Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodoni, Patrícia Soares Baltazar [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97484
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar os comportamentos de uma professora de educação infantil de avaliar o repertório comportamental inicial dos alunos. Com base nos resultados desta investigação buscou-se testar um curso de formação sobre comportamentos de avaliar repertório comportamental inicial, que possibilitasse à professora a aprendizagem de comportamentos e procedimentos necessários para a realização da avaliação inicial do repertório dos alunos na área de Linguagem Oral e Escrita. A coleta de dados foi realizada em três etapas: Etapa 1 (Fase 1 - entrevista I; Fase 2 - filmagens da interação professora e alunos). Etapa 2, (curso de formação sobre comportamentos de avaliar repertório comportamental inicial) e Etapa 3 (Fase1 - filmagens da interação professora e alunos e Fase 2 - entrevista II). Verificou-se na Etapa 1 da coleta de dados que a professora emitiu vários comportamentos de avaliar, no entanto, estes pareciam ocorrer independentemente dos comportamentos dos alunos. Observou-se também certa discrepância entre o relato verbal da professora sobre conceitos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e a análise das suas práticas, evidenciando algumas lacunas no repertório de conhecimentos teóricos sobre o ensino em educação infantil. O curso foi elaborado a partir do repertório inicial da professora observados na Etapa 1 (Fase 1 e 2) e consistiu em 10 encontros de 3h cada, perfazendo um total de 30h, cujo objetivo foi ensinar a professora a realizar a avaliação do repertório comportamental inicial dos alunos na área de linguagem oral e escrita. Para o desenvolvimento do curso foram selecionados alguns temas e procedimentos de ensino como: modelagem, modelação, apresentação de instruções, dentre outros.
id UNSP_e0bd2c6dcdd4dc988dbe2ca3eefb99d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97484
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantilProfessores - FormaçãoEducação de criançasO objetivo dessa pesquisa foi investigar os comportamentos de uma professora de educação infantil de avaliar o repertório comportamental inicial dos alunos. Com base nos resultados desta investigação buscou-se testar um curso de formação sobre comportamentos de avaliar repertório comportamental inicial, que possibilitasse à professora a aprendizagem de comportamentos e procedimentos necessários para a realização da avaliação inicial do repertório dos alunos na área de Linguagem Oral e Escrita. A coleta de dados foi realizada em três etapas: Etapa 1 (Fase 1 - entrevista I; Fase 2 - filmagens da interação professora e alunos). Etapa 2, (curso de formação sobre comportamentos de avaliar repertório comportamental inicial) e Etapa 3 (Fase1 - filmagens da interação professora e alunos e Fase 2 - entrevista II). Verificou-se na Etapa 1 da coleta de dados que a professora emitiu vários comportamentos de avaliar, no entanto, estes pareciam ocorrer independentemente dos comportamentos dos alunos. Observou-se também certa discrepância entre o relato verbal da professora sobre conceitos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e a análise das suas práticas, evidenciando algumas lacunas no repertório de conhecimentos teóricos sobre o ensino em educação infantil. O curso foi elaborado a partir do repertório inicial da professora observados na Etapa 1 (Fase 1 e 2) e consistiu em 10 encontros de 3h cada, perfazendo um total de 30h, cujo objetivo foi ensinar a professora a realizar a avaliação do repertório comportamental inicial dos alunos na área de linguagem oral e escrita. Para o desenvolvimento do curso foram selecionados alguns temas e procedimentos de ensino como: modelagem, modelação, apresentação de instruções, dentre outros.The purpose of this study was to investigate the behaviors of a Preschool teacher to evaluate the initial behavioral repertory of the students. On the basis of these research results, we have investigated to try a Formation Course about behaviors to evaluate initial behavioral repertory, which could enable the teacher to the learning of behaviors and important procedures to the accomplishment of the initial evaluation of the repertory of the students in the Oral and Writing Language area. The data collection was accomplished in three stages: Stage 1 (Phase 1 - interview I; Phase 2 - filming of the teachers and students interaction). Stage 2 (formation course about behaviors to evaluate initial behavioral repertory) and Stage 3 (Phase 1 - filming of the teachers and students interaction, and Phase 2 - interview II). In the Stage 1 of the data collection, we could verify that a teacher demonstrated many behaviors of evaluation, however, these behaviors seemed to happen independently of the behaviors of the students. We also could observe a certain discrepancy between the verbal report about concepts related to the process