Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102092
Resumo: Este trabalho mostra-se como um esforço coletivo na construção de uma versão histórica sobre o ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga que funcionou de 1920 a 1975 na cidade de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir algumas potencialidades metodológicas que marcam o processo investigativo durante o exercício de construção acima mencionado. Dessa forma, orientação de iniciações científicas, parcerias com agências de fomento (CNPq, Núcleo de Ensino da UNESP), parcerias com meios de comunicação, com Secretarias de Educação e Cultura de Pederneiras, entre outras, delineiam algumas das possibilidades aqui exploradas. A estrutura de multipaper conduz as discussões pela vertente do hibridismo e apropriação
id UNSP_df1ac656d201beac457557f5f2ab855d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102092
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolarMatemática - Estudo e ensinoHistoria oralMathematics teachingEste trabalho mostra-se como um esforço coletivo na construção de uma versão histórica sobre o ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga que funcionou de 1920 a 1975 na cidade de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir algumas potencialidades metodológicas que marcam o processo investigativo durante o exercício de construção acima mencionado. Dessa forma, orientação de iniciações científicas, parcerias com agências de fomento (CNPq, Núcleo de Ensino da UNESP), parcerias com meios de comunicação, com Secretarias de Educação e Cultura de Pederneiras, entre outras, delineiam algumas das possibilidades aqui exploradas. A estrutura de multipaper conduz as discussões pela vertente do hibridismo e apropriaçãoThis work is a collective effort to build a historical version of Mathematics Teaching at “Eliazar Braga” Elementary School that was active from 1920 to 1975 in Pederneiras, São Paulo state. In this research, it is intended to discuss some methodological potentialities that mark the investigative process during the construction above. Thus, scientific initiation advising supported by governmental agencies (CNPq, Teaching Center at UNESP), partnerships with means of communication and with Secretary of Education and Culture of Pederneiras, among others, are some of the possibilities explored in this work. The multipaper structure leads the discussions considering hybridity and appropriationConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis420 f. : il.application/pdfSOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. 420 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102092000675862souza_la_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:25:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:11:45.813568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
title Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
spellingShingle Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Mathematics teaching
title_short Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
title_full Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
title_fullStr Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
title_full_unstemmed Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
title_sort Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar
author Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
author_facet Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luzia Aparecida de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Mathematics teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Mathematics teaching
description Este trabalho mostra-se como um esforço coletivo na construção de uma versão histórica sobre o ensino de matemática no Grupo Escolar Eliazar Braga que funcionou de 1920 a 1975 na cidade de Pederneiras, interior do estado de São Paulo. Pretende-se, nesta pesquisa, discutir algumas potencialidades metodológicas que marcam o processo investigativo durante o exercício de construção acima mencionado. Dessa forma, orientação de iniciações científicas, parcerias com agências de fomento (CNPq, Núcleo de Ensino da UNESP), parcerias com meios de comunicação, com Secretarias de Educação e Cultura de Pederneiras, entre outras, delineiam algumas das possibilidades aqui exploradas. A estrutura de multipaper conduz as discussões pela vertente do hibridismo e apropriação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-29
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. 420 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102092
000675862
souza_la_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv SOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. 420 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000675862
souza_la_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 420 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129594109198336