Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203
http://hdl.handle.net/11449/106776
Resumo: O presente artigo pretende contribuir para a discussão sobre o processo de organização escolar a partir dos conceitos de ciclos, progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, utilizou-se o resgate histórico, a análise dos documentos oficiais, bem como da literatura pertinente à temática para contextualização da origem dessas propostas e das concepções de avaliação subjacentes a elas. O texto procura esclarecer a questão dos ciclos, da progressão continuada e promoção/aprovação automática, buscando analisar de que modo essas idéias carregam, potencialmente, a possibilidade de os profissionais da educação rediscutirem a organização escolar e, implicitamente, as marcas das políticas educacionais que as propõe.
id UNSP_e164b6ec9d16981c8f9138ae50b02eb4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106776
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussãoCycles, Continuous Progress, Automatic Promotion: contributions for the discussciclosprogressão continuadaaprovação automáticaavaliaçãopolítica educacionalO presente artigo pretende contribuir para a discussão sobre o processo de organização escolar a partir dos conceitos de ciclos, progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, utilizou-se o resgate histórico, a análise dos documentos oficiais, bem como da literatura pertinente à temática para contextualização da origem dessas propostas e das concepções de avaliação subjacentes a elas. O texto procura esclarecer a questão dos ciclos, da progressão continuada e promoção/aprovação automática, buscando analisar de que modo essas idéias carregam, potencialmente, a possibilidade de os profissionais da educação rediscutirem a organização escolar e, implicitamente, as marcas das políticas educacionais que as propõe.The present article aims to contribute for the discussion on the process of school organization starting from the concepts of cycles, continuous progress and automatic promotion. For that it was used the historical recover, the analysis of the official documents as well as of the literature that is pertinent to the subject, seeking the contextualization of the origin of those proposals and of the assessment conceptions that are underlying to them. The text tries to explain the subject of the cycles, of the continuous progress and automatic promotion/approval, analyzing how those ideas carry, potentially, the possibility of the professionals of the education possibility rediscuss the school organization and, implicitly, the marks of the education politics which propose them.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]2014-06-24T19:53:33Z2014-06-24T19:53:33Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 73.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106776ISSN1981-8106-2008-18-31-73-86.pdf4538018150038718Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:20:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106776Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:05.390700Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
Cycles, Continuous Progress, Automatic Promotion: contributions for the discuss
title Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
spellingShingle Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
ciclos
progressão continuada
aprovação automática
avaliação
política educacional
title_short Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
title_full Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
title_fullStr Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
title_full_unstemmed Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
title_sort Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão
author Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
author_facet Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ciclos
progressão continuada
aprovação automática
avaliação
política educacional
topic ciclos
progressão continuada
aprovação automática
avaliação
política educacional
description O presente artigo pretende contribuir para a discussão sobre o processo de organização escolar a partir dos conceitos de ciclos, progressão continuada e aprovação automática. Para tanto, utilizou-se o resgate histórico, a análise dos documentos oficiais, bem como da literatura pertinente à temática para contextualização da origem dessas propostas e das concepções de avaliação subjacentes a elas. O texto procura esclarecer a questão dos ciclos, da progressão continuada e promoção/aprovação automática, buscando analisar de que modo essas idéias carregam, potencialmente, a possibilidade de os profissionais da educação rediscutirem a organização escolar e, implicitamente, as marcas das políticas educacionais que as propõe.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2014-06-24T19:53:33Z
2014-06-24T19:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203
Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 73.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106776
ISSN1981-8106-2008-18-31-73-86.pdf
4538018150038718
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2203
http://hdl.handle.net/11449/106776
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 73.
1981-8106
ISSN1981-8106-2008-18-31-73-86.pdf
4538018150038718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129176891293696