No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248
http://hdl.handle.net/11449/127153
Resumo: Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática.
id UNSP_6439642299a760130ab848566b62e6af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127153
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo BernardoAesthetics of receptionJuvenile literatureReaderNarratorLiteratura juvenilLiteratura e formação do leitorRomance de formaçãoObjetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Rua Dom Antonio, 2100., Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Rua Dom Antonio, 2100., Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]2015-08-21T17:54:01Z2015-08-21T17:54:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-13application/pdfhttp://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011.1983-4373http://hdl.handle.net/11449/127153ISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf64717910312942110000-0002-2564-4270Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporFronteirazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T14:47:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127153Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:45.192903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
title No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
spellingShingle No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
Aesthetics of reception
Juvenile literature
Reader
Narrator
Literatura juvenil
Literatura e formação do leitor
Romance de formação
title_short No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
title_full No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
title_fullStr No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
title_full_unstemmed No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
title_sort No meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo
author Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
author_facet Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aesthetics of reception
Juvenile literature
Reader
Narrator
Literatura juvenil
Literatura e formação do leitor
Romance de formação
topic Aesthetics of reception
Juvenile literature
Reader
Narrator
Literatura juvenil
Literatura e formação do leitor
Romance de formação
description Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-08-21T17:54:01Z
2015-08-21T17:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248
Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011.
1983-4373
http://hdl.handle.net/11449/127153
ISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf
6471791031294211
0000-0002-2564-4270
url http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12248
http://hdl.handle.net/11449/127153
identifier_str_mv Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011.
1983-4373
ISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf
6471791031294211
0000-0002-2564-4270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fronteiraz
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-13
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129394697306112