Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semeão, Lucas de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192674
Resumo: A crença em eventos miraculosos foi muito comum entre as gentes do Brasil dos tempos da colônia. Um dos atores centrais dessa prática foram os intercessores, homens que atuavam como uma espécie de “ponte” entre Deus e os fiéis, interpelando o primeiro em nome dos segundos. A prova da expressividade desta crença é a quantidade de vezes em que acontecimentos milagrosos foram citados nos diversos escritos em língua portuguesa, produzidos durante o período colonial, indicando que o evento milagroso era parte corriqueira do cotidiano de diversos colonos. Muitos dos intermediadores de milagres eram santos e santas já conhecidos no mundo cristão, entretanto, a partir do século XVI, mas de maneira mais significativa, no início do XVII, os mártires e varões insignes do processo de colonização passaram a aparecer, nas narrativas, como realizadores de portentos miraculosos. Tal presença cresceu notadamente ao longo do século, todavia, na virada do Seiscentos para o Setecentos, houve uma nova alteração: a diminuição gradual das narrativas milagrosas com menções a mártires e varões insignes e a diversificação dos agentes do milagre. O objetivo desta pesquisa é compreender essas variações, por meio de algumas questões colocadas à documentação da época (séculos XVI, XVII e XVIII): o que a crença nos milagres representou no cotidiano das pessoas, em uma época marcadamente religiosa, como o período colonial do Brasil? O que era entendido como um milagre? Através de quem e por quais meios os saberes acerca do milagre foram difundidos na sociedade colonial? Quem realizava os milagres? Quem os recebia? Havia lugares e momentos privilegiados de ocorrências milagrosas? Quais foram os principais tipos de milagres? E, finalmente, quem intercedia - quando havia intercessores – esses feitos milagrosos?
id UNSP_e048fa2d5560f37e8f64ce15e4a3da35
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192674
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)Miracles in Brazil (16th to 18th centuries)Catolicismo no BrasilReligiosidade no Brasil colôniaIgreja no BrasilCatholicism in BrazilReligiosity in the colony BrazilChurch in BrazilA crença em eventos miraculosos foi muito comum entre as gentes do Brasil dos tempos da colônia. Um dos atores centrais dessa prática foram os intercessores, homens que atuavam como uma espécie de “ponte” entre Deus e os fiéis, interpelando o primeiro em nome dos segundos. A prova da expressividade desta crença é a quantidade de vezes em que acontecimentos milagrosos foram citados nos diversos escritos em língua portuguesa, produzidos durante o período colonial, indicando que o evento milagroso era parte corriqueira do cotidiano de diversos colonos. Muitos dos intermediadores de milagres eram santos e santas já conhecidos no mundo cristão, entretanto, a partir do século XVI, mas de maneira mais significativa, no início do XVII, os mártires e varões insignes do processo de colonização passaram a aparecer, nas narrativas, como realizadores de portentos miraculosos. Tal presença cresceu notadamente ao longo do século, todavia, na virada do Seiscentos para o Setecentos, houve uma nova alteração: a diminuição gradual das narrativas milagrosas com menções a mártires e varões insignes e a diversificação dos agentes do milagre. O objetivo desta pesquisa é compreender essas variações, por meio de algumas questões colocadas à documentação da época (séculos XVI, XVII e XVIII): o que a crença nos milagres representou no cotidiano das pessoas, em uma época marcadamente religiosa, como o período colonial do Brasil? O que era entendido como um milagre? Através de quem e por quais meios os saberes acerca do milagre foram difundidos na sociedade colonial? Quem realizava os milagres? Quem os recebia? Havia lugares e momentos privilegiados de ocorrências milagrosas? Quais foram os principais tipos de milagres? E, finalmente, quem intercedia - quando havia intercessores – esses feitos milagrosos?The belief in miraculous events was very common among the people of colonial Brazil. One of the central actors of this practice was the intercessors, who acted as a kind of "bridge" between God and the faithful, questioning the first in the name of the second. The proof of the expressiveness of this belief is the number of times miraculous events were cited in the various Portuguese-language writings produced during the colonial period, indicating that the miraculous event was a common part of the daily life of various settlers. Many of the miracle middlemen were saints already known in the Christian world; however, from the the sixteenth century onwards, but more significantly in the early seventeenth century, the