A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Marcia Teotônio de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10549
Resumo: Este artigo aborda as contribuições que o projeto de pesquisa “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em ambientes on-line”, trazem para a atuação docente na educação básica. A pesquisa está embasada teoricamente em Ana Paula Martinez Duboc e Clarissa Menezes Jordão. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários, elaborados no Google Forms, e aplicados a cinco professores, participantes do curso, no ano de 2021. Os resultados apontam que os professores vivenciaram na prática os resultados da Formação Continuada, tendo como precursor o Letramento Crítico nas suas ações pedagógicas.
id UNEMAT-1_614294cd30cc7dffee9b47ec2236800c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10549
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesaFormação ContinuadaProfessores de Língua PortuguesaLetramento CríticoEste artigo aborda as contribuições que o projeto de pesquisa “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em ambientes on-line”, trazem para a atuação docente na educação básica. A pesquisa está embasada teoricamente em Ana Paula Martinez Duboc e Clarissa Menezes Jordão. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários, elaborados no Google Forms, e aplicados a cinco professores, participantes do curso, no ano de 2021. Os resultados apontam que os professores vivenciaram na prática os resultados da Formação Continuada, tendo como precursor o Letramento Crítico nas suas ações pedagógicas.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1054910.30681/reps.v13i3.10549Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 600-6092236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10549/7327Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Marcia Teotônio de2023-08-09T17:07:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10549Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
title A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
spellingShingle A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
Mendonça, Marcia Teotônio de
Formação Continuada
Professores de Língua Portuguesa
Letramento Crítico
title_short A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
title_full A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
title_fullStr A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
title_sort A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
author Mendonça, Marcia Teotônio de
author_facet Mendonça, Marcia Teotônio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Marcia Teotônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Professores de Língua Portuguesa
Letramento Crítico
topic Formação Continuada
Professores de Língua Portuguesa
Letramento Crítico
description Este artigo aborda as contribuições que o projeto de pesquisa “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em ambientes on-line”, trazem para a atuação docente na educação básica. A pesquisa está embasada teoricamente em Ana Paula Martinez Duboc e Clarissa Menezes Jordão. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários, elaborados no Google Forms, e aplicados a cinco professores, participantes do curso, no ano de 2021. Os resultados apontam que os professores vivenciaram na prática os resultados da Formação Continuada, tendo como precursor o Letramento Crítico nas suas ações pedagógicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10549
10.30681/reps.v13i3.10549
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10549
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.10549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10549/7327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 600-609
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927653486592