O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106679
Resumo: Com esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolar
id UNSP_e104794723660bf03ba5c1c37b52de6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106679
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisasHabermas, Jurgen, 1929-Ensino a distânciaMoodle (Programa de computador)Ambientes virtuais compartilhadosEnsino gerenciado por computadorProfessores - FormaçãoDistance educationCom esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolarWithin this work we intend to investigate how the new information and communication technologies, as the Moodle and others web 2.0 resources, can contribute to the enhancement of the communicative action of a group of science teachers in process of pre-service and permanent education, taking part in a research group. For this purpose we adopt the Communicative Action Theory of Jürgen Habermas as the main theoretical and methodological framework, associated with the critical action research method e multiple case studies method. The data obtained through questionnaire, observation, audio recording, and interactions among people in the virtual environment suggest that, as face to face interactions, virtual communication mediated by computers equally submitted to systemic imperatives that limit the teacher's autonomy and action. That fact arose the importance of searching elements to fight this situation through the instauration of a process of institutionalization of the communicative rationality and the establishment of autonomous research groups in the scholar environmentUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]2014-06-11T19:35:46Z2014-06-11T19:35:46Z2013-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f. : il.application/pdfCARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/106679000718115carlos_jg_dr_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-24T06:13:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:58.280419Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
title O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
spellingShingle O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]
Habermas, Jurgen, 1929-
Ensino a distância
Moodle (Programa de computador)
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino gerenciado por computador
Professores - Formação
Distance education
title_short O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
title_full O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
title_fullStr O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
title_full_unstemmed O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
title_sort O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas
author Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]
author_facet Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Jairo Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Habermas, Jurgen, 1929-
Ensino a distância
Moodle (Programa de computador)
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino gerenciado por computador
Professores - Formação
Distance education
topic Habermas, Jurgen, 1929-
Ensino a distância
Moodle (Programa de computador)
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino gerenciado por computador
Professores - Formação
Distance education
description Com esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-26
2014-06-11T19:35:46Z
2014-06-11T19:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/106679
000718115
carlos_jg_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
identifier_str_mv CARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
000718115
carlos_jg_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
url http://hdl.handle.net/11449/106679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 245 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129289638379520