Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletto, Adriana [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90948
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi explorar e analisar o engajamento discursivo, assim como as concepções de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, de alunos de um curso técnico durante os processos argumentativos em sala de aula. Para realização da proposta foi necessária a elaboração de um minicurso intitulado de Eficiência Energética. o material didático era composto por vídeos, textos da área e situações problemas, os quais envolviam as dimensões científica, social, política, tecnológica e ambiental. Para a análise dos dados utilizou-se da abordagem metodológica da pragmadialética e com base nessa perspectiva buscou-se analisar os atos de fala de cada participante, como estes interagiam um para com o outro, os pontos de vista defendidos individualmente, assim como as justificativas desenvolvidas em cada um destes e os estágios pelo qual a discussão passou. Neste contexto, percebemos indícios de redução da socialização comunicativa e, por conseguinte do engajamento discursivo. Esse interesse estratégico já denuncia que não houve uma simetria de oportunidade de falas. Outro ponto importante a ser observado é o contexto superficial de perfuntas e respostas e que, mesmo com as tentativas de incentivar a tematização dos seus atos de falas essas recaem em teorizações estratégicas de um ou mais alunos. Ao concebermos que uso da linguagem possui um ato intencional, em determinado contexto, o protagonista necessita entender que possui um compromisso público ao uso, e compreender que há necessidade de se relacionar com as pessoas daquele contexto. De fato, esses fundamentos são princípios básicos das interações sociais entre os indivíduos. Quanto às relações CTSA os alunos reconhecem o impacto que os artefatos tecnológicos podem provocar, na sociedade, perdas nas tradições culturais, na criatividade, além do banimento das interações sociais
id UNSP_e0571550ae4b3defa50678c11f9ceb0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90948
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolarLinguagemDiscussões e debatesEnsino de ciênciasPragmadialéticaScience educationLanguageArgumentationPragma-dialecticalO objetivo do presente trabalho foi explorar e analisar o engajamento discursivo, assim como as concepções de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, de alunos de um curso técnico durante os processos argumentativos em sala de aula. Para realização da proposta foi necessária a elaboração de um minicurso intitulado de Eficiência Energética. o material didático era composto por vídeos, textos da área e situações problemas, os quais envolviam as dimensões científica, social, política, tecnológica e ambiental. Para a análise dos dados utilizou-se da abordagem metodológica da pragmadialética e com base nessa perspectiva buscou-se analisar os atos de fala de cada participante, como estes interagiam um para com o outro, os pontos de vista defendidos individualmente, assim como as justificativas desenvolvidas em cada um destes e os estágios pelo qual a discussão passou. Neste contexto, percebemos indícios de redução da socialização comunicativa e, por conseguinte do engajamento discursivo. Esse interesse estratégico já denuncia que não houve uma simetria de oportunidade de falas. Outro ponto importante a ser observado é o contexto superficial de perfuntas e respostas e que, mesmo com as tentativas de incentivar a tematização dos seus atos de falas essas recaem em teorizações estratégicas de um ou mais alunos. Ao concebermos que uso da linguagem possui um ato intencional, em determinado contexto, o protagonista necessita entender que possui um compromisso público ao uso, e compreender que há necessidade de se relacionar com as pessoas daquele contexto. De fato, esses fundamentos são princípios básicos das interações sociais entre os indivíduos. Quanto às relações CTSA os alunos reconhecem o impacto que os artefatos tecnológicos podem provocar, na sociedade, perdas nas tradições culturais, na criatividade, além do banimento das interações sociaisThe objective of this study was to explore and analyze the discursive engagement of students in a technical course in the argumentative process in the classroom. For realization of the proposal was necessary to prepare a mini-course on Energy Efficiency. The material consisted of vídeos, texts of the area problems and situations, which envolved the dimensions scientific, economic, social, political, environmental and technology. For data analysis was used to approch the pragma-dialetical perspective and based on that sought to examine the acts of speech of each participant as they interact with one another, the views held by each, thus as justifictions developed by each of the stages and for which the discussion started. In this context, we observe evidence of reduced communicative socialization and therefore discursive engagement. Another important point to note is the superficial context of questions and answers, and that even with attempts to promote explanations about the themes, their speech acts fall into one or more strategic actions of students. The strategic interest already complained that there wasn't symmetry of opportunities to talk. We understand that language use has an intentional act, in certain contexts, the protagonist needs to understand that has a public commitment to use, and understand that there is a need to relate to people in that context. In fact, these fundamentals are basic principles of social interactions among individuals. About CTSA relations students recognize the impact that technological artifacts may result in society, losses in cultural traditions, creativity, and the banishment of social interactionsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortoletto, Adriana [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2009-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f. : tabs.application/pdfBORTOLETTO, Adriana. Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar. 2009. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90948000631663bortoletto_a_me_bauru.pdf33004056079P041825469269333010000-0002-7249-8835Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:17:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90948Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-08T06:17:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
title Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
spellingShingle Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
Bortoletto, Adriana [UNESP]
Linguagem
Discussões e debates
Ensino de ciências
Pragmadialética
Science education
Language
Argumentation
Pragma-dialectical
title_short Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
title_full Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
title_fullStr Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
title_full_unstemmed Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
title_sort Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
author Bortoletto, Adriana [UNESP]
author_facet Bortoletto, Adriana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletto, Adriana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Discussões e debates
Ensino de ciências
Pragmadialética
Science education
Language
Argumentation
Pragma-dialectical
topic Linguagem
Discussões e debates
Ensino de ciências
Pragmadialética
Science education
Language
Argumentation
Pragma-dialectical
description O objetivo do presente trabalho foi explorar e analisar o engajamento discursivo, assim como as concepções de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, de alunos de um curso técnico durante os processos argumentativos em sala de aula. Para realização da proposta foi necessária a elaboração de um minicurso intitulado de Eficiência Energética. o material didático era composto por vídeos, textos da área e situações problemas, os quais envolviam as dimensões científica, social, política, tecnológica e ambiental. Para a análise dos dados utilizou-se da abordagem metodológica da pragmadialética e com base nessa perspectiva buscou-se analisar os atos de fala de cada participante, como estes interagiam um para com o outro, os pontos de vista defendidos individualmente, assim como as justificativas desenvolvidas em cada um destes e os estágios pelo qual a discussão passou. Neste contexto, percebemos indícios de redução da socialização comunicativa e, por conseguinte do engajamento discursivo. Esse interesse estratégico já denuncia que não houve uma simetria de oportunidade de falas. Outro ponto importante a ser observado é o contexto superficial de perfuntas e respostas e que, mesmo com as tentativas de incentivar a tematização dos seus atos de falas essas recaem em teorizações estratégicas de um ou mais alunos. Ao concebermos que uso da linguagem possui um ato intencional, em determinado contexto, o protagonista necessita entender que possui um compromisso público ao uso, e compreender que há necessidade de se relacionar com as pessoas daquele contexto. De fato, esses fundamentos são princípios básicos das interações sociais entre os indivíduos. Quanto às relações CTSA os alunos reconhecem o impacto que os artefatos tecnológicos podem provocar, na sociedade, perdas nas tradições culturais, na criatividade, além do banimento das interações sociais
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-26
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORTOLETTO, Adriana. Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar. 2009. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90948
000631663
bortoletto_a_me_bauru.pdf
33004056079P0
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
identifier_str_mv BORTOLETTO, Adriana. Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar. 2009. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000631663
bortoletto_a_me_bauru.pdf
33004056079P0
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
url http://hdl.handle.net/11449/90948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649926617366528