Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lyslley Ferreira dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180797
Resumo: Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ocorreu uma revolução social, alterando o modo como os alunos contemporâneos estão aprendendo. Nesse sentido, estudos indicam a necessidade da utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas. Acredita-se que a metodologia Sala de Aula Invertida, aliada ao uso das TDIC, pode contribuir com os professores nesse processo. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Sala de Aula Invertida como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos se encaminharam no sentido de: planejar e organizar as aulas de História de acordo com a metodologia da Sala de Aula Invertida, propondo aos alunos a análise prévia de vídeos, possibilitando a otimização do tempo em sala de aula para realização de pesquisas, debates e atividades em grupo. Levantar as impressões dos alunos por meio de questionários e entrevistas sobre a utilização da metodologia nas aulas de História. Criar um infográfico interativo com informações e orientações aos professores de História, alunos e demais interessados, sobre a Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, seguindo caminhos teóricos e empíricos. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, seguindo as seguintes etapas: 1) pesquisa bibliográfica; 2) aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa; 3) aplicação da metodologia sala de aula invertida; 4) entrevista junto aos alunos participantes com o objetivo de analisar os desafios e contribuições da prática metodológica em seu aprendizado; 5) análise qualitativa dos dados e apresentação dos resultados. Os dados demonstraram, entre outros aspectos, a boa aceitação e anseio dos alunos por metodologias mais ativas no processo de ensino e aprendizagem, a necessidade de investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas e formação contínua dos professores para uso das TDIC. Acreditamos que esses resultados poderão auxiliar os professores, não só de História, como também de outras áreas do conhecimento, a repensar e inovar suas práticas em sala de aula, possibilitando a multiplicação e troca de informações e experiências.
id UNSP_dde5fd0d91bbc81beb35354fe3cfe5f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180797
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertidaChallenges and possibilities in the process of teaching and learning history: the inverted classroom.Sala de aula invertidaTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoHistóriaInverted classroomDigital information and communication technologiesHistoryCom o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ocorreu uma revolução social, alterando o modo como os alunos contemporâneos estão aprendendo. Nesse sentido, estudos indicam a necessidade da utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas. Acredita-se que a metodologia Sala de Aula Invertida, aliada ao uso das TDIC, pode contribuir com os professores nesse processo. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Sala de Aula Invertida como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos se encaminharam no sentido de: planejar e organizar as aulas de História de acordo com a metodologia da Sala de Aula Invertida, propondo aos alunos a análise prévia de vídeos, possibilitando a otimização do tempo em sala de aula para realização de pesquisas, debates e atividades em grupo. Levantar as impressões dos alunos por meio de questionários e entrevistas sobre a utilização da metodologia nas aulas de História. Criar um infográfico interativo com informações e orientações aos professores de História, alunos e demais interessados, sobre a Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, seguindo caminhos teóricos e empíricos. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, seguindo as seguintes etapas: 1) pesquisa bibliográfica; 2) aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa; 3) aplicação da metodologia sala de aula invertida; 4) entrevista junto aos alunos participantes com o objetivo de analisar os desafios e contribuições da prática metodológica em seu aprendizado; 5) análise qualitativa dos dados e apresentação dos resultados. Os dados demonstraram, entre outros aspectos, a boa aceitação e anseio dos alunos por metodologias mais ativas no processo de ensino e aprendizagem, a necessidade de investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas e formação contínua dos professores para uso das TDIC. Acreditamos que esses resultados poderão auxiliar os professores, não só de História, como também de outras áreas do conhecimento, a repensar e inovar suas práticas em sala de aula, possibilitando a multiplicação e troca de informações e experiências.With the advent of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) a social revolution occurred, changing the way contemporary students are learning, in this sense studies indicate the need to use active methodologies in pedagogical practices. It is believed that the Inverted Classroom methodology combined with the use of TDICs can contribute with teachers in this process. In this way, the general objective of the research sought to analyze the challenges and potentialities of the Inverted Classroom methodology as a possibility for the teaching and learning process in the History discipline. In order to do so, the specific objectives were: to plan and organize the History classes, according to the Inverted Classroom methodology, proposing to the students