A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira-Gonçalves, Giovana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465
http://hdl.handle.net/11449/115430
Resumo: In this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses.
id UNSP_ddf92ac80d06f0d60d02764d4b611401
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115430
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmicaaquisição fonológicaanálise acústicafonologia gestualIn this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses.Neste trabalho, apresentamos interpretações para o fenômeno de anteriorização de velares na fala de crianças, a partir de modelos teóricos baseados nos seguintes paradigmas: cognitivo simbólico – o qual tem considerado a existência do segmento enquanto representação categórica –; e dinâmico – o qual não só têm considerado diferentes unidades representacionais, como também apresenta outra concepção para o que se entende por representação. A análise focaliza dados acústicos produzidos por crianças de cerca de três anos de idade sob condições controladas num contexto lúdico. Os resultados indicam que todos os sujeitos possuem um contraste encoberto entre as velares e alveolares que pode ser interpretado à luz de pelo menos três hipóteses dinâmicas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilFAPERGS: 1015742Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)Berti, Larissa Cristina [UNESP]Ferreira-Gonçalves, Giovana2015-02-24T13:58:04Z2015-02-24T13:58:04Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article139-196application/pdfhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012.1678-1805http://hdl.handle.net/11449/115430ISSN1678-1805-2012-11-01-139-196.pdf27287457643344200000-0002-4144-2804Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
title A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
spellingShingle A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
Berti, Larissa Cristina [UNESP]
aquisição fonológica
análise acústica
fonologia gestual
title_short A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
title_full A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
title_fullStr A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
title_full_unstemmed A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
title_sort A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
author Berti, Larissa Cristina [UNESP]
author_facet Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Ferreira-Gonçalves, Giovana
author_role author
author2 Ferreira-Gonçalves, Giovana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
dc.contributor.author.fl_str_mv Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Ferreira-Gonçalves, Giovana
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição fonológica
análise acústica
fonologia gestual
topic aquisição fonológica
análise acústica
fonologia gestual
description In this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:58:04Z
2015-02-24T13:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465
Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012.
1678-1805
http://hdl.handle.net/11449/115430
ISSN1678-1805-2012-11-01-139-196.pdf
2728745764334420
0000-0002-4144-2804
url http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465
http://hdl.handle.net/11449/115430
identifier_str_mv Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012.
1678-1805
ISSN1678-1805-2012-11-01-139-196.pdf
2728745764334420
0000-0002-4144-2804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139-196
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128209609293824