A importância da improvisação no ensino da flauta transversal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36525 |
Resumo: | O presente trabalho incide sobre o recurso à improvisação na formação de estudantes de flauta transversal. A improvisação é muito pouco explorada nas aulas de flauta no contexto das escolas de música em Portugal e foi a partir desta constatação que foi realizado este projeto de investigação que teve como objetivo desde logo suscitar uma reflexão sobre esta temática e aferir o impacto de uma intervenção que proporcione aos estudantes de flauta transversal a oportunidade de experimentarem a improvisação. Assim, a metodologia de investigação usada foi investigação-ação e o trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira recai sobre a criação de uma peça para flauta solo que inclui improvisação em parceria com um compositor intitulada EncontrArte, que foi apresentada em recital conferência na Universidade de Aveiro. A segunda etapa focou-se na realização de um inquérito por questionário dividido em três secções: a temática da improvisação, a peça EncontrArte e a improvisação no contexto da formação. Este projeto de investigação tem como amostra 4 participantes, estudantes de flauta transversal do ensino superior. |
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