Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203 http://hdl.handle.net/11449/106776 |
Resumo: | O presente artigo pretende contribuir para a discussão sobre o processo de organização escolar a partir dos conceitos de ciclos, progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, utilizou-se o resgate histórico, a análise dos documentos oficiais, bem como da literatura pertinente à temática para contextualização da origem dessas propostas e das concepções de avaliação subjacentes a elas. O texto procura esclarecer a questão dos ciclos, da progressão continuada e promoção/aprovação automática, buscando analisar de que modo essas idéias carregam, potencialmente, a possibilidade de os profissionais da educação rediscutirem a organização escolar e, implicitamente, as marcas das políticas educacionais que as propõe. |
id |
UNSP_e164b6ec9d16981c8f9138ae50b02eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106776 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussãoCycles, Continuous Progress, Automatic Promotion: contributions for the discussciclosprogressão continuadaaprovação automáticaavaliaçãopolítica educacionalO presente artigo pretende contribuir para a discussão sobre o processo de organização escolar a partir dos conceitos de ciclos, progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, utilizou-se o resgate histórico, a análise dos documentos oficiais, bem como da literatura pertinente à temática para contextualização da origem dessas propostas e das concepções de avaliação subjacentes a elas. O texto procura esclarecer a questão dos ciclos, da progressão continuada e promoção/aprovação automática, buscando analisar de que modo essas idéias carregam, potencialmente, a possibilidade de os profissionais da educação rediscutirem a organização escolar e, implicitamente, as marcas das políticas educacionais que as propõe.The present article aims to contribute for the discussion on the process of school organization starting from the concepts of cycles, continuous progress and automatic promotion. For that it was used the historical recover, the analysis of the official documents as well as of the literature that is pertinent to the subject, seeking the contextualization of the origin of those proposals and of the assessment conceptions that are underlying to them. The text tries to explain the subject of the cycles, of the continuous progress and automatic promotion/approval, analyzing how those ideas carry, potentially, the possibility of the professionals of the education possibility rediscuss the school organization and, implicitly, the marks of the education politics which propose them.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]2014-06-24T19:53:33Z2014-06-24T19:53:33Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 73.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106776ISSN1981-8106-2008-18-31-73-86.pdf4538018150038718Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:20:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106776Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:05.390700Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão Cycles, Continuous Progress, Automatic Promotion: contributions for the discuss |
title |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão |
spellingShingle |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão Bertagna, Regiane Helena [UNESP] ciclos progressão continuada aprovação automática avaliação política educacional |
title_short |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão |
title_full |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão |
title_fullStr |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão |
title_full_unstemmed |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão |
title_sort |
Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão |
author |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
author_facet |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciclos progressão continuada aprovação automática avaliação política educacional |
topic |
ciclos progressão continuada aprovação automática avaliação política educacional |
description |
O presente artigo pretende contribuir para a discussão sobre o processo de organização escolar a partir dos conceitos de ciclos, progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, utilizou-se o resgate histórico, a análise dos documentos oficiais, bem como da literatura pertinente à temática para contextualização da origem dessas propostas e das concepções de avaliação subjacentes a elas. O texto procura esclarecer a questão dos ciclos, da progressão continuada e promoção/aprovação automática, buscando analisar de que modo essas idéias carregam, potencialmente, a possibilidade de os profissionais da educação rediscutirem a organização escolar e, implicitamente, as marcas das políticas educacionais que as propõe. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2014-06-24T19:53:33Z 2014-06-24T19:53:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203 Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 73. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106776 ISSN1981-8106-2008-18-31-73-86.pdf 4538018150038718 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203 http://hdl.handle.net/11449/106776 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 73. 1981-8106 ISSN1981-8106-2008-18-31-73-86.pdf 4538018150038718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129176891293696 |