O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chainça, Eliane [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90256
Resumo: No final do século XX, uma crise ambiental civilizatória endereça à instituição escolar uma urgência social denominada educação ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como resultado desse momento histórico, inserem a temática ambiental na esfera educacional brasileira, bem como acatam as ambições de encontros e documentos ao dispô-la como tema transversal. No material, como em outros discursos ambientais, os conceitos de consciência e de conscientização aparecem de forma recorrente; e esta última é considerada, atualmente, uma das palavras-chave quando o assunto é educação ambiental. Conscientização é um conceito polissêmico, construído socialmente e condicionado a circunstâncias materiais e históricas; por este motivo, a presente dissertação teve por objetivo determinar como este importante conceito é apropriado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados às questões ambientais. A pesquisa configurou-se como teórico-bibliográfica e fundamentou-se na filosofia hegelianomarxista e em referenciais teóricos como Vieira Pinto e Paulo Freire, ressaltando, ademais, a expressiva participação do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) no contexto abordado. A análise também foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, de Henry Lefebvre, e pelos estudos de Ivo Tonet. Avaliouse que os PCN insistem que é fundamental despertar a consciência do indivíduo, por isso apresentam uma coerência interna já que se fixam no âmbito da emancipação política, ou seja, apenas na esfera da consciência. Consequentemente, o discurso da conscientização acaba sendo uma representação, pois a conscientização é da esfera do Ser e só poderia acontecer na perspectiva da emancipação humana, o que é impossível de se alcançar neste sistema
id UNSP_de2428ba5bdf8e6160c70a778627586e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90256
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionaisConscientizaçãoEducação ambientalConsciênciaEnvironmental educationNo final do século XX, uma crise ambiental civilizatória endereça à instituição escolar uma urgência social denominada educação ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como resultado desse momento histórico, inserem a temática ambiental na esfera educacional brasileira, bem como acatam as ambições de encontros e documentos ao dispô-la como tema transversal. No material, como em outros discursos ambientais, os conceitos de consciência e de conscientização aparecem de forma recorrente; e esta última é considerada, atualmente, uma das palavras-chave quando o assunto é educação ambiental. Conscientização é um conceito polissêmico, construído socialmente e condicionado a circunstâncias materiais e históricas; por este motivo, a presente dissertação teve por objetivo determinar como este importante conceito é apropriado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados às questões ambientais. A pesquisa configurou-se como teórico-bibliográfica e fundamentou-se na filosofia hegelianomarxista e em referenciais teóricos como Vieira Pinto e Paulo Freire, ressaltando, ademais, a expressiva participação do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) no contexto abordado. A análise também foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, de Henry Lefebvre, e pelos estudos de Ivo Tonet. Avaliouse que os PCN insistem que é fundamental despertar a consciência do indivíduo, por isso apresentam uma coerência interna já que se fixam no âmbito da emancipação política, ou seja, apenas na esfera da consciência. Consequentemente, o discurso da conscientização acaba sendo uma representação, pois a conscientização é da esfera do Ser e só poderia acontecer na perspectiva da emancipação humana, o que é impossível de se alcançar neste sistemaIn the late twentieth century, an man-made environmental crisis carries to the schools an social urgency called environmental education. The National Curriculum Parameters (PCN), as a result of this moment, insert the environmental issue in the brazilian education, as well as hold the claim of gatherings and documents when show it as a broad theme. In the material, as in other environmental speeches, the concept of conscience and awareness appears frequently; and this last is considered, lately, one of the keywords when the subject is environmental education. Awareness is a polysemic concept, socially built and carried to histories and materials; therefore, this essay aimed to determinated how this concept is used by the PCN at the environmental issues. The research was established as teoric and bibliographic and was based at the philosophy of Hegel and Marx, and at important teoreticians as Vieira Pinto and Paulo Freire, noting, moreover, the expressive participation of ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) at the studied subject. The assay was as well guided by the Social Representations Theory, by Henry Lefebvre, and by the studies of Ivo Tonet. It was noted the the PCN insist that is primordial to awake the individual awareness, and so it shows an internal consistency, once it's fixed at the subject of the political emancipating, in other words, only at the awareness. This way, the awareness speech ends as a representation, because the awareness itself is from the Self and would only happen in the vision of human enfranchisement, which is impossible to achieve in this social wayUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chainça, Eliane [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis66 p.application/pdfCHAINÇA, Eliane. O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais. 2013. 66 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90256000710863chainca_e_me_arafcl.pdf33004030079P250251142245602410000-0001-8507-8242Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:08:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:08:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
title O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
spellingShingle O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
Chainça, Eliane [UNESP]
Conscientização
Educação ambiental
Consciência
Environmental education
title_short O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
title_full O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
title_fullStr O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
title_full_unstemmed O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
title_sort O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais
author Chainça, Eliane [UNESP]
author_facet Chainça, Eliane [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chainça, Eliane [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização
Educação ambiental
Consciência
Environmental education
topic Conscientização
Educação ambiental
Consciência
Environmental education
description No final do século XX, uma crise ambiental civilizatória endereça à instituição escolar uma urgência social denominada educação ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como resultado desse momento histórico, inserem a temática ambiental na esfera educacional brasileira, bem como acatam as ambições de encontros e documentos ao dispô-la como tema transversal. No material, como em outros discursos ambientais, os conceitos de consciência e de conscientização aparecem de forma recorrente; e esta última é considerada, atualmente, uma das palavras-chave quando o assunto é educação ambiental. Conscientização é um conceito polissêmico, construído socialmente e condicionado a circunstâncias materiais e históricas; por este motivo, a presente dissertação teve por objetivo determinar como este importante conceito é apropriado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados às questões ambientais. A pesquisa configurou-se como teórico-bibliográfica e fundamentou-se na filosofia hegelianomarxista e em referenciais teóricos como Vieira Pinto e Paulo Freire, ressaltando, ademais, a expressiva participação do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) no contexto abordado. A análise também foi norteada pela Teoria das Representações Sociais, de Henry Lefebvre, e pelos estudos de Ivo Tonet. Avaliouse que os PCN insistem que é fundamental despertar a consciência do indivíduo, por isso apresentam uma coerência interna já que se fixam no âmbito da emancipação política, ou seja, apenas na esfera da consciência. Consequentemente, o discurso da conscientização acaba sendo uma representação, pois a conscientização é da esfera do Ser e só poderia acontecer na perspectiva da emancipação humana, o que é impossível de se alcançar neste sistema
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAINÇA, Eliane. O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais. 2013. 66 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90256
000710863
chainca_e_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5025114224560241
0000-0001-8507-8242
identifier_str_mv CHAINÇA, Eliane. O conceito de conscientização nos parâmetros curriculares nacionais. 2013. 66 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000710863
chainca_e_me_arafcl.pdf
33004030079P2
5025114224560241
0000-0001-8507-8242
url http://hdl.handle.net/11449/90256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789719410507776