Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homem, Daniel Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119426
Resumo: Os morcegos estão constantemente expostos a condições ambientais que podem alterar o seu padrão de atividade. No presente trabalho descrevemos a atividade horária de morcegos filostomídeos em três áreas florestais no sudeste do Brasil. Também testamos a influência da temperatura ambiente, luminosidade da lua e de diferentes áreas na atividade de Carollia perspicillata. Foram coletados 154 indivíduos pertencentes à família Phyllostomidae, sendo 37,7% deles representados por C. perspicillata (n = 60). Glossophaga soricina, Sturnira lilium e Desmodus rotundus apresentaram um padrão unimodal em sua atividade. Já Anoura caudifer, Chrotopterus auritus e Micronicterys microtis demonstraram uniformidade nas capturas ao longo da noite. C. persprcillata apresentou um padrão bimodal, com picos de atividade no início e final da noite, no entanto a espécie foi ativa durante todo o período. Houve diferença na atividade de C. perspicillata entre as áreas, sendo uniformemente distribuída nas áreas I e III, e unimodal na área II. A temperatura ambiente e a luminosidade do luar não foram fatores decisivos na regulação da atividade de C. perspicillata.
id UNSP_ddc601c6e29d7f488b1e34dc0e59de0f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119426
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São PauloMorcegoEcologia animalCarollia perspicillataChiropteraAtividade horáriaEstatística circularOs morcegos estão constantemente expostos a condições ambientais que podem alterar o seu padrão de atividade. No presente trabalho descrevemos a atividade horária de morcegos filostomídeos em três áreas florestais no sudeste do Brasil. Também testamos a influência da temperatura ambiente, luminosidade da lua e de diferentes áreas na atividade de Carollia perspicillata. Foram coletados 154 indivíduos pertencentes à família Phyllostomidae, sendo 37,7% deles representados por C. perspicillata (n = 60). Glossophaga soricina, Sturnira lilium e Desmodus rotundus apresentaram um padrão unimodal em sua atividade. Já Anoura caudifer, Chrotopterus auritus e Micronicterys microtis demonstraram uniformidade nas capturas ao longo da noite. C. persprcillata apresentou um padrão bimodal, com picos de atividade no início e final da noite, no entanto a espécie foi ativa durante todo o período. Houve diferença na atividade de C. perspicillata entre as áreas, sendo uniformemente distribuída nas áreas I e III, e unimodal na área II. A temperatura ambiente e a luminosidade do luar não foram fatores decisivos na regulação da atividade de C. perspicillata.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz Neto, Ariovaldo Pereira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Homem, Daniel Henrique [UNESP]2015-03-23T15:19:36Z2015-03-23T15:19:36Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfHOMEM, Daniel Henrique. Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo. 2010. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119426000634337homem_dh_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:11:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119426Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:41.278860Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
title Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
spellingShingle Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
Homem, Daniel Henrique [UNESP]
Morcego
Ecologia animal
Carollia perspicillata
Chiroptera
Atividade horária
Estatística circular
title_short Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
title_full Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
title_fullStr Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
title_full_unstemmed Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
title_sort Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo
author Homem, Daniel Henrique [UNESP]
author_facet Homem, Daniel Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz Neto, Ariovaldo Pereira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Homem, Daniel Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Morcego
Ecologia animal
Carollia perspicillata
Chiroptera
Atividade horária
Estatística circular
topic Morcego
Ecologia animal
Carollia perspicillata
Chiroptera
Atividade horária
Estatística circular
description Os morcegos estão constantemente expostos a condições ambientais que podem alterar o seu padrão de atividade. No presente trabalho descrevemos a atividade horária de morcegos filostomídeos em três áreas florestais no sudeste do Brasil. Também testamos a influência da temperatura ambiente, luminosidade da lua e de diferentes áreas na atividade de Carollia perspicillata. Foram coletados 154 indivíduos pertencentes à família Phyllostomidae, sendo 37,7% deles representados por C. perspicillata (n = 60). Glossophaga soricina, Sturnira lilium e Desmodus rotundus apresentaram um padrão unimodal em sua atividade. Já Anoura caudifer, Chrotopterus auritus e Micronicterys microtis demonstraram uniformidade nas capturas ao longo da noite. C. persprcillata apresentou um padrão bimodal, com picos de atividade no início e final da noite, no entanto a espécie foi ativa durante todo o período. Houve diferença na atividade de C. perspicillata entre as áreas, sendo uniformemente distribuída nas áreas I e III, e unimodal na área II. A temperatura ambiente e a luminosidade do luar não foram fatores decisivos na regulação da atividade de C. perspicillata.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:19:36Z
2015-03-23T15:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOMEM, Daniel Henrique. Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo. 2010. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/119426
000634337
homem_dh_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv HOMEM, Daniel Henrique. Padrão de atividade de morcegos filostomídeos em três diferentes áreas no interior de São Paulo. 2010. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634337
homem_dh_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/119426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129058227093504