E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arede, Sandra Cristina Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93798
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_29279a1656f007bffec79094a08b76e0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-tourism e crm nas agências de viagens e turismoE-TOURISM & CRM IN TRAVEL & TOURISM AGENCIESTurismo 4.0Marketing RelacionamentoAVTsCo-CriaçãoTurismo InteligenteE-TourismCRMTourism and Travel AgenciesCo-CreationSmartTourismRelatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de LetrasThis curricular internship report, from the master's degree in Tourism, Territories and Heritage, from Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, addresses theoretical aspects related to Tourism Marketing in Travel and Tourism Agencies (TTAs), as well as a critical appraisal of the internship developed at TTA (Bestravel – 7 Mundos), within the scope of Tour Operators (OTs) and their tourist destinations, on the profile of consumers seeking the services of this Agency, and the relationship established between employees (travel agents) and themselves following the CRM (Customer Relationship Management) method.The main theme of this report is about Tourism 4.0, as a trend of applying the tools and concepts of Industry 4.0 to the tourism sector, in order to create a personalized travel experience and, therefore, a more sustainable tourism for all stakeholders involved. For a coordinated and integrated destination management of the various subsectors of the tourism industry, TTAs have the function of mediating the needs of the market, both by suppliers/Tour Operators, as well as by tourist consumers, using the Marketing process to identify and satisfy these human and social needs. With the evolution of new ICTs, where Internet is a link between the various sectors of the market, tourism gains innovative tools to integrate into the activities of Marketing and Communication, with the emergence of the Marketing 4.0 Era, which allows consumers to take action more active in this collaborative ecosystem of Co-Creation of Tourism 4.0, using social networks and smart platforms.During the execution of my internship, an analysis was made of the needs, motivations, and perspectives of consumers by observing the procedures of the employees of this Agency, according to the supervision of my advisor Dr.ª Cláudia Duarte, managing-partner and responsible of the Agency Bestravel – 7 Mundos.O presente relatório de estágio curricular, do mestrado em Turismo, Territórios e Patrimónios, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, aborda aspetos teóricos referentes ao Marketing Turístico nas Agências de Viagens e Turismo (AVTs), bem como uma apreciação crítica do estágio desenvolvido na AVT (Bestravel – 7 Mundos), no âmbito dos Operadores Turísticos (OTs) e os seus destinos turísticos, sobre o perfil dos consumidores que procuram os serviços desta Agência, e a relação estabelecida entre os colaboradores (agentes de viagens) e os próprios clientes, seguindo o método de CRM (Customer Relationship Management).O tema principal deste relatório é o Turismo 4.0, como uma tendência de aplicação das ferramentas e conceitos da Indústria 4.0 ao setor do turismo, a fim de criar uma experiência de viagem personalizada e, por conseguinte, um turismo mais sustentável para todos os stakeholders envolvidos. Para uma gestão de destinos coordenada e integrada dos diversos subsetores da indústria do turismo, as AVTs têm a função de intermediar as necessidades do mercado, tanto por fornecedores/Operadores Turísticos, como pelos consumidores turistas, recorrendo ao processo de Marketing para identificar e satisfazer essas necessidades humanas e sociais. Com a evolução das novas TICs, onde a Internet é um elo de ligação entre os diversos setores do mercado, o turismo ganha ferramentas inovadoras para integrar às atividades do Marketing e Comunicação, surgindo a Era do Marketing 4.0, que permitem aos consumidores terem uma ação mais ativa neste ecossistema colaborativo de Co-Criação do Turismo 4.0, com recurso às redes sociais e plataformas inteligentes.Durante a realização do meu estágio curricular, foi realizada uma análise às necessidades, motivações, e perspetivas dos consumidores através da observação de procedimentos dos colaboradores desta Agência, consoante a supervisão da minha orientadora Dr.ª Cláudia Duarte, sócia-gerente e responsável da Agência Bestravel – 7 Mundos.2020-11-192026-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93798http://hdl.handle.net/10316/93798TID:202675262porArede, Sandra Cristina Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:59:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:41.616501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
E-TOURISM & CRM IN TRAVEL & TOURISM AGENCIES
title E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
spellingShingle E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
Arede, Sandra Cristina Pereira
Turismo 4.0
Marketing Relacionamento
AVTs
Co-Criação
Turismo Inteligente
E-Tourism
CRM
Tourism and Travel Agencies
Co-Creation
SmartTourism
title_short E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
title_full E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
title_fullStr E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
title_full_unstemmed E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
title_sort E-tourism e crm nas agências de viagens e turismo
author Arede, Sandra Cristina Pereira
author_facet Arede, Sandra Cristina Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arede, Sandra Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo 4.0
Marketing Relacionamento
AVTs
Co-Criação
Turismo Inteligente
E-Tourism
CRM
Tourism and Travel Agencies
Co-Creation
SmartTourism
topic Turismo 4.0
Marketing Relacionamento
AVTs
Co-Criação
Turismo Inteligente
E-Tourism
CRM
Tourism and Travel Agencies
Co-Creation
SmartTourism
description Relatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
2026-11-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93798
http://hdl.handle.net/10316/93798
TID:202675262
url http://hdl.handle.net/10316/93798
identifier_str_mv TID:202675262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022396280832