Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92299
Resumo: O presente estudo encontra-se vinculado à linha de pesquisa intitulada: Processos Formativos, Diferença e Valores, junto ao programa de Pós Graduação em Educação, e ao Laboratório de Desenvolvimento Humano da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Nesse sentido, o nosso objeto de estudo é o bullying que vem ganhando destaque dentro do cenário acadêmico nacional, como uma dentre várias dimensões da violência dentro do ambiente escolar. Adotamos como perspectiva teórica compreender o bullying para além de determinismos biológicos que justificam a condição tanto de indivíduos perpetradores dessa violência e daqueles predispostos a sofrerem suas consequências. Assim, os nossos objetivos foram identificar as percepções de adolescentes e as propostas de enfrentamentos por eles indicadas frente ao bullying, em escolares de 8as séries do Ensino Fundamental. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo que na primeira procedemos à aplicação do questionário SCAN-BULLYING elaborado pelas autoras portuguesas Almeida e Caurcel (2005), junto a 37 alunos de duas escolas públicas estaduais. Alguns dos termos do instrumento original foram traduzidos para a grafia utilizada no Brasil, bem como foram contextualizados a partir de aplicação do questionário piloto. O questionário versou sobre o entendimento que os alunos têm sobre o bullying, bem como as formas de enfrentamentos por eles indicadas, a partir de uma prancha que ilustrava dez situações de perseguição a um (a) aluno (a), e que serviu para que os mesmos refletissem acerca das questões propostas. Na segunda fase realizamos uma entrevista com 03 alunos de cada turma, que concordaram participar dessa fase da pesquisa, totalizando assim uma amostra de 06 sujeitos. O roteiro de entrevista foi o mesmo para todos os sujeitos, e consistiu...
id UNSP_e1774ff924a2fc67af5dea37f0a081f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92299
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNINGEducaçãoAssédio nas escolasViolencia escolarBullyingSchool violencePerceptionsO presente estudo encontra-se vinculado à linha de pesquisa intitulada: Processos Formativos, Diferença e Valores, junto ao programa de Pós Graduação em Educação, e ao Laboratório de Desenvolvimento Humano da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Nesse sentido, o nosso objeto de estudo é o bullying que vem ganhando destaque dentro do cenário acadêmico nacional, como uma dentre várias dimensões da violência dentro do ambiente escolar. Adotamos como perspectiva teórica compreender o bullying para além de determinismos biológicos que justificam a condição tanto de indivíduos perpetradores dessa violência e daqueles predispostos a sofrerem suas consequências. Assim, os nossos objetivos foram identificar as percepções de adolescentes e as propostas de enfrentamentos por eles indicadas frente ao bullying, em escolares de 8as séries do Ensino Fundamental. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo que na primeira procedemos à aplicação do questionário SCAN-BULLYING elaborado pelas autoras portuguesas Almeida e Caurcel (2005), junto a 37 alunos de duas escolas públicas estaduais. Alguns dos termos do instrumento original foram traduzidos para a grafia utilizada no Brasil, bem como foram contextualizados a partir de aplicação do questionário piloto. O questionário versou sobre o entendimento que os alunos têm sobre o bullying, bem como as formas de enfrentamentos por eles indicadas, a partir de uma prancha que ilustrava dez situações de perseguição a um (a) aluno (a), e que serviu para que os mesmos refletissem acerca das questões propostas. Na segunda fase realizamos uma entrevista com 03 alunos de cada turma, que concordaram participar dessa fase da pesquisa, totalizando assim uma amostra de 06 sujeitos. O roteiro de entrevista foi o mesmo para todos os sujeitos, e consistiu...This study is connect to the research line “Formative processes, difference and values”, at the Program of Graduate Studies in Education, and it is linked to the studies carried out by the research group “Laboratory of Human Development” (LDH) at FCT/UNESP. The focus of this study is the bullying, it is standing out in the national academic scenario, as one of the various dimensions of violence in the school environment. We adopt as theoretical approach the comprehension of bullying beyond the biologic determinism that justifies the condition of the individuals in this violence and those individuals that might suffer consequences from it. This research has as a main purpose to identify the perceptions of teenagers and their ways about how to confront bullying. The participants of the research were students of Junior High School (9th grade). The research was divided into two parts, the first one we applied the survey SCAN-BULLYING, developed by the Portuguese researchers Almeida and Caurcel (2005). There were 37 students of two state public schools who answered the questions. Some of the words written by the researchers were translated into Brazilian Portuguese keeping the original context of the survey. The survey talked about the understanding that the students have about bullying, and also about the way they confronted it. It illustrated ten situations of a persecution to a student, and that illustration was used for them to reflect about the questions provided in the survey. On the second part, we made an interview with 03 students of each class, that agreed to participate in this part of the research, it was a total of 06 students. The interview was the same for everybody, and the questions were about their interpretation of the illustrated story, and they had to answer about what they could have done according to the facts... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2010-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f. : il.application/pdfFRANCISCO, Marcos Vinicius. Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING. 2010. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92299000623873francisco_mv_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92299Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:14:45.437358Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
title Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
spellingShingle Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
Educação
Assédio nas escolas
Violencia escolar
Bullying
School violence
Perceptions
title_short Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
title_full Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
title_fullStr Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
title_full_unstemmed Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
title_sort Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING
author Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
author_facet Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Assédio nas escolas
Violencia escolar
Bullying
School violence
Perceptions
topic Educação
Assédio nas escolas
Violencia escolar
Bullying
School violence
Perceptions
description O presente estudo encontra-se vinculado à linha de pesquisa intitulada: Processos Formativos, Diferença e Valores, junto ao programa de Pós Graduação em Educação, e ao Laboratório de Desenvolvimento Humano da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Nesse sentido, o nosso objeto de estudo é o bullying que vem ganhando destaque dentro do cenário acadêmico nacional, como uma dentre várias dimensões da violência dentro do ambiente escolar. Adotamos como perspectiva teórica compreender o bullying para além de determinismos biológicos que justificam a condição tanto de indivíduos perpetradores dessa violência e daqueles predispostos a sofrerem suas consequências. Assim, os nossos objetivos foram identificar as percepções de adolescentes e as propostas de enfrentamentos por eles indicadas frente ao bullying, em escolares de 8as séries do Ensino Fundamental. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo que na primeira procedemos à aplicação do questionário SCAN-BULLYING elaborado pelas autoras portuguesas Almeida e Caurcel (2005), junto a 37 alunos de duas escolas públicas estaduais. Alguns dos termos do instrumento original foram traduzidos para a grafia utilizada no Brasil, bem como foram contextualizados a partir de aplicação do questionário piloto. O questionário versou sobre o entendimento que os alunos têm sobre o bullying, bem como as formas de enfrentamentos por eles indicadas, a partir de uma prancha que ilustrava dez situações de perseguição a um (a) aluno (a), e que serviu para que os mesmos refletissem acerca das questões propostas. Na segunda fase realizamos uma entrevista com 03 alunos de cada turma, que concordaram participar dessa fase da pesquisa, totalizando assim uma amostra de 06 sujeitos. O roteiro de entrevista foi o mesmo para todos os sujeitos, e consistiu...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-24
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCISCO, Marcos Vinicius. Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING. 2010. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92299
000623873
francisco_mv_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv FRANCISCO, Marcos Vinicius. Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING. 2010. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
000623873
francisco_mv_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129408267976704