Educação do/no campo: o ser professor dos anos iniciais na região do Pontal do Paranapanema - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faccioli, Izabela Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216022
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Educação do/no campo: o ser professor dos anos iniciais na região do Pontal do Paranapanema – SP”, processo 2019/15160-0, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), teve como objetivo geral analisar o significado de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola no campo, na região do Pontal do Paranapanema/SP. Os objetivos específicos foram compreender o conceito de escola no e do campo; analisar as produções acadêmicas nessa temática; mapear as escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental que se caracterizam como Educação do Campo na região do Pontal do Paranapanema; traçar o perfil dos professores de uma escola no campo; e refletir sobre o ser professor no contexto campesino. O referencial teórico assumido envolveu estudos sobre: Educação do Campo; escola no/do campo; (ARROYO; CALDART; MOLINA; FERNANDES), atuação docente (FREIRE; SILVEIRA; LIBÂNEO, OLIVERIA, TOSCHI). Esta pesquisa teve abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes foram professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola localizada em um assentamento rural de Mirante do Paranapanema/SP. A primeira etapa metodológica da pesquisa teve como objetivo definir os conceitos de escola no/do campo, a partir de uma revisão bibliográfica. Em seguida, realizamos um mapeamento das escolas rurais do estado de São Paulo pelo Censo Escolar (2017). Na terceira, aplicamos um questionário ao conjunto de cinco professoras dos anos iniciais. Na quarta etapa realizamos entrevistas semiestruturadas com três das cinco professoras, para refletir sobre ser professora em uma escola no campo. Analisamos as entrevistas a partir da codificação, categorização e teorização (ARAÚJO-OLIVEIRA, 2010). O presente estudo reafirma a necessidade da construção coletiva de escolas no/do campo que contemplem os modos campesinos de viver e existir e valorize a identidade dos alunos. Identificamos que as professoras possuem um papel fundamental no rompimento da cultura urbanocêntrica ainda presente nas escolas localizadas em assentamentos rurais. Consideramos que para elas, o significado de ser professora em uma escola no campo está voltado ao amor e gratidão pela profissão. Ser professora na E.E Fazenda São Bento é buscar ressignificar suas práticas, incentivar seus alunos a sonharem e buscarem por formação; cumprir papéis para além da docência; enfrentar desafios de uma realidade desvalorizada, como falta de material e problemas com transporte público e permanecer firme, comprometendo-se todos os dias.
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Os objetivos específicos foram compreender o conceito de escola no e do campo; analisar as produções acadêmicas nessa temática; mapear as escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental que se caracterizam como Educação do Campo na região do Pontal do Paranapanema; traçar o perfil dos professores de uma escola no campo; e refletir sobre o ser professor no contexto campesino. O referencial teórico assumido envolveu estudos sobre: Educação do Campo; escola no/do campo; (ARROYO; CALDART; MOLINA; FERNANDES), atuação docente (FREIRE; SILVEIRA; LIBÂNEO, OLIVERIA, TOSCHI). Esta pesquisa teve abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes foram professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola localizada em um assentamento rural de Mirante do Paranapanema/SP. A primeira etapa metodológica da pesquisa teve como objetivo definir os conceitos de escola no/do campo, a partir de uma revisão bibliográfica. Em seguida, realizamos um mapeamento das escolas rurais do estado de São Paulo pelo Censo Escolar (2017). Na terceira, aplicamos um questionário ao conjunto de cinco professoras dos anos iniciais. Na quarta etapa realizamos entrevistas semiestruturadas com três das cinco professoras, para refletir sobre ser professora em uma escola no campo. Analisamos as entrevistas a partir da codificação, categorização e teorização (ARAÚJO-OLIVEIRA, 2010). O presente estudo reafirma a necessidade da construção coletiva de escolas no/do campo que contemplem os modos campesinos de viver e existir e valorize a identidade dos alunos. Identificamos que as professoras possuem um papel fundamental no rompimento da cultura urbanocêntrica ainda presente nas escolas localizadas em assentamentos rurais. Consideramos que para elas, o significado de ser professora em uma escola no campo está voltado ao amor e gratidão pela profissão. Ser professora na E.E Fazenda São Bento é buscar ressignificar suas práticas, incentivar seus alunos a sonharem e buscarem por formação; cumprir papéis para além da docência; enfrentar desafios de uma realidade desvalorizada, como falta de material e problemas com transporte público e permanecer firme, comprometendo-se todos os dias.The Course Completion Work entitled: "Education of/in the field: being a teacher in the early years in the region of Pontal do Paranapanema - SP", process 2019/15160-0, funded by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), had as general objective to analyze the meaning of being a teacher in the early years of Elementary School in a school in the countryside, in the region of Pontal do Paranapanema/SP. The specific objectives were to understand the concept of school in and of the countryside; to analyze the academic productions on this theme; to map the schools of the initial years of Elementary School that are characterized as Rural Education in the Pontal do Paranapanema region; to trace the profile of the teachers of a school in the countryside; and to reflect on being a teacher in the rural context. The assumed theoretical framework involved studies on: Rural Education; school in/from the countryside; (ARROYO; CALDART; MOLINA; FERNANDES), teaching performance (FREIRE; SILVEIRA; LIBÂNEO, OLIVERIA, TOSCHI). This research had a qualitative approach. The participating subjects were teachers from the early years of Elementary School at a school located in a rural settlement in Mirante do Paranapanema/SP. The first methodological stage of the research aimed to define the concepts of school in/from the field, based on a literature review. Then, we carried out a mapping of rural schools in the state of São Paulo by the School Census (2017). In the third, we applied a questionnaire to the set of five teachers of the initial years. In the fourth stage, we carried out semi-structured interviews with three of the five teachers, to reflect on being a teacher in a school in the countryside. We analyzed the interviews based on coding, categorization and theorization (ARAÚJO-OLIVEIRA, 2010). The present study reaffirms the need for the collective construction of schools in/from the countryside that contemplate the peasant ways of living and existing and valuing the identity of students. We identified that teachers have a fundamental role in breaking the urban-centric culture still present in schools located in rural settlements. We consider that for them, the meaning of being a teacher in a school in the countryside is focused on love and gratitude for the profession. Being a teacher at E.E Fazenda São Bento means trying to re-signify your practices, encouraging your students to dream and seek training; fulfill roles beyond teaching; face challenges of a devalued reality, such as lack of material and problems with public transport and remain firm, committing yourself every day.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/15160-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faccioli, Izabela Cruz2022-01-24T11:31:40Z2022-01-24T11:31:40Z2021-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:07:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:00:49.064041Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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