the previous analysis of videos, allowing the optimization of the time in the classroom to conducting research, debates and group activities. To raise students' impressions through questionnaires and interviews about the use of methodology in History classes. Create an interactive infographic with information and guidance to History teachers, students and other interested parties about the Inverted Classroom. The research was carried out with students of the 2 nd year of a public High School in the interior of São Paulo State, following theoretical and empirical paths. The methodology used was of qualitative approach, according to the following steps: 1) bibliographic research; 2) questionnaire application to the research subjects; 3) application of the inverted classroom methodology; 4) interview with participating students with the objective of analyzing the challenges and contributions of methodological practice in their learning; 5) qualitative analysis of data and presentation of results. The data demonstrated, among other aspects, the students' good acceptance and longing for more active methodologies in teaching and learning process, the need for investment in technological infrastructure in the schools and continuous training of teachers to use the TDICs. We believe that these results may help the teachers not only in History, but also in other areas of knowledge to rethink and innovate their practices in the classroom, enabling the multiplication and exchange of information and experiences.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Lyslley Ferreira dos2019-02-19T17:27:00Z2019-02-19T17:27:00Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18079700091293833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:20:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:22.499190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
Challenges and possibilities in the process of teaching and learning history: the inverted classroom.
title Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
spellingShingle Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
Santos, Lyslley Ferreira dos
Sala de aula invertida
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
História
Inverted classroom
Digital information and communication technologies
History
title_short Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
title_full Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
title_fullStr Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
title_sort Desafios e possibilidades no processo de ensinar e aprender história: a sala de aula invertida
author Santos, Lyslley Ferreira dos
author_facet Santos, Lyslley Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lyslley Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
História
Inverted classroom
Digital information and communication technologies
History
topic Sala de aula invertida
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
História
Inverted classroom
Digital information and communication technologies
History
description Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ocorreu uma revolução social, alterando o modo como os alunos contemporâneos estão aprendendo. Nesse sentido, estudos indicam a necessidade da utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas. Acredita-se que a metodologia Sala de Aula Invertida, aliada ao uso das TDIC, pode contribuir com os professores nesse processo. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa buscou analisar os desafios e potencialidades da metodologia Sala de Aula Invertida como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Para tanto, os objetivos específicos se encaminharam no sentido de: planejar e organizar as aulas de História de acordo com a metodologia da Sala de Aula Invertida, propondo aos alunos a análise prévia de vídeos, possibilitando a otimização do tempo em sala de aula para realização de pesquisas, debates e atividades em grupo. Levantar as impressões dos alunos por meio de questionários e entrevistas sobre a utilização da metodologia nas aulas de História. Criar um infográfico interativo com informações e orientações aos professores de História, alunos e demais interessados, sobre a Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, seguindo caminhos teóricos e empíricos. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, seguindo as seguintes etapas: 1) pesquisa bibliográfica; 2) aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa; 3) aplicação da metodologia sala de aula invertida; 4) entrevista junto aos alunos participantes com o objetivo de analisar os desafios e contribuições da prática metodológica em seu aprendizado; 5) análise qualitativa dos dados e apresentação dos resultados. Os dados demonstraram, entre outros aspectos, a boa aceitação e anseio dos alunos por metodologias mais ativas no processo de ensino e aprendizagem, a necessidade de investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas e formação contínua dos professores para uso das TDIC. Acreditamos que esses resultados poderão auxiliar os professores, não só de História, como também de outras áreas do conhecimento, a repensar e inovar suas práticas em sala de aula, possibilitando a multiplicação e troca de informações e experiências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-02-19T17:27:00Z
2019-02-19T17:27:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180797
000912938
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/180797
identifier_str_mv 000912938
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129117221027840