Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235715
Resumo: As instituições de ensino precisam direcionar seu foco, principalmente, no planejamento e tomada de decisões, para atender as necessidades dos seus clientes avaliando continuamente a sua qualidade, para identificar ações de melhoria necessárias à garantia da satisfação dos clientes e da sua própria sobrevivência. Para tanto, recomenda-se que a IES desenvolva e implante uma estratégia organizacional bem estruturada, levando em conta alunos, professores, colaboradores, infraestrutura e todos os aspectos relevantes para sua avaliação, com vistas a identificar seus pontos fortes e fracos. O objetivo geral do presente trabalho é avaliar a adequação do sistema de gestão da qualidade para o Ensino Superior, identificando quais são os fatores que impactam a eficácia desta abordagem neste setor e tem como objetivos específicos identificar os fatores que afetam o desenvolvimento do sistema de gestão normalizado no ensino superior e definir uma proposta para implantação do sistema de gestão da qualidade normalizado. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa através do método da pesquisa-ação. Para se avaliar percepções e atitudes foram utilizados questionários denominados escalas ou instrumentos de medição. As perguntas foram elaboradas segundo os princípios para o Sistema de Gestão para Organizações Educacionais, garantindo a padronização e a comparação dos dados entre os entrevistados. Os dados foram tabulados, utilizando gráficos que apresentam o grau de percepção do respondente em relação a uma determinada pergunta. Com os dados obtidos, foram feitas considerações embasadas na ABNT NBR ISO 21001:2020. Foram propostas ações e aspectos relacionados aos seguintes princípios de gestão: Foco nos alunos e outros beneficiários; Liderança visionária; Engajamento das pessoas; Princípio de melhorias; decisões baseadas em evidências; Foco na gestão de relacionamento; Conduta ética na educação.
id UNSP_df6895b95d770843916900e046794b64
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235715
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produçãoAnalysis of the adequacy of the standardized quality management system for the production engineering courseSatisfação dos clientesSistema de gestão da qualidadeQualidade para o ensino superiorGestão da qualidade totalControle de qualidadeEnsino superiorPlanejamento educacionalCustomer satisfactionQuality Management SystemQuality for higher educationAs instituições de ensino precisam direcionar seu foco, principalmente, no planejamento e tomada de decisões, para atender as necessidades dos seus clientes avaliando continuamente a sua qualidade, para identificar ações de melhoria necessárias à garantia da satisfação dos clientes e da sua própria sobrevivência. Para tanto, recomenda-se que a IES desenvolva e implante uma estratégia organizacional bem estruturada, levando em conta alunos, professores, colaboradores, infraestrutura e todos os aspectos relevantes para sua avaliação, com vistas a identificar seus pontos fortes e fracos. O objetivo geral do presente trabalho é avaliar a adequação do sistema de gestão da qualidade para o Ensino Superior, identificando quais são os fatores que impactam a eficácia desta abordagem neste setor e tem como objetivos específicos identificar os fatores que afetam o desenvolvimento do sistema de gestão normalizado no ensino superior e definir uma proposta para implantação do sistema de gestão da qualidade normalizado. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa através do método da pesquisa-ação. Para se avaliar percepções e atitudes foram utilizados questionários denominados escalas ou instrumentos de medição. As perguntas foram elaboradas segundo os princípios para o Sistema de Gestão para Organizações Educacionais, garantindo a padronização e a comparação dos dados entre os entrevistados. Os dados foram tabulados, utilizando gráficos que apresentam o grau de percepção do respondente em relação a uma determinada pergunta. Com os dados obtidos, foram feitas considerações embasadas na ABNT NBR ISO 21001:2020. Foram propostas ações e aspectos relacionados aos seguintes princípios de gestão: Foco nos alunos e outros beneficiários; Liderança visionária; Engajamento das pessoas; Princípio de melhorias; decisões baseadas em evidências; Foco na gestão de relacionamento; Conduta ética na educação.Educational institutions need to direct their focus, mainly, on planning and decision-making, to meet the needs of their customers, continuously evaluating their quality, to identify improvement actions necessary to guarantee customer satisfaction and their own survival. Therefore, it is recommended that the IES develop and implement a well-structured organizational strategy, considering students, professors, employees, infrastructure and all relevant aspects for its evaluation, in order to identify its strengths and weaknesses. The general objective of the present work is to evaluate the adequacy of the quality management system for Higher Education, identifying which are the factors that impact the effectiveness of this approach in this sector and its specific objectives are to identify the factors that affect the development of the management