Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194403
Resumo: Nesta dissertação, se investigou como a utilização de atividades baseadas em Práticas Criativas podem auxiliar a ação do educador musical, em diferentes contextos de ensino e aprendizagem, e a estruturar uma trilha a caminho do fazer musical criativo. A investigação se caracteriza, quanto à sua abordagem, por ser qualitativa. Para o seu desenvolvimento, foram objeto de estudos três diferentes contextos de ensino: a) crianças de 08 (oito) a 11 (onze) anos; b) Graduandos dos cursos de Música, Artes Cênicas e Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP – SP; c) Jovens e adultos interessados em geral, com ou sem conhecimento musical prévio. Em cada um dos grupos foram realizados encontros, no Instituto de Artes da UNESP, em formato de Oficina de Música, utilizados, tanto como recurso pedagógico, quanto como procedimento metodológico. Dessa maneira, a pesquisa caracteriza-se por ser um Estudo Multicasos, amparado pelas propostas metodológicas conhecidas por Cartografia (DELEUZE e GUATTARI, 1995). Como referencial teórico, foram utilizados educadores que se alinham a abordagens criativas. Dentre eles, destacam-se Murray Schafer (1933 - ), Hans-Joachim Koellreutter (1915 – 2005), Chefa Alonso (1955 - ) e Victor Flusser (1951 - ). Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se divulgar o pensamento pedagógico musical baseado em Práticas Criativas. As atividades propostas foram registradas em áudio e/ou vídeo, descritas e analisadas no trabalho. Como resultado, menciona-se que a utilização de Práticas Criativas pode contribuir com a ação docente do educador musical, e em cenários tão desafiadores como os encontrados por esses profissionais, são, não apenas necessárias, mas fundamentais.
id UNSP_dc6c206409f59c59fcf0d437c47fb179
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194403
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativoCreative practices in different contexts: a trail when making creative musicPráticas criativasEducação musicalImprovisação livreOficinas de músicaCriação musicalMusica - Instrução e estudoAtividades criativas na sala de aulaImprovisação (Música)Criação (Literária, artística, etc.)Nesta dissertação, se investigou como a utilização de atividades baseadas em Práticas Criativas podem auxiliar a ação do educador musical, em diferentes contextos de ensino e aprendizagem, e a estruturar uma trilha a caminho do fazer musical criativo. A investigação se caracteriza, quanto à sua abordagem, por ser qualitativa. Para o seu desenvolvimento, foram objeto de estudos três diferentes contextos de ensino: a) crianças de 08 (oito) a 11 (onze) anos; b) Graduandos dos cursos de Música, Artes Cênicas e Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP – SP; c) Jovens e adultos interessados em geral, com ou sem conhecimento musical prévio. Em cada um dos grupos foram realizados encontros, no Instituto de Artes da UNESP, em formato de Oficina de Música, utilizados, tanto como recurso pedagógico, quanto como procedimento metodológico. Dessa maneira, a pesquisa caracteriza-se por ser um Estudo Multicasos, amparado pelas propostas metodológicas conhecidas por Cartografia (DELEUZE e GUATTARI, 1995). Como referencial teórico, foram utilizados educadores que se alinham a abordagens criativas. Dentre eles, destacam-se Murray Schafer (1933 - ), Hans-Joachim Koellreutter (1915 – 2005), Chefa Alonso (1955 - ) e Victor Flusser (1951 - ). Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se divulgar o pensamento pedagógico musical baseado em Práticas Criativas. As atividades propostas foram registradas em áudio e/ou vídeo, descritas e analisadas no trabalho. Como resultado, menciona-se que a utilização de Práticas Criativas pode contribuir com a ação docente do educador musical, e em cenários tão desafiadores como os encontrados por esses profissionais, são, não apenas necessárias, mas fundamentais.In this dissertation, we intend to investigate how the use of activities based on Creative Practices can help the music educator's action, in different teaching and learning contexts, and to structure a path towards creative music making. This investigation is characterized, in terms of its approach, by being qualitative. For its development, three different teaching contexts were studied: a) children from 08 (eight) to 11 (eleven) years; b) Graduates of the Music, Per-forming Arts and Plastic Arts courses at the UNESP Arts Institute - SP; c) Young people and adults interested in general, with or without prior musical knowledge. In each group, meetings were held at the