O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Fabiana Alvarenga
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210886
Resumo: A partir da década de 90, em conformidade com o neoliberalismo, os princípios da Nova Gestão Pública adentram o setor público com seus critérios de eficácia, eficiência e produtividade, trazendo transformações para o campo educacional. Nesse contexto, nas políticas educacionais brasileiras, há um fortalecimento da avaliação que assume um papel central, com o objetivo de averiguar se houve melhoria da qualidade educacional, passando a servir de mecanismo de controle e responsabilização (ou accountability) dos profissionais da educação. No ano de 2006 é apresentado o PL 7420/2006, de autoria da Deputada Raquel Teixeira que dispõe sobre a qualidade educacional e a responsabilidade na sua promoção, o que demonstra, aparentemente, a preocupação com a garantia da oferta de educação de qualidade, de forma que emergiram as seguintes questões: Quais são as intenções do PL 7420/2006? Caso seja sancionado, quais são as implicações do referido projeto para o campo educacional? A investigação realizada está inserida na abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica e a análise de conteúdo, de forma que buscamos trazer não apenas o que está explícito, mas também o conteúdo implícito em documentos oficiais federais, com ênfase no Projeto de Lei 7420/2006 e seus Substitutivos. Os resultados evidenciaram que há um movimento de disputa de concepções hegemônicas e contra hegemônicas, em que o desfecho pode acarretar uma concepção reducionista de qualidade educacional e uma concepção de accountability pautada na culpabilização dos profissionais do magistério, em virtude da lógica gerencialista que os perpassa.
id UNSP_e076ddbf5b09884845f946f800ad1255
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/210886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidadesThe educational responsibility law (PL 7420/2006) and accountability in brazilian education: apparent possibilities and real intentionalitiesAccountabilityLarge-scale assessmentEducational qualityResponsabilizaçãoAvaliação em larga escalaQualidade educacionalA partir da década de 90, em conformidade com o neoliberalismo, os princípios da Nova Gestão Pública adentram o setor público com seus critérios de eficácia, eficiência e produtividade, trazendo transformações para o campo educacional. Nesse contexto, nas políticas educacionais brasileiras, há um fortalecimento da avaliação que assume um papel central, com o objetivo de averiguar se houve melhoria da qualidade educacional, passando a servir de mecanismo de controle e responsabilização (ou accountability) dos profissionais da educação. No ano de 2006 é apresentado o PL 7420/2006, de autoria da Deputada Raquel Teixeira que dispõe sobre a qualidade educacional e a responsabilidade na sua promoção, o que demonstra, aparentemente, a preocupação com a garantia da oferta de educação de qualidade, de forma que emergiram as seguintes questões: Quais são as intenções do PL 7420/2006? Caso seja sancionado, quais são as implicações do referido projeto para o campo educacional? A investigação realizada está inserida na abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica e a análise de conteúdo, de forma que buscamos trazer não apenas o que está explícito, mas também o conteúdo implícito em documentos oficiais federais, com ênfase no Projeto de Lei 7420/2006 e seus Substitutivos. Os resultados evidenciaram que há um movimento de disputa de concepções hegemônicas e contra hegemônicas, em que o desfecho pode acarretar uma concepção reducionista de qualidade educacional e uma concepção de accountability pautada na culpabilização dos profissionais do magistério, em virtude da lógica gerencialista que os perpassa.Beginning in the 1990s and in compliance with neoliberalism, the principles of New Public Management has been spreading through the public sector embedding its criteria of effectiveness, efficiency and productivity, introducing changes to the educational field. In this context, within the Brazilian educational policies, there is a strengthening in the use of assessments, prompting them to assume a central role with the goals of assuring whether there has been improvement of educational quality, working as a mechanism for control purposes and accountability over educational professionals. In 2006, PL 7420/2006 bill was proposed by congresswoman Raquel Teixeira, where it states about educational quality and gets held accountable for its promotion, which apparently shows great concern about assuring the provision of quality education, in such a way that the following questions arose: what are the real intentions behind the PL 7420/2006 bill? In case it happens to pass, what are the implications of the aforementioned bill for the educational field? This investigation was carried out under qualitative approach using documentary and bibliographic research as well as content analysis, in such a way that we sought to bring out not only what is explicit, but also the implicit contents in federal official documents, with emphasis on the PL 7420/2006 bill and its substitutes. The results showed an ongoing movement of dispute between hegemonic and counter-hegemonic conceptions, where the outcomes might result in a reductionist conception of educational quality and a conception of accountability based on blameworthiness of teaching professionals due to the management philosophy which permeates them.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filipe, Fabiana Alvarenga2021-06-30T12:27:01Z2021-06-30T12:27:01Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21088633004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:12:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:19:14.425263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
The educational responsibility law (PL 7420/2006) and accountability in brazilian education: apparent possibilities and real intentionalities
title O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
spellingShingle O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
Filipe, Fabiana Alvarenga
Accountability
Large-scale assessment
Educational quality
Responsabilização
Avaliação em larga escala
Qualidade educacional
title_short O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
title_full O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
title_fullStr O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
title_full_unstemmed O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
title_sort O projeto de lei de responsabilidade educacional (PL 7420/2006) e accountability na educação brasileira: aparentes possibilidades e reais intencionalidades
author Filipe, Fabiana Alvarenga
author_facet Filipe, Fabiana Alvarenga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Fabiana Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Accountability
Large-scale assessment
Educational quality
Responsabilização
Avaliação em larga escala
Qualidade educacional
topic Accountability
Large-scale assessment
Educational quality
Responsabilização
Avaliação em larga escala
Qualidade educacional
description A partir da década de 90, em conformidade com o neoliberalismo, os princípios da Nova Gestão Pública adentram o setor público com seus critérios de eficácia, eficiência e produtividade, trazendo transformações para o campo educacional. Nesse contexto, nas políticas educacionais brasileiras, há um fortalecimento da avaliação que assume um papel central, com o objetivo de averiguar se houve melhoria da qualidade educacional, passando a servir de mecanismo de controle e responsabilização (ou accountability) dos profissionais da educação. No ano de 2006 é apresentado o PL 7420/2006, de autoria da Deputada Raquel Teixeira que dispõe sobre a qualidade educacional e a responsabilidade na sua promoção, o que demonstra, aparentemente, a preocupação com a garantia da oferta de educação de qualidade, de forma que emergiram as seguintes questões: Quais são as intenções do PL 7420/2006? Caso seja sancionado, quais são as implicações do referido projeto para o campo educacional? A investigação realizada está inserida na abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica e a análise de conteúdo, de forma que buscamos trazer não apenas o que está explícito, mas também o conteúdo implícito em documentos oficiais federais, com ênfase no Projeto de Lei 7420/2006 e seus Substitutivos. Os resultados evidenciaram que há um movimento de disputa de concepções hegemônicas e contra hegemônicas, em que o desfecho pode acarretar uma concepção reducionista de qualidade educacional e uma concepção de accountability pautada na culpabilização dos profissionais do magistério, em virtude da lógica gerencialista que os perpassa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T12:27:01Z
2021-06-30T12:27:01Z
2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/210886
33004137064P2
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
url http://hdl.handle.net/11449/210886
identifier_str_mv 33004137064P2
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128790452240384