Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200009 http://hdl.handle.net/11449/8326 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente. |
id |
UNSP_dcff4dab9ee8ba33eeda7399a49a9fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8326 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviçoInterdisciplinarity: conceptions of the teachers for the Natural Sciences Area in formation in serviceinterdisciplinaridadeconcepções de professoresCiências NaturaisEnsino Médioformação em serviçointerdisciplinarityteachers' conceptionsNatural SciencesHigh School Teachingformation in serviceO objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.The main goal of this research was to investigate how Natural Sciences teachers conceive interdisciplinarity and how they undertake interdisciplinary work on a common subject: the greenhouse effect. Based on qualitative research (questionnaires) the student teachers from an in-service project expressed their initial conceptions on the subject. Data collected and analyzed showed the following outcomes: teachers interviewed have only simple conceptions on interdisciplinarity and demonstrate a confusion between this concept and multidisciplinarity. They find it possible to work with the concept of the greenhouse effect in an interdisciplinary way, but they do not point out appropriate ways to approach it, due to their conceptual inadequacy.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Caluzi, João José [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2014-05-20T13:26:02Z2014-05-20T13:26:02Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article277-289application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/832610.1590/S1516-73132004000200009S1516-73132004000200009S1516-73132004000200009.pdf998097136133314744714552069327094449947783474945SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-26T19:48:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço Interdisciplinarity: conceptions of the teachers for the Natural Sciences Area in formation in service |
title |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP] interdisciplinaridade concepções de professores Ciências Naturais Ensino Médio formação em serviço interdisciplinarity teachers' conceptions Natural Sciences High School Teaching formation in service |
title_short |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço |
title_full |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço |
title_sort |
Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço |
author |
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP] |
author_facet |
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP] Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP] Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Caluzi, João José [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade concepções de professores Ciências Naturais Ensino Médio formação em serviço interdisciplinarity teachers' conceptions Natural Sciences High School Teaching formation in service |
topic |
interdisciplinaridade concepções de professores Ciências Naturais Ensino Médio formação em serviço interdisciplinarity teachers' conceptions Natural Sciences High School Teaching formation in service |
description |
O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:26:02Z 2014-05-20T13:26:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200009 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/8326 10.1590/S1516-73132004000200009 S1516-73132004000200009 S1516-73132004000200009.pdf 9980971361333147 4471455206932709 4449947783474945 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200009 http://hdl.handle.net/11449/8326 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000200009 S1516-73132004000200009 S1516-73132004000200009.pdf 9980971361333147 4471455206932709 4449947783474945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
277-289 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650104796643328 |