Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valiengo, Camila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152322
Resumo: Esta tese tem como temática central a discussão a respeito da aprendizagem na Educação Musical pelas crianças, de maneira que possam mostrar-se como protagonistas, criativas e dialógicas. Para estabelecer esse sentido, partiu-se da metáfora de uma “viagem”, utilizando como Metodologia o conceito de Cartografia, baseado no pensamento rizomático de Deleuze e Guattari. Essa viagem, portanto, tem como objetivo principal compreender a cocriação no processo de aprendizagem musical entre crianças e professores, e deu-se na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística, em São Paulo. São “coordenadas” deste caminho as premissas teóricas de várias áreas do conhecimento: Educação (Freire e Rinaldi); Educação Musical (Koellreutter, Gainza, Schaffer, Fonterrada, Kater, Brito), Psicologia (teoria histórico-cultural de Vigotsky); Sociologia da Infância (Sarmento) e Filosofia (Larrosa, Gallo, Deleuze e Guatarri). As análises de dados gerados pelas observações foram estabelecidas como “atalhos” para chegar a reflexões acerca da cocriação, e as “estalagens” são derivadas das rodas de conversa. Esses encontros culminam em um “rio fértil” que cruza o caminho (a discussão sobre as experiências e a cocriação), e permite reconhecer processos inventivos e de produção de subjetividades que levam a compreender a importância da cocriação entre crianças e professores no processo de aprendizagem musical, ao compor uma comunidade participativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: observação, entrevistas, registro em diário de bordo, fotos, filmagens e rodas de conversas com as turmas observadas. Como considerações finais destacam-se: a concepção de criança como um sujeito capaz, criativo e cocriador do seu processo de aprendizagem; a influência do professor e das famílias na educação; as experiências vivenciadas no parque e nas brincadeiras, como propulsoras de novos aprendizados; a possibilidade de troca de instrumentos e de linguagens, de escolhas, de participação, de diálogo e de protagonismo como elementos fundamentais no processo de cocriação das crianças, apontando para a necessidade de, na atualidade, caminhar por caminhos em que a criança seja valorizada em suas potencialidades, e considerada sujeito de seu próprio aprendizado.
id UNSP_dcec0ec1571962d5487a92f5d5f030af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152322
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musicalDialogue, protagonism and creativity: the co-creation in musical learningEducação MusicalProtagonismoDiálogoCriatividadeCocriaçãoMusical educationProtagonismDialogueCocreationEsta tese tem como temática central a discussão a respeito da aprendizagem na Educação Musical pelas crianças, de maneira que possam mostrar-se como protagonistas, criativas e dialógicas. Para estabelecer esse sentido, partiu-se da metáfora de uma “viagem”, utilizando como Metodologia o conceito de Cartografia, baseado no pensamento rizomático de Deleuze e Guattari. Essa viagem, portanto, tem como objetivo principal compreender a cocriação no processo de aprendizagem musical entre crianças e professores, e deu-se na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística, em São Paulo. São “coordenadas” deste caminho as premissas teóricas de várias áreas do conhecimento: Educação (Freire e Rinaldi); Educação Musical (Koellreutter, Gainza, Schaffer, Fonterrada, Kater, Brito), Psicologia (teoria histórico-cultural de Vigotsky); Sociologia da Infância (Sarmento) e Filosofia (Larrosa, Gallo, Deleuze e Guatarri). As análises de dados gerados pelas observações foram estabelecidas como “atalhos” para chegar a reflexões acerca da cocriação, e as “estalagens” são derivadas das rodas de conversa. Esses encontros culminam em um “rio fértil” que cruza o caminho (a discussão sobre as experiências e a cocriação), e permite reconhecer processos inventivos e de produção de subjetividades que levam a compreender a importância da cocriação entre crianças e professores no processo de aprendizagem musical, ao compor uma comunidade participativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: observação, entrevistas, registro em diário de bordo, fotos, filmagens e rodas de conversas com as turmas observadas. Como considerações finais destacam-se: a concepção de criança como um sujeito capaz, criativo e cocriador do seu processo de aprendizagem; a influência do professor e das famílias na educação; as experiências vivenciadas no parque e nas brincadeiras, como propulsoras de novos aprendizados; a possibilidade de troca de instrumentos e de linguagens, de escolhas, de participação, de diálogo e de protagonismo como elementos fundamentais no processo de cocriação das crianças, apontando para a necessidade de, na atualidade, caminhar por caminhos em que a criança seja valorizada em suas potencialidades, e considerada sujeito de seu próprio aprendizado.This thesis has as main theme the discussion about learning in musical education by children, in a way they can be considered protagonists, creative and dialogical. In order to establish this direction, the metaphor of a voyage was adopted, using as methodology the concept of cartography, based on rizomatic thinking of Deleuze and Guattari. This journey, therefore, has as its central goal to comprehend cocreation in the learning process enclosing children and teachers and too place at EMIA (Municipal School of Artistic Initiation). “Coordinates” of this drive