Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102092 |
Resumo: | Este trabalho mostra-se como um esforço coletivo na construção de uma versão histórica sobre o ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga que funcionou de 1920 a 1975 na cidade de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir algumas potencialidades metodológicas que marcam o processo investigativo durante o exercício de construção acima mencionado. Dessa forma, orientação de iniciações científicas, parcerias com agências de fomento (CNPq, Núcleo de Ensino da UNESP), parcerias com meios de comunicação, com Secretarias de Educação e Cultura de Pederneiras, entre outras, delineiam algumas das possibilidades aqui exploradas. A estrutura de multipaper conduz as discussões pela vertente do hibridismo e apropriação |
id |
UNSP_df1ac656d201beac457557f5f2ab855d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102092 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolarMatemática - Estudo e ensinoHistoria oralMathematics teachingEste trabalho mostra-se como um esforço coletivo na construção de uma versão histórica sobre o ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga que funcionou de 1920 a 1975 na cidade de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir algumas potencialidades metodológicas que marcam o processo investigativo durante o exercício de construção acima mencionado. Dessa forma, orientação de iniciações científicas, parcerias com agências de fomento (CNPq, Núcleo de Ensino da UNESP), parcerias com meios de comunicação, com Secretarias de Educação e Cultura de Pederneiras, entre outras, delineiam algumas das possibilidades aqui exploradas. A estrutura de multipaper conduz as discussões pela vertente do hibridismo e apropriaçãoThis work is a collective effort to build a historical version of Mathematics Teaching at “Eliazar Braga” Elementary School that was active from 1920 to 1975 in Pederneiras, São Paulo state. In this research, it is intended to discuss some methodological potentialities that mark the investigative process during the construction above. Thus, scientific initiation advising supported by governmental agencies (CNPq, Teaching Center at UNESP), partnerships with means of communication and with Secretary of Education and Culture of Pederneiras, among others, are some of the possibilities explored in this work. The multipaper structure leads the discussions considering hybridity and appropriationConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis420 f. : il.application/pdfSOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. 420 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102092000675862souza_la_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:25:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:11:45.813568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
title |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
spellingShingle |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Historia oral Mathematics teaching |
title_short |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
title_full |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
title_fullStr |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
title_full_unstemmed |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
title_sort |
Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar |
author |
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Historia oral Mathematics teaching |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Historia oral Mathematics teaching |
description |
Este trabalho mostra-se como um esforço coletivo na construção de uma versão histórica sobre o ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga que funcionou de 1920 a 1975 na cidade de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir algumas potencialidades metodológicas que marcam o processo investigativo durante o exercício de construção acima mencionado. Dessa forma, orientação de iniciações científicas, parcerias com agências de fomento (CNPq, Núcleo de Ensino da UNESP), parcerias com meios de comunicação, com Secretarias de Educação e Cultura de Pederneiras, entre outras, delineiam algumas das possibilidades aqui exploradas. A estrutura de multipaper conduz as discussões pela vertente do hibridismo e apropriação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-29 2014-06-11T19:31:42Z 2014-06-11T19:31:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. 420 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. http://hdl.handle.net/11449/102092 000675862 souza_la_dr_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. 420 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. 000675862 souza_la_dr_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
420 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129594109198336 |