UNESP Arts Institute, in the form of a Music Workshop, used in this research both as a pedagogical resource and as a methodological procedure. Thus, it is characterized by a Multicase Study, supported by the methodological proposals known as Cartography (DELEUZE and GATTARI, 1995). As a theoretical framework, educators were used that are aligned with creative approaches. Among them, Murray Schafer (1933 -), Hans-Joachim Koellreutter (1915 - 2005), Chefa Alonso (1955 -) and Victor Flusser (1951 - ) stand out. This research is justified by the need to disseminate musical pedagogical thinking based on Creative Prac-tices. The proposed activities were recorded in audio and / or video, described and analyzed in the work. As a result, it was found that the use of Creative Practices can contribute to the teaching action of the music educator, and in scenarios as challenging as those found by these professionals, they are not only necessary, but are fundamental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]2020-11-25T15:59:27Z2020-11-25T15:59:27Z2020-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19440333004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:07:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194403Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:38.835077Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
Creative practices in different contexts: a trail when making creative music
title Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
spellingShingle Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]
Práticas criativas
Educação musical
Improvisação livre
Oficinas de música
Criação musical
Musica - Instrução e estudo
Atividades criativas na sala de aula
Improvisação (Música)
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
title_full Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
title_fullStr Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
title_full_unstemmed Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
title_sort Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo
author Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]
author_facet Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas criativas
Educação musical
Improvisação livre
Oficinas de música
Criação musical
Musica - Instrução e estudo
Atividades criativas na sala de aula
Improvisação (Música)
Criação (Literária, artística, etc.)
topic Práticas criativas
Educação musical
Improvisação livre
Oficinas de música
Criação musical
Musica - Instrução e estudo
Atividades criativas na sala de aula
Improvisação (Música)
Criação (Literária, artística, etc.)
description Nesta dissertação, se investigou como a utilização de atividades baseadas em Práticas Criativas podem auxiliar a ação do educador musical, em diferentes contextos de ensino e aprendizagem, e a estruturar uma trilha a caminho do fazer musical criativo. A investigação se caracteriza, quanto à sua abordagem, por ser qualitativa. Para o seu desenvolvimento, foram objeto de estudos três diferentes contextos de ensino: a) crianças de 08 (oito) a 11 (onze) anos; b) Graduandos dos cursos de Música, Artes Cênicas e Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP – SP; c) Jovens e adultos interessados em geral, com ou sem conhecimento musical prévio. Em cada um dos grupos foram realizados encontros, no Instituto de Artes da UNESP, em formato de Oficina de Música, utilizados, tanto como recurso pedagógico, quanto como procedimento metodológico. Dessa maneira, a pesquisa caracteriza-se por ser um Estudo Multicasos, amparado pelas propostas metodológicas conhecidas por Cartografia (DELEUZE e GUATTARI, 1995). Como referencial teórico, foram utilizados educadores que se alinham a abordagens criativas. Dentre eles, destacam-se Murray Schafer (1933 - ), Hans-Joachim Koellreutter (1915 – 2005), Chefa Alonso (1955 - ) e Victor Flusser (1951 - ). Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se divulgar o pensamento pedagógico musical baseado em Práticas Criativas. As atividades propostas foram registradas em áudio e/ou vídeo, descritas e analisadas no trabalho. Como resultado, menciona-se que a utilização de Práticas Criativas pode contribuir com a ação docente do educador musical, e em cenários tão desafiadores como os encontrados por esses profissionais, são, não apenas necessárias, mas fundamentais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25T15:59:27Z
2020-11-25T15:59:27Z
2020-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194403
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/194403
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128474560331776