martyrs and distinguished men of the colonization process began to appear in the narratives as the performers of miraculous portents. Such a presence grew notably throughout the century, but at the turn of the Six Hundred to the Seven Hundred, there was a new change: the gradual diminution of miraculous narratives with mention of martyrs and men of distinction of miracle workers. The purpose of this research is to understand these variations, through some questions posed to the documentation of the time (16th, 17th and 18th centuries): what belief in miracles represented in the daily lives of people in a markedly religious era, such as the colonial period of the Brazil? What was the meaning of miracle? Through whom and by what means about the miracles disseminated in colonial society? Who performed the miracles? Who received them? Were there privileged places and moments of miraculous occurrences? What were the main types of miracles? And, finally, who interceded - when there were intercessors - these miraculous deeds?Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)2018/16380-0001Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Semeão, Lucas de Almeida2020-05-29T18:04:39Z2020-05-29T18:04:39Z2020-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19267400093153433004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:37:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192674Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:51:55.405234Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
Miracles in Brazil (16th to 18th centuries)
title Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
spellingShingle Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
Semeão, Lucas de Almeida
Catolicismo no Brasil
Religiosidade no Brasil colônia
Igreja no Brasil
Catholicism in Brazil
Religiosity in the colony Brazil
Church in Brazil
title_short Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
title_full Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
title_fullStr Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
title_full_unstemmed Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
title_sort Milagres no Brasil (séculos XVI-XVIII)
author Semeão, Lucas de Almeida
author_facet Semeão, Lucas de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Semeão, Lucas de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Catolicismo no Brasil
Religiosidade no Brasil colônia
Igreja no Brasil
Catholicism in Brazil
Religiosity in the colony Brazil
Church in Brazil
topic Catolicismo no Brasil
Religiosidade no Brasil colônia
Igreja no Brasil
Catholicism in Brazil
Religiosity in the colony Brazil
Church in Brazil
description A crença em eventos miraculosos foi muito comum entre as gentes do Brasil dos tempos da colônia. Um dos atores centrais dessa prática foram os intercessores, homens que atuavam como uma espécie de “ponte” entre Deus e os fiéis, interpelando o primeiro em nome dos segundos. A prova da expressividade desta crença é a quantidade de vezes em que acontecimentos milagrosos foram citados nos diversos escritos em língua portuguesa, produzidos durante o período colonial, indicando que o evento milagroso era parte corriqueira do cotidiano de diversos colonos. Muitos dos intermediadores de milagres eram santos e santas já conhecidos no mundo cristão, entretanto, a partir do século XVI, mas de maneira mais significativa, no início do XVII, os mártires e varões insignes do processo de colonização passaram a aparecer, nas narrativas, como realizadores de portentos miraculosos. Tal presença cresceu notadamente ao longo do século, todavia, na virada do Seiscentos para o Setecentos, houve uma nova alteração: a diminuição gradual das narrativas milagrosas com menções a mártires e varões insignes e a diversificação dos agentes do milagre. O objetivo desta pesquisa é compreender essas variações, por meio de algumas questões colocadas à documentação da época (séculos XVI, XVII e XVIII): o que a crença nos milagres representou no cotidiano das pessoas, em uma época marcadamente religiosa, como o período colonial do Brasil? O que era entendido como um milagre? Através de quem e por quais meios os saberes acerca do milagre foram difundidos na sociedade colonial? Quem realizava os milagres? Quem os recebia? Havia lugares e momentos privilegiados de ocorrências milagrosas? Quais foram os principais tipos de milagres? E, finalmente, quem intercedia - quando havia intercessores – esses feitos milagrosos?
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29T18:04:39Z
2020-05-29T18:04:39Z
2020-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192674
000931534
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/192674
identifier_str_mv 000931534
33004072013P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129559559667712