determinados autores e determinadas obras. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa, pôde-se realizar um levantamento do repertório de obras lidas, no período de 1998 a 2000, por alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, em três modalidades de leitura – opcional, proposta pela professora, e opcional entre uma série de obra(s) de autor(es) indicado(s) pela professora –, bem como diagnosticar quais são as consideradas por eles como atraentes. Entre as consideradas mais atraentes, analisou-se nesta tese a obra Harry Potter e a pedra filosofal, de J. K. Rowling, que obteve o maior índice de aceitação entre as obras pertencentes à modalidade de leitura proposta pela professora. A análise, pautada pela estética da recepção, objetivou detectar o horizonte de expectativa dos alunos, por meio da recepção da obra. Concomitante às obras eleitas pelos alunos, desenvolveu-se um trabalho embasado nos princípios construtivistas, voltado para a leitura de textos diversos de diferentes autores, com o objetivo de lhes possibilitar a ampliação de seu horizonte de expectativa. Para tanto, trabalhou-se com o conceito de leitor estético, privilegiando, como metodologia de leitura, o ato de ler como exercício de comparações artísticas e culturais que o texto carrega. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-21 2014-06-11T19:26:52Z 2014-06-11T19:26:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009. http://hdl.handle.net/11449/94050 000604792 ferreira_eagr_dr_assis.pdf 33004048019P1 6471791031294211 0000-0002-2564-4270 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009. 000604792 ferreira_eagr_dr_assis.pdf 33004048019P1 6471791031294211 0000-0002-2564-4270 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/94050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
456 f.. : il. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129398276096000 |