A representatividade da agência de viagens no curso de turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143512 |
Resumo: | Introdução: Em cumprimento das exigências legais e do perfeito andamento do curso de Turismo com Ênfase em Meio Ambiente da UNESP Unidade Diferenciada de Rosana, iniciamos em junho de 2004 o processo de implantação da Agência Acadêmica. Destacamos a importância da mesma no processo de divulgação do potencial turístico do município junto a outras regiões e principalmente da inserção da comunidade no processo de desenvolvimento do turismo local e receptivo. Objetivos: -Promover o desenvolvimento turístico e sócio-econômico local, -Divulgar e explorar o potencial regional, -Capacitar os alunos do curso de Turismo para o mercado de trabalho, -Proporcionar conhecimentos práticos relacionados à teoria vista em sala de aula. Métodos: Tendo a ciência de que todo e qualquer trabalho deve ser feito de forma prazerosa e com extrema qualidade, formamos uma equipe para elaboração, implantação e manutenção deste projeto. Pessoas capacitadas e dispostas a colaborar de forma conjunta e harmônica, prontos à enfrentar novos desafios e também romper paradigmas numa época de grande competitividade que exige cada vez mais bons profissionais. Sendo esta equipe formada pelo Prof. Lélio Galdino, o Contador da Unidade Edmilson Muller Gheno e dois alunos do curso de Turismo. Para a viabilização e operacionalização da Agência está sendo proposto um convênio com uma agência consolidada no mercado, a qual proporcionará captação de recursos externos bem como a habilitação da então denominada UNESPVIAGENS, nos órgãos regulamentadores de agências de viagens. Foi aplicado um questionário para 54% dos professores do curso de Turismo, percebendo a importância da Agência Acadêmica entre outros laboratórios e atividades onde adotou-se uma escala que variava de 5 (cinco) à 0 (Zero), sendo 5 o grau máximo de importância e 0 (zero) o grau mínimo, não podendo repetir o mesmo valor para mais de um segmento. Como resultado foi feito a soma simples dos valores. Resultados: Primeira Agência Acadêmica de Universidade Pública com atendimento real ao público. Geração de oportunidade de experiências e de estágio. Serve como laboratório para diversas disciplinas do curso. Geração de emprego. O resultado do questionário junto aos professores foi o seguinte: Agência = 38 pontos, Laboratório de Meios de hospedagem (ainda não implantado) = 25 pontos, Laboratório de A & B (ainda não implantado) = 24 pontos, Laboratório de Línguas e Empresa Junior = 21 pontos, Laboratório de projetos = 18 pontos, Laboratório de informática = 14 pontos. Constatando assim a conciência dos docentes quanto a importância de uma agência de viagens para o curso e tendo a mesma como diferencial para os demais cursos de turismo em instituições de ensino superior públicas. |
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