O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/106679 |
Resumo: | Com esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolar |
id |
UNSP_e104794723660bf03ba5c1c37b52de6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106679 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisasHabermas, Jurgen, 1929-Ensino a distânciaMoodle (Programa de computador)Ambientes virtuais compartilhadosEnsino gerenciado por computadorProfessores - FormaçãoDistance educationCom esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolarWithin this work we intend to investigate how the new information and communication technologies, as the Moodle and others web 2.0 resources, can contribute to the enhancement of the communicative action of a group of science teachers in process of pre-service and permanent education, taking part in a research group. For this purpose we adopt the Communicative Action Theory of Jürgen Habermas as the main theoretical and methodological framework, associated with the critical action research method e multiple case studies method. The data obtained through questionnaire, observation, audio recording, and interactions among people in the virtual environment suggest that, as face to face interactions, virtual communication mediated by computers equally submitted to systemic imperatives that limit the teacher's autonomy and action. That fact arose the importance of searching elements to fight this situation through the instauration of a process of institutionalization of the communicative rationality and the establishment of autonomous research groups in the scholar environmentUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]2014-06-11T19:35:46Z2014-06-11T19:35:46Z2013-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f. : il.application/pdfCARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/106679000718115carlos_jg_dr_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-24T06:13:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:58.280419Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
title |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
spellingShingle |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP] Habermas, Jurgen, 1929- Ensino a distância Moodle (Programa de computador) Ambientes virtuais compartilhados Ensino gerenciado por computador Professores - Formação Distance education |
title_short |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
title_full |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
title_fullStr |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
title_full_unstemmed |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
title_sort |
O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas |
author |
Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP] |
author_facet |
Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habermas, Jurgen, 1929- Ensino a distância Moodle (Programa de computador) Ambientes virtuais compartilhados Ensino gerenciado por computador Professores - Formação Distance education |
topic |
Habermas, Jurgen, 1929- Ensino a distância Moodle (Programa de computador) Ambientes virtuais compartilhados Ensino gerenciado por computador Professores - Formação Distance education |
description |
Com esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolar |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-26 2014-06-11T19:35:46Z 2014-06-11T19:35:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013. http://hdl.handle.net/11449/106679 000718115 carlos_jg_dr_bauru.pdf 33004056079P0 2571977671030681 |
identifier_str_mv |
CARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013. 000718115 carlos_jg_dr_bauru.pdf 33004056079P0 2571977671030681 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/106679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
245 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129289638379520 |