Serviço social: mediação escola e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98550
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar as demandas presentes nas relações sociais que se projetam através da escola pública e que podem se configurar num espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social. Partindo do pressuposto de que a escola - vista na perspectiva da totalidade - constitui-se como espaço de contradições, supõe-se que também seja um locus rico de possibilidades de ações interventivas, na direção do fortalecimento da democracia e da conquista da cidadania. Este contexto confere ao Serviço Social um papel relevante, pois apresenta-lhe demandas com as quais trabalha no seu cotidiano. Nas aproximações do Serviço social com a área social da Educação, vê-se a convergência dos seus respectivos projetos ético-políticos, voltados para a formação de uma população mais ativa, participativa e consciente do seu tempo, contribuindo ambos para a efetivação de uma sociedade mais justa. Nesta perspectiva, foram escolhidos como universo para a realização deste estudo, a Escola Ernesto Monte e a Escola Ada Cariane Avalone, ambas na cidade de Bauru e, como sujeitos desta pesquisa, representantes de todos os seus segmentos: alunos, familiares e profissionais da educação. Este estudo permitiu compreender a escola como um espaço de práticas interventivas de várias áreas - entre elas o Serviço Social - que podem contribuir para a construção e realização de um projeto educativo na sociedade brasileira.
id UNSP_de02a7d7536d70649bf885342a2b3d0f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98550
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Serviço social: mediação escola e sociedadeServiço social escolarEducaçãoIntervenção do Serviço SocialSociedadeIntervention of Social WorkSocietyEducationA presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar as demandas presentes nas relações sociais que se projetam através da escola pública e que podem se configurar num espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social. Partindo do pressuposto de que a escola - vista na perspectiva da totalidade - constitui-se como espaço de contradições, supõe-se que também seja um locus rico de possibilidades de ações interventivas, na direção do fortalecimento da democracia e da conquista da cidadania. Este contexto confere ao Serviço Social um papel relevante, pois apresenta-lhe demandas com as quais trabalha no seu cotidiano. Nas aproximações do Serviço social com a área social da Educação, vê-se a convergência dos seus respectivos projetos ético-políticos, voltados para a formação de uma população mais ativa, participativa e consciente do seu tempo, contribuindo ambos para a efetivação de uma sociedade mais justa. Nesta perspectiva, foram escolhidos como universo para a realização deste estudo, a Escola Ernesto Monte e a Escola Ada Cariane Avalone, ambas na cidade de Bauru e, como sujeitos desta pesquisa, representantes de todos os seus segmentos: alunos, familiares e profissionais da educação. Este estudo permitiu compreender a escola como um espaço de práticas interventivas de várias áreas - entre elas o Serviço Social - que podem contribuir para a construção e realização de um projeto educativo na sociedade brasileira.This reaserch has a the main goal to reveal the demands which exist in the social relations that appear through the Public School that can caracterize it as a real space/place for the social work practice. The school seen under a totality perspective - as a space of contraditions, is also a place of many possiblities to actions towards the emporwerment of the democracy and consequently, the citizenship. This context confirms the social work relevant role because presents demands dealt by it day by day. In the relation between social work and education area, there is the convergence, mainly, related to ethical professional projects, once that both of them are towards the formation of a consius, participative and active population - a most fair society. Under this perspective it was chosen as the universe the Ernesto Monte School and Ada Cariane Avalone School, both located in Bauru city. The subjects are the representatives of all segments: students and their families and education school professsionals. This study allowed to understand the school as a space of several areas practice - among them, the social work - which would be contributing for the construction and fulfillment of its project in the brazilian society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jorge, Maria Rachel Tolosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]2014-06-11T19:29:37Z2014-06-11T19:29:37Z2001-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis278 f.application/pdfMARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Serviço social: mediação escola e sociedade. 2001. 278 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.http://hdl.handle.net/11449/98550000153427martins_ebc_me_fran.pdf33004072067P229292158485234480000-0002-7796-8437Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:24:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:21:46.796941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço social: mediação escola e sociedade
title Serviço social: mediação escola e sociedade
spellingShingle Serviço social: mediação escola e sociedade
Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]
Serviço social escolar
Educação
Intervenção do Serviço Social
Sociedade
Intervention of Social Work
Society
Education
title_short Serviço social: mediação escola e sociedade
title_full Serviço social: mediação escola e sociedade
title_fullStr Serviço social: mediação escola e sociedade
title_full_unstemmed Serviço social: mediação escola e sociedade
title_sort Serviço social: mediação escola e sociedade
author Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]
author_facet Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Maria Rachel Tolosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social escolar
Educação
Intervenção do Serviço Social
Sociedade
Intervention of Social Work
Society
Education
topic Serviço social escolar
Educação
Intervenção do Serviço Social
Sociedade
Intervention of Social Work
Society
Education
description A presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar as demandas presentes nas relações sociais que se projetam através da escola pública e que podem se configurar num espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social. Partindo do pressuposto de que a escola - vista na perspectiva da totalidade - constitui-se como espaço de contradições, supõe-se que também seja um locus rico de possibilidades de ações interventivas, na direção do fortalecimento da democracia e da conquista da cidadania. Este contexto confere ao Serviço Social um papel relevante, pois apresenta-lhe demandas com as quais trabalha no seu cotidiano. Nas aproximações do Serviço social com a área social da Educação, vê-se a convergência dos seus respectivos projetos ético-políticos, voltados para a formação de uma população mais ativa, participativa e consciente do seu tempo, contribuindo ambos para a efetivação de uma sociedade mais justa. Nesta perspectiva, foram escolhidos como universo para a realização deste estudo, a Escola Ernesto Monte e a Escola Ada Cariane Avalone, ambas na cidade de Bauru e, como sujeitos desta pesquisa, representantes de todos os seus segmentos: alunos, familiares e profissionais da educação. Este estudo permitiu compreender a escola como um espaço de práticas interventivas de várias áreas - entre elas o Serviço Social - que podem contribuir para a construção e realização de um projeto educativo na sociedade brasileira.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-03-06
2014-06-11T19:29:37Z
2014-06-11T19:29:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Serviço social: mediação escola e sociedade. 2001. 278 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.
http://hdl.handle.net/11449/98550
000153427
martins_ebc_me_fran.pdf
33004072067P2
2929215848523448
0000-0002-7796-8437
identifier_str_mv MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Serviço social: mediação escola e sociedade. 2001. 278 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.
000153427
martins_ebc_me_fran.pdf
33004072067P2
2929215848523448
0000-0002-7796-8437
url http://hdl.handle.net/11449/98550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 278 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129420432506880