A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465 http://hdl.handle.net/11449/115430 |
Resumo: | In this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses. |
id |
UNSP_ddf92ac80d06f0d60d02764d4b611401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmicaaquisição fonológicaanálise acústicafonologia gestualIn this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses.Neste trabalho, apresentamos interpretações para o fenômeno de anteriorização de velares na fala de crianças, a partir de modelos teóricos baseados nos seguintes paradigmas: cognitivo simbólico – o qual tem considerado a existência do segmento enquanto representação categórica –; e dinâmico – o qual não só têm considerado diferentes unidades representacionais, como também apresenta outra concepção para o que se entende por representação. A análise focaliza dados acústicos produzidos por crianças de cerca de três anos de idade sob condições controladas num contexto lúdico. Os resultados indicam que todos os sujeitos possuem um contraste encoberto entre as velares e alveolares que pode ser interpretado à luz de pelo menos três hipóteses dinâmicas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilFAPERGS: 1015742Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)Berti, Larissa Cristina [UNESP]Ferreira-Gonçalves, Giovana2015-02-24T13:58:04Z2015-02-24T13:58:04Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article139-196application/pdfhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012.1678-1805http://hdl.handle.net/11449/115430ISSN1678-1805-2012-11-01-139-196.pdf27287457643344200000-0002-4144-2804Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da ABRALINinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:40:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:40:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
title |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
spellingShingle |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica Berti, Larissa Cristina [UNESP] aquisição fonológica análise acústica fonologia gestual |
title_short |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
title_full |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
title_fullStr |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
title_full_unstemmed |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
title_sort |
A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica |
author |
Berti, Larissa Cristina [UNESP] |
author_facet |
Berti, Larissa Cristina [UNESP] Ferreira-Gonçalves, Giovana |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira-Gonçalves, Giovana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berti, Larissa Cristina [UNESP] Ferreira-Gonçalves, Giovana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aquisição fonológica análise acústica fonologia gestual |
topic |
aquisição fonológica análise acústica fonologia gestual |
description |
In this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-02-24T13:58:04Z 2015-02-24T13:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465 Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012. 1678-1805 http://hdl.handle.net/11449/115430 ISSN1678-1805-2012-11-01-139-196.pdf 2728745764334420 0000-0002-4144-2804 |
url |
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/abralin/article/view/32465 http://hdl.handle.net/11449/115430 |
identifier_str_mv |
Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012. 1678-1805 ISSN1678-1805-2012-11-01-139-196.pdf 2728745764334420 0000-0002-4144-2804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da ABRALIN |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
139-196 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128209609293824 |