Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margonari, Denise Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Ana Paula de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141709
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados relativos ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), que oferece formação continuada, na modalidade semipresencial, na área de Língua Portuguesa e Matemática aos professores do Ensino Fundamental II da rede pública. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, o programa foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, contando com 120 horas presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática. Na área de Língua Portuguesa, 17 professores tutores, de diversas regiões do Estado de São Paulo, participaram do programa. Durante a formação, foram discutidas questões teórico-práticas que foram, posteriormente, trabalhadas pelos tutores com os professores cursistas de suas cidades. Dentre os vários aspectos estudados, destacamos o trabalho sobre questões sociolinguísticas (POSSENTI, 2000; BORTONI-RICARDO, 2004), letramentos (MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001; ANTUNES, 2009 e ELIAS; KOCH, 2011). Os cursistas eram os responsáveis por desenvolver as atividades propostas com seus alunos e relatar ao professor tutor os resultados obtidos. Uma vez que o programa GESTAR ainda está em andamento, agora em outra universidade do estado de São Paulo, neste artigo vamos nos limitar à contextualização do programa e apresentar algumas das atividades propostas aos tutores sobre variantes linguísticas, bem como planejamentos por eles elaborados, de acordo com as experiências vivenciadas em 2012.
id UNSP_dd39acfce4d0a6890fd66869d805b12b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141709
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede públicaFormação continuadaLíngua portuguesaRede pública de ensinoEste trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados relativos ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), que oferece formação continuada, na modalidade semipresencial, na área de Língua Portuguesa e Matemática aos professores do Ensino Fundamental II da rede pública. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, o programa foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, contando com 120 horas presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática. Na área de Língua Portuguesa, 17 professores tutores, de diversas regiões do Estado de São Paulo, participaram do programa. Durante a formação, foram discutidas questões teórico-práticas que foram, posteriormente, trabalhadas pelos tutores com os professores cursistas de suas cidades. Dentre os vários aspectos estudados, destacamos o trabalho sobre questões sociolinguísticas (POSSENTI, 2000; BORTONI-RICARDO, 2004), letramentos (MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001; ANTUNES, 2009 e ELIAS; KOCH, 2011). Os cursistas eram os responsáveis por desenvolver as atividades propostas com seus alunos e relatar ao professor tutor os resultados obtidos. Uma vez que o programa GESTAR ainda está em andamento, agora em outra universidade do estado de São Paulo, neste artigo vamos nos limitar à contextualização do programa e apresentar algumas das atividades propostas aos tutores sobre variantes linguísticas, bem como planejamentos por eles elaborados, de acordo com as experiências vivenciadas em 2012.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilColégio Puríssimo Coração de Maria, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colégio Puríssimo Coração de MariaMargonari, Denise Maria [UNESP]Lima, Ana Paula de2016-07-19T13:00:07Z2016-07-19T13:00:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4032-4044application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4032-40442357-7819http://hdl.handle.net/11449/141709ISSN2357-7819-2014-4032-4044.pdf1294986257686669porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141709Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:20:40.070688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
title Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
spellingShingle Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
Margonari, Denise Maria [UNESP]
Formação continuada
Língua portuguesa
Rede pública de ensino
title_short Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
title_full Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
title_fullStr Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
title_full_unstemmed Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
title_sort Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública
author Margonari, Denise Maria [UNESP]
author_facet Margonari, Denise Maria [UNESP]
Lima, Ana Paula de
author_role author
author2 Lima, Ana Paula de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Colégio Puríssimo Coração de Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Margonari, Denise Maria [UNESP]
Lima, Ana Paula de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Língua portuguesa
Rede pública de ensino
topic Formação continuada
Língua portuguesa
Rede pública de ensino
description Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados relativos ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), que oferece formação continuada, na modalidade semipresencial, na área de Língua Portuguesa e Matemática aos professores do Ensino Fundamental II da rede pública. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, o programa foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, contando com 120 horas presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática. Na área de Língua Portuguesa, 17 professores tutores, de diversas regiões do Estado de São Paulo, participaram do programa. Durante a formação, foram discutidas questões teórico-práticas que foram, posteriormente, trabalhadas pelos tutores com os professores cursistas de suas cidades. Dentre os vários aspectos estudados, destacamos o trabalho sobre questões sociolinguísticas (POSSENTI, 2000; BORTONI-RICARDO, 2004), letramentos (MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001; ANTUNES, 2009 e ELIAS; KOCH, 2011). Os cursistas eram os responsáveis por desenvolver as atividades propostas com seus alunos e relatar ao professor tutor os resultados obtidos. Uma vez que o programa GESTAR ainda está em andamento, agora em outra universidade do estado de São Paulo, neste artigo vamos nos limitar à contextualização do programa e apresentar algumas das atividades propostas aos tutores sobre variantes linguísticas, bem como planejamentos por eles elaborados, de acordo com as experiências vivenciadas em 2012.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:07Z
2016-07-19T13:00:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4032-4044
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141709
ISSN2357-7819-2014-4032-4044.pdf
1294986257686669
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141709
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4032-4044
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4032-4044.pdf
1294986257686669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4032-4044
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129508916592640