system. in higher education and define a proposal for the implementation of the standardized quality management system. As methodological procedures, the literature review and qualitative research through the action research method were used. To evaluate perceptions and attitudes, questionnaires called scales or measuring instruments were used. The questions were prepared according to the principles for the Management System for Educational Organizations, guaranteeing the standardization and comparison of data among the interviewees. The data were charted, using graphics that show the respondent's degree of perception in relation to a given question. With the data obtained, considerations were made based on ABNT NBR ISO 21001:2020. Actions and aspects related to the following management principles were proposed: Focus on students and other beneficiaries; Visionary leadership; People engagement; Principle of improvements; Evidence-based decisions; Focus on relationship management; Ethical conduct in education.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Turrioni, João Batista [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Leonardo de Sousa2022-07-22T19:01:39Z2022-07-22T19:01:39Z2022-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23571533004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:07:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:50:36.209245Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
Analysis of the adequacy of the standardized quality management system for the production engineering course
title Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
spellingShingle Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
Silva, Leonardo de Sousa
Satisfação dos clientes
Sistema de gestão da qualidade
Qualidade para o ensino superior
Gestão da qualidade total
Controle de qualidade
Ensino superior
Planejamento educacional
Customer satisfaction
Quality Management System
Quality for higher education
title_short Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
title_full Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
title_fullStr Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
title_full_unstemmed Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
title_sort Análise da adequação do sistema de gestão da qualidade normalizado para o curso de engenharia de produção
author Silva, Leonardo de Sousa
author_facet Silva, Leonardo de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Turrioni, João Batista [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos clientes
Sistema de gestão da qualidade
Qualidade para o ensino superior
Gestão da qualidade total
Controle de qualidade
Ensino superior
Planejamento educacional
Customer satisfaction
Quality Management System
Quality for higher education
topic Satisfação dos clientes
Sistema de gestão da qualidade
Qualidade para o ensino superior
Gestão da qualidade total
Controle de qualidade
Ensino superior
Planejamento educacional
Customer satisfaction
Quality Management System
Quality for higher education
description As instituições de ensino precisam direcionar seu foco, principalmente, no planejamento e tomada de decisões, para atender as necessidades dos seus clientes avaliando continuamente a sua qualidade, para identificar ações de melhoria necessárias à garantia da satisfação dos clientes e da sua própria sobrevivência. Para tanto, recomenda-se que a IES desenvolva e implante uma estratégia organizacional bem estruturada, levando em conta alunos, professores, colaboradores, infraestrutura e todos os aspectos relevantes para sua avaliação, com vistas a identificar seus pontos fortes e fracos. O objetivo geral do presente trabalho é avaliar a adequação do sistema de gestão da qualidade para o Ensino Superior, identificando quais são os fatores que impactam a eficácia desta abordagem neste setor e tem como objetivos específicos identificar os fatores que afetam o desenvolvimento do sistema de gestão normalizado no ensino superior e definir uma proposta para implantação do sistema de gestão da qualidade normalizado. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa através do método da pesquisa-ação. Para se avaliar percepções e atitudes foram utilizados questionários denominados escalas ou instrumentos de medição. As perguntas foram elaboradas segundo os princípios para o Sistema de Gestão para Organizações Educacionais, garantindo a padronização e a comparação dos dados entre os entrevistados. Os dados foram tabulados, utilizando gráficos que apresentam o grau de percepção do respondente em relação a uma determinada pergunta. Com os dados obtidos, foram feitas considerações embasadas na ABNT NBR ISO 21001:2020. Foram propostas ações e aspectos relacionados aos seguintes princípios de gestão: Foco nos alunos e outros beneficiários; Liderança visionária; Engajamento das pessoas; Princípio de melhorias; decisões baseadas em evidências; Foco na gestão de relacionamento; Conduta ética na educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22T19:01:39Z
2022-07-22T19:01:39Z
2022-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235715
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/235715
identifier_str_mv 33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045892956094464