of the teaching and learning, and the analyses of the practices of the teacher. Thus, it became evident that there were some omissions in her repertory of theoretical knowledge about the teaching in Preschool Education. The course was elaborated from the initial repertory of the teacher observed in Stage 1 (Phase I and II) and it consisted in ten meetings with three hours each, totalizing 30 hours, which the purpose was to train the teacher to accomplish the evaluation of the initial behavioral repertory of the students in the Oral and Writing Language area. To develop the course, we selected some themes and procedures of teaching, such as: modeling, modulation, presentation of instructions, and other similar things. During the course, it was possible to verify the changing in the speech of the teacher about the selected themes.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalcanti, Maria Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bodoni, Patrícia Soares Baltazar [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2008-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis271 f. : il.application/pdfBODONI, Patrícia Soares Baltazar. Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil. 2008. 271 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/97484000553167bodoni_psb_me_bauru.pdf33004056085P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T06:23:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:04:07.165757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
title Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
spellingShingle Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
Bodoni, Patrícia Soares Baltazar [UNESP]
Professores - Formação
Educação de crianças
title_short Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
title_full Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
title_fullStr Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
title_full_unstemmed Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
title_sort Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil
author Bodoni, Patrícia Soares Baltazar [UNESP]
author_facet Bodoni, Patrícia Soares Baltazar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Maria Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodoni, Patrícia Soares Baltazar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação de crianças
topic Professores - Formação
Educação de crianças
description O objetivo dessa pesquisa foi investigar os comportamentos de uma professora de educação infantil de avaliar o repertório comportamental inicial dos alunos. Com base nos resultados desta investigação buscou-se testar um curso de formação sobre comportamentos de avaliar repertório comportamental inicial, que possibilitasse à professora a aprendizagem de comportamentos e procedimentos necessários para a realização da avaliação inicial do repertório dos alunos na área de Linguagem Oral e Escrita. A coleta de dados foi realizada em três etapas: Etapa 1 (Fase 1 - entrevista I; Fase 2 - filmagens da interação professora e alunos). Etapa 2, (curso de formação sobre comportamentos de avaliar repertório comportamental inicial) e Etapa 3 (Fase1 - filmagens da interação professora e alunos e Fase 2 - entrevista II). Verificou-se na Etapa 1 da coleta de dados que a professora emitiu vários comportamentos de avaliar, no entanto, estes pareciam ocorrer independentemente dos comportamentos dos alunos. Observou-se também certa discrepância entre o relato verbal da professora sobre conceitos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e a análise das suas práticas, evidenciando algumas lacunas no repertório de conhecimentos teóricos sobre o ensino em educação infantil. O curso foi elaborado a partir do repertório inicial da professora observados na Etapa 1 (Fase 1 e 2) e consistiu em 10 encontros de 3h cada, perfazendo um total de 30h, cujo objetivo foi ensinar a professora a realizar a avaliação do repertório comportamental inicial dos alunos na área de linguagem oral e escrita. Para o desenvolvimento do curso foram selecionados alguns temas e procedimentos de ensino como: modelagem, modelação, apresentação de instruções, dentre outros.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-05
2014-06-11T19:29:00Z
2014-06-11T19:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BODONI, Patrícia Soares Baltazar. Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil. 2008. 271 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/97484
000553167
bodoni_psb_me_bauru.pdf
33004056085P0
identifier_str_mv BODONI, Patrícia Soares Baltazar. Efeitos de um curso de formação de professores sobre Avaliação nos Comportamentos de Avaliar de uma professora de educação infantil. 2008. 271 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000553167
bodoni_psb_me_bauru.pdf
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/97484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 271 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129487137669120