Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139955
Resumo: Na prática da leitura, a atitude do leitor é determinada pelo tipo de texto com que se enfrenta ao decodificá-lo: reconhece a tipologia textual; ativa estratégias; infere; supõe; busca correlações lógicas, textuais, culturais; compreende; interpreta. considerando-o como agente que participa da elaboração do sentido da obra e, pensando no leitor do novo milênio e em sua relação com a internet, nos perguntamos de que maneira o ambiente virtual (de conteúdos coloridos, intermitentes e sonoros), poderia contribuir no contexto didático-pedagógico como ferramenta de apoio para a exploração de textos literários. na pluralidade de instrumentos do universo digital, em que surge um mar de inovações tecnológicas diretamente relacionadas ao processo de aquisição e construção do conhecimento, buscamos refletir sobre as possibilidades de aliar uma abordagem mais interativa à leitura dos clássicos literários, fazendo uso da ludicidade e da internet, de modo a despertar o interesse pela leitura e contribuir para o desenvolvimento das habilidades de apreciação artística e capacidade de leitura dos alunos. nesta comunicação, apresentaremos um relato de nossa experiência no projeto era uma vez... a literatura na sala de aula, cuja metodologia consiste, em linhas gerais, na intervenção no quotidiano de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, a partir da leitura de obras consagradas da literatura mundial. discutiremos algumas atividades desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais, expandindo a exploração dos textos literários para outros conteúdos curriculares por meio da interdisciplinaridade entre língua, cultura, geografia e história, fazendo do ato de leitura um recurso pedagógico que contribui de forma transversal para a educação dos leitores.
id UNSP_e04b73ab744c0f3f0a1ae6465cfd85d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139955
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literáriosLeituraLiteraturaInternetNa prática da leitura, a atitude do leitor é determinada pelo tipo de texto com que se enfrenta ao decodificá-lo: reconhece a tipologia textual; ativa estratégias; infere; supõe; busca correlações lógicas, textuais, culturais; compreende; interpreta. considerando-o como agente que participa da elaboração do sentido da obra e, pensando no leitor do novo milênio e em sua relação com a internet, nos perguntamos de que maneira o ambiente virtual (de conteúdos coloridos, intermitentes e sonoros), poderia contribuir no contexto didático-pedagógico como ferramenta de apoio para a exploração de textos literários. na pluralidade de instrumentos do universo digital, em que surge um mar de inovações tecnológicas diretamente relacionadas ao processo de aquisição e construção do conhecimento, buscamos refletir sobre as possibilidades de aliar uma abordagem mais interativa à leitura dos clássicos literários, fazendo uso da ludicidade e da internet, de modo a despertar o interesse pela leitura e contribuir para o desenvolvimento das habilidades de apreciação artística e capacidade de leitura dos alunos. nesta comunicação, apresentaremos um relato de nossa experiência no projeto era uma vez... a literatura na sala de aula, cuja metodologia consiste, em linhas gerais, na intervenção no quotidiano de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, a partir da leitura de obras consagradas da literatura mundial. discutiremos algumas atividades desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais, expandindo a exploração dos textos literários para outros conteúdos curriculares por meio da interdisciplinaridade entre língua, cultura, geografia e história, fazendo do ato de leitura um recurso pedagógico que contribui de forma transversal para a educação dos leitores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]2016-06-28T17:32:20Z2016-06-28T17:32:20Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4111-4121application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4111-41219708-2011http://hdl.handle.net/11449/139955ISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:09:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:40.224033Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
title Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
spellingShingle Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]
Leitura
Literatura
Internet
title_short Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
title_full Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
title_fullStr Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
title_full_unstemmed Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
title_sort Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários
author Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]
author_facet Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Internet
topic Leitura
Literatura
Internet
description Na prática da leitura, a atitude do leitor é determinada pelo tipo de texto com que se enfrenta ao decodificá-lo: reconhece a tipologia textual; ativa estratégias; infere; supõe; busca correlações lógicas, textuais, culturais; compreende; interpreta. considerando-o como agente que participa da elaboração do sentido da obra e, pensando no leitor do novo milênio e em sua relação com a internet, nos perguntamos de que maneira o ambiente virtual (de conteúdos coloridos, intermitentes e sonoros), poderia contribuir no contexto didático-pedagógico como ferramenta de apoio para a exploração de textos literários. na pluralidade de instrumentos do universo digital, em que surge um mar de inovações tecnológicas diretamente relacionadas ao processo de aquisição e construção do conhecimento, buscamos refletir sobre as possibilidades de aliar uma abordagem mais interativa à leitura dos clássicos literários, fazendo uso da ludicidade e da internet, de modo a despertar o interesse pela leitura e contribuir para o desenvolvimento das habilidades de apreciação artística e capacidade de leitura dos alunos. nesta comunicação, apresentaremos um relato de nossa experiência no projeto era uma vez... a literatura na sala de aula, cuja metodologia consiste, em linhas gerais, na intervenção no quotidiano de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, a partir da leitura de obras consagradas da literatura mundial. discutiremos algumas atividades desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais, expandindo a exploração dos textos literários para outros conteúdos curriculares por meio da interdisciplinaridade entre língua, cultura, geografia e história, fazendo do ato de leitura um recurso pedagógico que contribui de forma transversal para a educação dos leitores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:20Z
2016-06-28T17:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4111-4121
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139955
ISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139955
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4111-4121
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4111-4121
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128504059920384