A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ahlberg, Felipe Valim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236402
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso a respeito das campanhas de comunicação elaboradas pelos departamentos de marketing e comunicação do São Paulo Futebol Clube no ano de 2017, período em que passava por momentos delicados no âmbito institucional e esportivo. Foram utilizados conceitos de Relações Públicas e comunicação organizacional nesta análise. A respeito das ferramentas metodológicas, foi realizada uma entrevista qualitativa com a supervisora de comunicação e a coordenadora de marketing do São Paulo, e uma análise de conteúdo qualitativa das redes sociais do clube. No período em questão, os resultados dentro de campo não atendiam às expectativas, e acabavam gerando uma crise na imagem do clube, com cobranças e questionamentos por parte da torcida e imprensa, a respeito da estrutura organizacional do clube e sua influência direta nas campanhas de futebol sem sucesso. Ente os resultados, verifica-se como a comunicação organizacional e as estratégias foram essenciais para mudar o ambiente do clube, e fazer com que a motivação, orgulho, paixão e o bom futebol voltassem a fazer parte da rotina do São Paulo Futebol Clube.
id UNSP_df000c2a4c55933d09489149fcb93f72
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236402
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol ClubeThe importance of organizational communication in sports clubs in the context of crisis: a case study on São Paulo Futebol ClubeRelações PúblicasComunicação organizacionalSão Paulo Futebol ClubeFutebolCrisePublic RelationsOrganizational communicationSao Paulo Football ClubFootballCrisisO presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso a respeito das campanhas de comunicação elaboradas pelos departamentos de marketing e comunicação do São Paulo Futebol Clube no ano de 2017, período em que passava por momentos delicados no âmbito institucional e esportivo. Foram utilizados conceitos de Relações Públicas e comunicação organizacional nesta análise. A respeito das ferramentas metodológicas, foi realizada uma entrevista qualitativa com a supervisora de comunicação e a coordenadora de marketing do São Paulo, e uma análise de conteúdo qualitativa das redes sociais do clube. No período em questão, os resultados dentro de campo não atendiam às expectativas, e acabavam gerando uma crise na imagem do clube, com cobranças e questionamentos por parte da torcida e imprensa, a respeito da estrutura organizacional do clube e sua influência direta nas campanhas de futebol sem sucesso. Ente os resultados, verifica-se como a comunicação organizacional e as estratégias foram essenciais para mudar o ambiente do clube, e fazer com que a motivação, orgulho, paixão e o bom futebol voltassem a fazer parte da rotina do São Paulo Futebol Clube.The work proposed will focus on a case study about the communication campaigns developed by the marketing and communication departments of São Paulo Futebol Clube in 2017, during which time it was going through delicate institutional and sports moments. Concepts of Public Relations and organizational communication were used in this analysis. Regarding methodological tools, a qualitative interview was conducted with the communication supervisor and marketing coordinator of São Paulo Futebol Clube, and a qualitative content analysis of the club's social networks. In the period, the results within the field did not meet expectations, and ended up generating a crisis in the image of the club, with charges and questioning by the fans and press, regarding the organizational structure and its direct influence in the campaigns of without success. With the results, it is possible to verify how organizational communication and strategies were essential to change the club environment, and to make motivation, pride, passion and good football become part of the routine of the São Paulo Football Club.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ahlberg, Felipe Valim2022-09-01T15:06:09Z2022-09-01T15:06:09Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:13:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236402Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:13:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
The importance of organizational communication in sports clubs in the context of crisis: a case study on São Paulo Futebol Clube
title A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
spellingShingle A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
Ahlberg, Felipe Valim
Relações Públicas
Comunicação organizacional
São Paulo Futebol Clube
Futebol
Crise
Public Relations
Organizational communication
Sao Paulo Football Club
Football
Crisis
title_short A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
title_full A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
title_fullStr A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
title_full_unstemmed A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
title_sort A importância da comunicação organizacional em clubes esportivos no contexto de crise: estudo de caso sobre o São Paulo Futebol Clube
author Ahlberg, Felipe Valim
author_facet Ahlberg, Felipe Valim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrelo, Roseane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ahlberg, Felipe Valim
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Comunicação organizacional
São Paulo Futebol Clube
Futebol
Crise
Public Relations
Organizational communication
Sao Paulo Football Club
Football
Crisis
topic Relações Públicas
Comunicação organizacional
São Paulo Futebol Clube
Futebol
Crise
Public Relations
Organizational communication
Sao Paulo Football Club
Football
Crisis
description O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso a respeito das campanhas de comunicação elaboradas pelos departamentos de marketing e comunicação do São Paulo Futebol Clube no ano de 2017, período em que passava por momentos delicados no âmbito institucional e esportivo. Foram utilizados conceitos de Relações Públicas e comunicação organizacional nesta análise. A respeito das ferramentas metodológicas, foi realizada uma entrevista qualitativa com a supervisora de comunicação e a coordenadora de marketing do São Paulo, e uma análise de conteúdo qualitativa das redes sociais do clube. No período em questão, os resultados dentro de campo não atendiam às expectativas, e acabavam gerando uma crise na imagem do clube, com cobranças e questionamentos por parte da torcida e imprensa, a respeito da estrutura organizacional do clube e sua influência direta nas campanhas de futebol sem sucesso. Ente os resultados, verifica-se como a comunicação organizacional e as estratégias foram essenciais para mudar o ambiente do clube, e fazer com que a motivação, orgulho, paixão e o bom futebol voltassem a fazer parte da rotina do São Paulo Futebol Clube.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2022-09-01T15:06:09Z
2022-09-01T15:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236402
url http://hdl.handle.net/11449/236402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046143804833792