Núcleo agrário terra e raiz: uma experiência de extensão universitária militante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/300 http://hdl.handle.net/11449/143277 |
Resumo: | Introdução: O Núcleo Agrário Terra e Raiz/NATRA é um grupo de extensão da UNESP/Franca que atua junto aos acampamentos e assentamentos rurais na região de Ribeirão Preto/SP. A relevância dos projetos desenvolvidos pelo grupo se dá pelo contexto histórico brasileiro de concentração fundiária e desigualdade social que torna necessária a realização de políticas públicas de Reforma Agrária. O grupo se pauta na responsabilidade da extensão na construção do diálogo permanente entre comunidade e universidade pública, segundo o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Objetivos: Democratizar o acesso do meio rural à cultura presente em filmes e livros, além de estimular a leitura e a formação política por meio de atividades de mediação de leitura e reflexão em que participam adultos e crianças, além de fomentar o diálogo entre o rural e o urbano. Métodos: A filosofia do educador Paulo Freire, objetivando a criação do conhecimento pelo exercício permanente de construção da horizontalidade e respeito por meio do diálogo entre educadores e educandos. O grupo também tem um caráter interdisciplinar, pois possui integrantes dos quatro cursos do campus: Serviço Social, História, Direito e Relações Internacionais. Resultados: Durante o primeiro semestre de 2009 foram: cinco oficinas realizadas na E.E. Prof. Antônio Fachada, reuniões quinzenais nas áreas rurais para realização das atividades dos setores de Educação, Ciranda e Cultura. Para o segundo semestre o grupo planeja executar mais seis oficinas pelo projeto “Diálogo entre mundos: refletindo o rural e o urbano” além de dar continuidade às atividades no meio rural, com a mesma freqüência, para conclusão dos outros projetos acima mencionados. Resumo: Atualmente, o NATRA desenvolve quatro projetos: o “Diálogo entre mundos: discutindo o rural e o urbano.” aprovado pelo Núcleo de Ensino, o “Cultura em Raízes: Valorizando a educação e a cultura popular em assentamentos rurais da região de Ribeirão Preto/SP”, aprovado pelo Ministério da Cultura e Educação, o “Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Mário Lago” e o “Trabalho Social com Comunidade”, ambos aprovados pela Proex. O primeiro consiste em desenvolver oficinas quinzenais na E.E. Antônio Fachada, localizada na periferia de Franca. Os outros três projetos tratam-se do desenvolvimento de atividades que fortaleçam os setores de Educação, Cultura e Ciranda dos assentamentos Mário Lago e Sepé Tiarajú e do acampamento Alexandra Kolontai, por meio das frentes de trabalho: Biblioteca Itinerante, Ciranda Infantil e Cinema. Além disso, estes contam com as parcerias do Centro de Formação Sócio-Agrícola “Dom Helder Câmara” e da Profª Dra. Ana Paula S. da Silva do Depto. de Psicologia e Educação da USP/ Ribeirão Preto. |
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Núcleo agrário terra e raiz: uma experiência de extensão universitária militanteHumanasEducaçãoIntrodução: O Núcleo Agrário Terra e Raiz/NATRA é um grupo de extensão da UNESP/Franca que atua junto aos acampamentos e assentamentos rurais na região de Ribeirão Preto/SP. A relevância dos projetos desenvolvidos pelo grupo se dá pelo contexto histórico brasileiro de concentração fundiária e desigualdade social que torna necessária a realização de políticas públicas de Reforma Agrária. O grupo se pauta na responsabilidade da extensão na construção do diálogo permanente entre comunidade e universidade pública, segundo o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Objetivos: Democratizar o acesso do meio rural à cultura presente em filmes e livros, além de estimular a leitura e a formação política por meio de atividades de mediação de leitura e reflexão em que participam adultos e crianças, além de fomentar o diálogo entre o rural e o urbano. Métodos: A filosofia do educador Paulo Freire, objetivando a criação do conhecimento pelo exercício permanente de construção da horizontalidade e respeito por meio do diálogo entre educadores e educandos. O grupo também tem um caráter interdisciplinar, pois possui integrantes dos quatro cursos do campus: Serviço Social, História, Direito e Relações Internacionais. Resultados: Durante o primeiro semestre de 2009 foram: cinco oficinas realizadas na E.E. Prof. Antônio Fachada, reuniões quinzenais nas áreas rurais para realização das atividades dos setores de Educação, Ciranda e Cultura. Para o segundo semestre o grupo planeja executar mais seis oficinas pelo projeto “Diálogo entre mundos: refletindo o rural e o urbano” além de dar continuidade às atividades no meio rural, com a mesma freqüência, para conclusão dos outros projetos acima mencionados. Resumo: Atualmente, o NATRA desenvolve quatro projetos: o “Diálogo entre mundos: discutindo o rural e o urbano.” aprovado pelo Núcleo de Ensino, o “Cultura em Raízes: Valorizando a educação e a cultura popular em assentamentos rurais da região de Ribeirão Preto/SP”, aprovado pelo Ministério da Cultura e Educação, o “Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Mário Lago” e o “Trabalho Social com Comunidade”, ambos aprovados pela Proex. O primeiro consiste em desenvolver oficinas quinzenais na E.E. Antônio Fachada, localizada na periferia de Franca. Os outros três projetos tratam-se do desenvolvimento de atividades que fortaleçam os setores de Educação, Cultura e Ciranda dos assentamentos Mário Lago e Sepé Tiarajú e do acampamento Alexandra Kolontai, por meio das frentes de trabalho: Biblioteca Itinerante, Ciranda Infantil e Cinema. Além disso, estes contam com as parcerias do Centro de Formação Sócio-Agrícola “Dom Helder Câmara” e da Profª Dra. Ana Paula S. da Silva do Depto. de Psicologia e Educação da USP/ Ribeirão Preto.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de FrancaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Laura Lyrio [UNESP]Moraes, Letícia Viana de [UNESP]Ferreira, Jaqueline [UNESP]Chaves, Naila [UNESP]Ungari, Diego de Freitas [UNESP]Gonçalves, Nayara Albino [UNESP]Pereira, Wagner Alves [UNESP]Barbosa, Nicole [UNESP]Souza, Camila Pereira de [UNESP]Bernardo, Natália [UNESP]2016-08-24T12:44:02Z2016-08-24T12:44:02Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject98-99application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/300Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 98-99, 2009.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143277ISSN1679-4605-2009-05-02-98-99.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:16:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:40.941274Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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