A carpoteca como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de morfologia de frutos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus, Lucas Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191953
Resumo: As coleções biológicas têm se mostrado muito importantes no processo de geração de conhecimento e, portanto, desempenham um papel fundamental na aprendizagem / ensino. A carpoteca, uma coleção de frutos preparada, apóia estudos taxonômicos, ecológicos e fisiológicos nos campos da botânica econômica, etnobotânica e em todas as atividades científicas de conservação das floras locais. A preparação de uma carpoteca requer conhecimento sobre a ampla diversidade morfológica de frutos e sementes e a terminologia apropriada para sua classificação. É preciso também saber como coletar, conservar e organizar o material e como usá-lo de maneira didática. O objetivo do presente estudo foi preparar uma coleta de frutos de plantas do Jardim Botânico do IBB-UNESP, cidade de Botucatu, no período de dezembro de 2018 a setembro de 2019. As coletas foram realizadas em trilhas pedestres no jardim. O material coletado foi medido com paquímetro digital, pesado em balança de precisão e fotografado em papel quadriculado para verificar o tamanho dos frutos. A conservação dos frutos carnosos foi realizada em meio líquido em recipientes de vidro com álcool a 70% e glicerina, e os frutos secos em recipientes de vidro contendo sílica (após secagem em estufa a 60 ° C). Todas as espécies nos frutos foram coletadas e identificadas. No total, 69 espécies de 36 famílias foram encontradas, reunidas e estudadas. As Fabaceae eram a família com a maioria das espécies ocorrendo. Em geral, predominaram os frutos polispérmicos e indeiscentes, com síndromes de dispersão zoocórica. Um atlas com descrições e ilustrações das plantas coletadas e seus frutos (“Carpoatlas”) mostra a variabilidade dos frutos das plantas estudadas. O atlas e o material coletado foram depositados no Jardim Botânico de Botucatu e no herbário BOTU para fins didáticos e, assim, familiarizar os alunos com a diversidade de frutos.
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