O pensamento dialógico de Martin Buber aplicado à educação musical: processos criativos no ensino coletivo de violão
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-27062023-143133/ |
Resumo: | Este trabalho tem a intenção de refletir sobre as relações educador/estudante/conteúdo e sobre a responsabilidade do educador no processo de aprendizagem musical. A partir do conceito de diálogo do filósofo Martin Buber, iremos abordar a educação musical e, principalmente, a educação humanista possível de ser desenvolvida através do ensino coletivo de violão. As obras Eu-Tu (1923) e O caminho do homem (1946) serão nossos alicerces filosóficos para dialogar com as práticas realizadas em três instituições de ensino. |
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O pensamento dialógico de Martin Buber aplicado à educação musical: processos criativos no ensino coletivo de violão-DiálogoDialogueEducação musicalEnsemble teachingEnsino coletivoGuitarMartin BuberMartin BuberMusical educationViolãoEste trabalho tem a intenção de refletir sobre as relações educador/estudante/conteúdo e sobre a responsabilidade do educador no processo de aprendizagem musical. A partir do conceito de diálogo do filósofo Martin Buber, iremos abordar a educação musical e, principalmente, a educação humanista possível de ser desenvolvida através do ensino coletivo de violão. As obras Eu-Tu (1923) e O caminho do homem (1946) serão nossos alicerces filosóficos para dialogar com as práticas realizadas em três instituições de ensino.This work intends to reflect on the educator/student/content relationships and on the educator\'s responsibility in the musical learning process. From the concept of dialogue of the philosopher Martin Buber, we will approach musical education and, mainly, the humanist education that can be developed through collective guitar teaching. The works Eu-Tu (1923) and O Caminho do Homem (1946) will be our philosophical foundations to dialogue with the practices carried out in three educational institutions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Rogério Luiz MoraesPicherzky, Andrea Paula2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-27062023-143133/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-27T17:41:26Zoai:teses.usp.br:tde-27062023-143133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-27T17:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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