are theoretical premises of various knowledge areas: education (Freire and Rinaldi); musical education (Koellreutter, Gainza, Schaffer, Fonterrada, Kater, Brito) psychology (Vigotsky’s historic-cultural theory); childhood sociology (Sarmento) and philosophy (Larrosa, Gallo, Deleuze e Guattari). Analysis of data generated by observations were operated as “bypaths” to come closer to reflections on cocreation, and “auberges” are derived from conversation circles. This encounters culminate in a “fertile river” which crosses the drive (discussion on experiences and cocreation), and allows to recognize inventive and subjectivity processes which lead to a comprehension of the cocreation constructed by children and teachers in the process of musical education, composing a collaborative community. The methodological procedures adopted was: observation, interview with principal and pedagogical advisor, records on logbook, pictures, filmmaking and conversation circles with the two observed classes. As final considerations are emphasized: the conception of child as capable subject, creative and cocreator of its own learning process; the influence of the teacher and of the family on the education; experiences lived in park and during the children’s play as new learnings propellers; the possibility of changing musical instruments and languages, of choosing, of participation, of dialogue and of protagonism as fundamental elements in children cocreation process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valiengo, Camila2017-12-15T13:58:44Z2017-12-15T13:58:44Z2017-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15232200089516833004013066P33530066753313245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:16:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152322Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:10.529130Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
Dialogue, protagonism and creativity: the co-creation in musical learning
title Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
spellingShingle Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
Valiengo, Camila
Educação Musical
Protagonismo
Diálogo
Criatividade
Cocriação
Musical education
Protagonism
Dialogue
Cocreation
title_short Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
title_full Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
title_fullStr Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
title_full_unstemmed Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
title_sort Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical
author Valiengo, Camila
author_facet Valiengo, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valiengo, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Protagonismo
Diálogo
Criatividade
Cocriação
Musical education
Protagonism
Dialogue
Cocreation
topic Educação Musical
Protagonismo
Diálogo
Criatividade
Cocriação
Musical education
Protagonism
Dialogue
Cocreation
description Esta tese tem como temática central a discussão a respeito da aprendizagem na Educação Musical pelas crianças, de maneira que possam mostrar-se como protagonistas, criativas e dialógicas. Para estabelecer esse sentido, partiu-se da metáfora de uma “viagem”, utilizando como Metodologia o conceito de Cartografia, baseado no pensamento rizomático de Deleuze e Guattari. Essa viagem, portanto, tem como objetivo principal compreender a cocriação no processo de aprendizagem musical entre crianças e professores, e deu-se na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística, em São Paulo. São “coordenadas” deste caminho as premissas teóricas de várias áreas do conhecimento: Educação (Freire e Rinaldi); Educação Musical (Koellreutter, Gainza, Schaffer, Fonterrada, Kater, Brito), Psicologia (teoria histórico-cultural de Vigotsky); Sociologia da Infância (Sarmento) e Filosofia (Larrosa, Gallo, Deleuze e Guatarri). As análises de dados gerados pelas observações foram estabelecidas como “atalhos” para chegar a reflexões acerca da cocriação, e as “estalagens” são derivadas das rodas de conversa. Esses encontros culminam em um “rio fértil” que cruza o caminho (a discussão sobre as experiências e a cocriação), e permite reconhecer processos inventivos e de produção de subjetividades que levam a compreender a importância da cocriação entre crianças e professores no processo de aprendizagem musical, ao compor uma comunidade participativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: observação, entrevistas, registro em diário de bordo, fotos, filmagens e rodas de conversas com as turmas observadas. Como considerações finais destacam-se: a concepção de criança como um sujeito capaz, criativo e cocriador do seu processo de aprendizagem; a influência do professor e das famílias na educação; as experiências vivenciadas no parque e nas brincadeiras, como propulsoras de novos aprendizados; a possibilidade de troca de instrumentos e de linguagens, de escolhas, de participação, de diálogo e de protagonismo como elementos fundamentais no processo de cocriação das crianças, apontando para a necessidade de, na atualidade, caminhar por caminhos em que a criança seja valorizada em suas potencialidades, e considerada sujeito de seu próprio aprendizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T13:58:44Z
2017-12-15T13:58:44Z
2017-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152322
000895168
33004013066P3
3530066753313245
url http://hdl.handle.net/11449/152322
identifier_str_mv 000895168
33004013066P3
3530066753313245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129292859604992