Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101604
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal verificar que concepções de gênero são manifestadas no ambiente familiar e escolar e que significados contemplam na socialização das crianças. Destaca-se, nesta discussão, que o gênero é uma construção social que conduz os processos que diferenciam homens e mulheres, envolvidos por relações de poder. Com base nessa perspectiva, buscou-se identificar e problematizar, nos processos educativos familiares e escolares, os discursos, as práticas que direcionam a construção de representações masculinas e femininas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa nas escolas do Município de Monte Alto, além de entrevistas com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e com uma turma de alunos/as da 3ª série, e um questionário com os/as pais/mães dessas crianças. Os resultados apontam que, no ambiente familiar, várias percepções de gênero são produzidas, reproduzidas e/ou transformadas. Neste espaço, as crianças são socializadas e aprendem os valores, as idéias, as práticas do que é ser homem ou mulher. Este estudo demonstrou também as representações de masculinidade e feminilidade manifestadas pelas crianças e mostrou como o gênero interfere no processo de aprenderem a ser meninos e meninas. A pesquisa destacou, ainda, que o gênero está presente no ambiente escolar e examinou o fato de um número maior de meninos do que de meninas apresentarem um baixo desempenho escolar. Para isso, foi preciso ler nas entrelinhas dos discursos das professoras, como as dimensões de gênero perpassam a trajetória escolar de meninos e meninas e promovem desigualdades. Ressaltou-se, assim, a necessidade de compreender a multiplicidade de masculinidades e feminilidades que influenciam no resultado acadêmico das crianças.
id UNSP_dd35eb6ac05bcc17f562f1f9697d3bcd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101604
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninasCrianças - DesenvolvimentoEducaçãoEste trabalho teve como objetivo principal verificar que concepções de gênero são manifestadas no ambiente familiar e escolar e que significados contemplam na socialização das crianças. Destaca-se, nesta discussão, que o gênero é uma construção social que conduz os processos que diferenciam homens e mulheres, envolvidos por relações de poder. Com base nessa perspectiva, buscou-se identificar e problematizar, nos processos educativos familiares e escolares, os discursos, as práticas que direcionam a construção de representações masculinas e femininas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa nas escolas do Município de Monte Alto, além de entrevistas com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e com uma turma de alunos/as da 3ª série, e um questionário com os/as pais/mães dessas crianças. Os resultados apontam que, no ambiente familiar, várias percepções de gênero são produzidas, reproduzidas e/ou transformadas. Neste espaço, as crianças são socializadas e aprendem os valores, as idéias, as práticas do que é ser homem ou mulher. Este estudo demonstrou também as representações de masculinidade e feminilidade manifestadas pelas crianças e mostrou como o gênero interfere no processo de aprenderem a ser meninos e meninas. A pesquisa destacou, ainda, que o gênero está presente no ambiente escolar e examinou o fato de um número maior de meninos do que de meninas apresentarem um baixo desempenho escolar. Para isso, foi preciso ler nas entrelinhas dos discursos das professoras, como as dimensões de gênero perpassam a trajetória escolar de meninos e meninas e promovem desigualdades. Ressaltou-se, assim, a necessidade de compreender a multiplicidade de masculinidades e feminilidades que influenciam no resultado acadêmico das crianças.This work aims at verifying what genre conceptions are shown in family and school environment and what meanings ponder in the children s socialization. It is pointed out here, that genre is a social construct which directs processes that differentiate men and women involved in a power relationship. Based on such view, it was searched for identifying and questioning, inside the family and school educational processes, the speeches and practices which direct the construction of male and female representation. To reach this goal, an analytical-descriptive research with a qualitative approach was done in Monte Alto County schools. The tools used were interviewed with Elementary school teachers and 3rd year students, and also a questionnaire to be answered by these children s parents. Within a space, children are socialized and learn values, ideas, and the practices on how to be a man and a woman. This work also showed masculinity and femininity representation evidenced by children and how genre interferes on the learning process in being a girl and a boy. Yet, the research pointed out that the genre is present in a school environment and the boys outnumbered the girls in low learning. For this, it was needed to read between the lines of the teacher s speech and see how the genre dimension moves in the boys and girls school development and promotes inequality. This way, it was jutted out the need to understand the masculinity and femininity multiplicities which influence the children s academic results. (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Jane Soares de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2007-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis221 f. : il.application/pdfSOUZA, Fabiana Cristina de. Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/101604000490380souza_fc_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:53:11.367813Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
title Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
spellingShingle Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]
Crianças - Desenvolvimento
Educação
title_short Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
title_full Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
title_fullStr Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
title_full_unstemmed Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
title_sort Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas
author Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]
author_facet Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Jane Soares de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Desenvolvimento
Educação
topic Crianças - Desenvolvimento
Educação
description Este trabalho teve como objetivo principal verificar que concepções de gênero são manifestadas no ambiente familiar e escolar e que significados contemplam na socialização das crianças. Destaca-se, nesta discussão, que o gênero é uma construção social que conduz os processos que diferenciam homens e mulheres, envolvidos por relações de poder. Com base nessa perspectiva, buscou-se identificar e problematizar, nos processos educativos familiares e escolares, os discursos, as práticas que direcionam a construção de representações masculinas e femininas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza analítico-descritiva e de abordagem qualitativa nas escolas do Município de Monte Alto, além de entrevistas com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e com uma turma de alunos/as da 3ª série, e um questionário com os/as pais/mães dessas crianças. Os resultados apontam que, no ambiente familiar, várias percepções de gênero são produzidas, reproduzidas e/ou transformadas. Neste espaço, as crianças são socializadas e aprendem os valores, as idéias, as práticas do que é ser homem ou mulher. Este estudo demonstrou também as representações de masculinidade e feminilidade manifestadas pelas crianças e mostrou como o gênero interfere no processo de aprenderem a ser meninos e meninas. A pesquisa destacou, ainda, que o gênero está presente no ambiente escolar e examinou o fato de um número maior de meninos do que de meninas apresentarem um baixo desempenho escolar. Para isso, foi preciso ler nas entrelinhas dos discursos das professoras, como as dimensões de gênero perpassam a trajetória escolar de meninos e meninas e promovem desigualdades. Ressaltou-se, assim, a necessidade de compreender a multiplicidade de masculinidades e feminilidades que influenciam no resultado acadêmico das crianças.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01
2014-06-11T19:31:31Z
2014-06-11T19:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Fabiana Cristina de. Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/101604
000490380
souza_fc_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv SOUZA, Fabiana Cristina de. Desvendando práticas familiares e escolares a partir das relações de gênero: uma reflexão sobre a educação de meninos e meninas. 2007. 221 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000490380
souza_fc_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/101604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128994725330944