Design da informação e interação: compartilhamento de informações em ambientes digitais de museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padua, Mariana Cantisani [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181306
Resumo: A museologia contemporânea tem enfrentado desafios que, de maneira geral, levaram a novas perspectivas de estudos e que privilegiaram contribuições diversificadas. Nas recentes publicações dessa área do conhecimento, novas discussões e necessidades se estabeleceram com o propósito de estimular a ousadia de formas por meio das quais as ciências museológicas ampliaram as suas fronteiras. Assinalamos a interdisciplinaridade da Ciência da Informação, inserindo o Design da Informação e Interação e a Ciência Cognitiva (na presente tese investigada sob os aspectos de percepção, Design Cognitivo; Experiência do Usuário/User eXperience - UX) no contexto dos ambientes digitais de museus. Assim, propõe-se nessa tese apontar a importância de se tratar desse assunto em conjunto com a Museologia, com os métodos e técnicas propostos pela metodologia do Design Science Research. São áreas do conhecimento com práticas científicas distintas, que, porém, se inter-relacionam. Temos o objetivo de apresentar as ações comunicacionais e a estrutura de Design da Informação e Interação em uso nos ambientes digitais dos museus. A complexidade constitui-se como um meio para compreender os processos atuais de inovações e de auto renovação. O estudo é exploratório, bibliográfico e descritivo, a partir da exploração e identificação das práticas de comunicação museológica, proporcionando dados qualitativos para o desenvolvimento das sugestões para o aprimoramento do compartilhamento de informações nos ambientes digitais de museus. Tendo em vista o aspecto sistêmico e complexo destacado consideramos que a metodologia da observação participante tem sido utilizada, de forma efetiva, nas pesquisas com configurações tecnológicas na área da Ciência da Informação. Para a efetivação da questão de pesquisa foram utilizadas confluentemente à metodologia da observação participante o Design Science Research afim de cumprir os requisitos do método e obter reconhecimento do trabalho. A criação de um ambiente digital eficiente é possível a partir de instrumentos e estruturas do Design da Informação e Interação. Percebe-se que avaliar a experiência da dimensão do uso (ou a dimensão da experiência) é um processo que envolve fenômenos dinâmicos. Os museus tradicionais têm sido transformados em decorrência do fenômeno digital, das novas tecnologias. O processo do Design é um procedimento iterativo, durante o estudo de campo em Porto, Portugal foi possível definir de forma mais detalhada, os requisitos e a estrutura de uma comunicação museológica híbrida e flexível. Tivemos como resultado a exposição do plano teórico/estratégico para a comunicação museológica, a estrutura apresentada nas quatro fases propostas pode ser utilizada em diferentes áreas, sendo uma estrutura de pesquisa em Ciência do Design.
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Assinalamos a interdisciplinaridade da Ciência da Informação, inserindo o Design da Informação e Interação e a Ciência Cognitiva (na presente tese investigada sob os aspectos de percepção, Design Cognitivo; Experiência do Usuário/User eXperience - UX) no contexto dos ambientes digitais de museus. Assim, propõe-se nessa tese apontar a importância de se tratar desse assunto em conjunto com a Museologia, com os métodos e técnicas propostos pela metodologia do Design Science Research. São áreas do conhecimento com práticas científicas distintas, que, porém, se inter-relacionam. Temos o objetivo de apresentar as ações comunicacionais e a estrutura de Design da Informação e Interação em uso nos ambientes digitais dos museus. A complexidade constitui-se como um meio para compreender os processos atuais de inovações e de auto renovação. O estudo é exploratório, bibliográfico e descritivo, a partir da exploração e identificação das práticas de comunicação museológica, proporcionando dados qualitativos para o desenvolvimento das sugestões para o aprimoramento do compartilhamento de informações nos ambientes digitais de museus. Tendo em vista o aspecto sistêmico e complexo destacado consideramos que a metodologia da observação participante tem sido utilizada, de forma efetiva, nas pesquisas com configurações tecnológicas na área da Ciência da Informação. Para a efetivação da questão de pesquisa foram utilizadas confluentemente à metodologia da observação participante o Design Science Research afim de cumprir os requisitos do método e obter reconhecimento do trabalho. A criação de um ambiente digital eficiente é possível a partir de instrumentos e estruturas do Design da Informação e Interação. Percebe-se que avaliar a experiência da dimensão do uso (ou a dimensão da experiência) é um processo que envolve fenômenos dinâmicos. Os museus tradicionais têm sido transformados em decorrência do fenômeno digital, das novas tecnologias. O processo do Design é um procedimento iterativo, durante o estudo de campo em Porto, Portugal foi possível definir de forma mais detalhada, os requisitos e a estrutura de uma comunicação museológica híbrida e flexível. Tivemos como resultado a exposição do plano teórico/estratégico para a comunicação museológica, a estrutura apresentada nas quatro fases propostas pode ser utilizada em diferentes áreas, sendo uma estrutura de pesquisa em Ciência do Design.Contemporary museology has faced challenges that, in general, have led to new perspectives of studies and privileged diversified contributions. In the recent publications of this area of knowledge, new discussions and needs have been established with the purpose of stimulating the daring of ways in which the museum sciences have extended their frontiers. We point out the interdisciplinarity of Information Science, inserting Information and Interaction Design and Cognitive Science (in the present thesis investigated under the aspects of perception, Cognitive Design, User Experience / User eXperience - UX) in the context of digital museum environments. Thus, it is proposed in this thesis to point out the importance of dealing with this subject in conjunction with Museology, with the methods and techniques proposed by the methodology of Design Science Research. They are areas of knowledge with distinct scientific practices, which, however, are interrelated. We aim to present the communication actions and the structure of Information Design and Interaction in use in the digital environments of museums. Complexity is a means to understand the current processes of innovation and selfrenewal. The study is exploratory, bibliographic and descriptive, from the exploration and identification of the practices of museum communication, providing qualitative data for the development of the suggestions for the improvement of the information sharing in the digital environments of museums. Considering the systemic and complex aspect highlighted, we consider that the methodology of participant observation has been effectively used in researches with technological configurations in the area of Information Science. In order to carry out the research question, Design Science Research was used confluently to the participant observation methodology in order to fulfill the requirements of the method and obtain recognition of the work. The creation of an efficient digital environment is possible from instruments and structures of Information Design and Interaction. It is perceived that evaluating the experience of the use dimension (or the dimension of the experience) is a process that involves dynamic phenomena. Traditional museums have been transformed as a result of the digital phenomenon and new technologies. The Design process is an iterative procedure, during the field study in Porto, Portugal it was possible to define in a more detailed way, the requirements and the structure of a hybrid and flexible museum communication. We had as a result the presentation of the theoretical/strategic plan for the museum communication, the structure presented in the four proposed phases can be used in different areas, being a research structure in Design Science.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jorente, Maria José Vicentini [UNESP]Semedo, Alice LucasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Padua, Mariana Cantisani [UNESP]2019-04-01T16:37:10Z2019-04-01T16:37:10Z2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18130600091448633004110043P45073860126319285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:03:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:03:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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