A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA, Vládia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes.
id UFC-8_b5c6fd2730b09c728cbd255895532e28
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/117
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografiaGeografiaGeografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagemEste artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes.Universidade Federal do Ceará2012-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-682178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117/110DA SILVA, VládiaMUNIZ, Alexsandra Maria Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:43:15Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/117Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:43:15Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
title A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
spellingShingle A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
DA SILVA, Vládia
Geografia
Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem
title_short A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
title_full A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
title_fullStr A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
title_full_unstemmed A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
title_sort A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia
author DA SILVA, Vládia
author_facet DA SILVA, Vládia
MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira
author_role author
author2 MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA, Vládia
MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem
topic Geografia
Geografia escolar; Recursos Didáticos; Ensino e aprendizagem
description Este artigo tem como finalidade apresentar como os recursos didáticos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino de Geografia. Para tanto, faz-se aqui um apanhado histórico sobre a crise da Geografia escolar, atentando para a banalização do saber geográfico que é trabalhado nas escolas. Atrelado a isso, também se discute aqui sobre as repercussões significativas que o Movimento de Renovação trouxe para o ensino da mesma. Embora o movimento tenha culminado em discussões que viabilizassem um saber geográfico mais contextualizado com a realidade educacional dos estudantes, o que ainda se tem percebido é uma supervalorização das tecnologias da informação em detrimento da educação em geral e principalmente da ciência geográfica, assim, a internet, os jogos, a televisão entre outros, vem ganhando uma aceitação maior em relação aos jovens do que o próprio ensino habitual. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar como essas ferramentas que fazem parte do cotidiano dos jovens podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem da Geografia, de maneira a torná-lo mais interessante aos olhos dos estudantes. Desta forma são apresentados, neste trabalho, a potencialidade de alguns recursos didáticos, dando-se ênfase na produção e utilização de maquetes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117/110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68
Geosaberes; Vol 3 No 5 (2012): Jan - June; 62-68
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643726536704