Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pingoello, Ivone [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91277
Resumo: Este trabalho objetiva descrever o comportamento do aluno vítima do bullying e verificar qual o comportamento que o identifica com o intuito de colaborar na atuação dos professores na identificação de vítimas em sala de aula, podendo assim facilitar a tomada de medidas para a mediação e superação deste problema. A metodologia consiste em observação em sala de aula para identificação dos alunos vítimas com registros em um protocolo de freqüência de comportamentos característicos de bullying; teste sociométrico com o objetivo de verificar a posição ocupada pelas vítimas nas relações interpessoais e questionários para os orientadores e professores da série pesquisada para verificar a percepção que os mesmos têm a respeito do fenômeno. Nas observações, os registros da freqüência de comportamentos categorizados como típicos de bullying apontaram para dois alunos como sendo alvo do fenômeno em sala de aula; dos dois alunos apontados como vítimas nas observações, um ocupou a posição de isolado em quatro dos quatro sociogramas resultantes do teste sociométrico e o outro aluno ocupou a posição de isolado em um sociograma e nos outros três sociogramas ele apareceu na posição de rejeitado das escolhas afetivas e intelectuais. As respostas aos questionários revelaram que os orientadores e os professores têm uma boa percepção dos conflitos e exclusões existentes em sala de aula, porém não relacionam estes problemas com o bullying e não possuem uma orientação adequada em como atuar diante de tal problema. Percebe-se uma clara associação dos comportamentos adotados pelas vítimas típicas e os comportamentos adotados pelos alunos identificados como vítimas, a posição de isolamento e rejeição ocupada por eles no teste sociométrico confirma a exclusão, uma das características mais nefastas do bullying e a falta de uma orientação para...
id UNSP_694864f5778ef1473eb87f41e2bbe79d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91277
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aulaViolencia escolarAssédio nas escolasComportamentoBullying - Prevenção e soluçãoSchool violenceBullyingBehaviorEste trabalho objetiva descrever o comportamento do aluno vítima do bullying e verificar qual o comportamento que o identifica com o intuito de colaborar na atuação dos professores na identificação de vítimas em sala de aula, podendo assim facilitar a tomada de medidas para a mediação e superação deste problema. A metodologia consiste em observação em sala de aula para identificação dos alunos vítimas com registros em um protocolo de freqüência de comportamentos característicos de bullying; teste sociométrico com o objetivo de verificar a posição ocupada pelas vítimas nas relações interpessoais e questionários para os orientadores e professores da série pesquisada para verificar a percepção que os mesmos têm a respeito do fenômeno. Nas observações, os registros da freqüência de comportamentos categorizados como típicos de bullying apontaram para dois alunos como sendo alvo do fenômeno em sala de aula; dos dois alunos apontados como vítimas nas observações, um ocupou a posição de isolado em quatro dos quatro sociogramas resultantes do teste sociométrico e o outro aluno ocupou a posição de isolado em um sociograma e nos outros três sociogramas ele apareceu na posição de rejeitado das escolhas afetivas e intelectuais. As respostas aos questionários revelaram que os orientadores e os professores têm uma boa percepção dos conflitos e exclusões existentes em sala de aula, porém não relacionam estes problemas com o bullying e não possuem uma orientação adequada em como atuar diante de tal problema. Percebe-se uma clara associação dos comportamentos adotados pelas vítimas típicas e os comportamentos adotados pelos alunos identificados como vítimas, a posição de isolamento e rejeição ocupada por eles no teste sociométrico confirma a exclusão, uma das características mais nefastas do bullying e a falta de uma orientação para...This literature review aims at describing the student’s behavior that is a victim of bullying and analyzes which behavior identifics it prevails with the intention to collaborate in the teacher’s action to identify the victims in classroom, thus making it easy to take measures for mediating and overcoming the problems. The methodology consists of observation in classroom in order to identify the victim; with record on a protocol of frequency of behavior with characteristic of bullying; sociometric tests aiming at checking the victim’s occupied position in inter-personal relations and questionnaires for school supervisors and the teachers of the researched class will check perceptions that students have about the phenomenon. In the observation the records of the frequency of categorized behavior as typical of bullying direct to two students as being the phenomenon targets in the classroom, Two students were identified in the analysis as being bullying victims; sociometric test revealed that both were in isolation position in affective and intellectual choices. Answers to the questionnaires revealed that supervisors and teachers have good perception of the conflicts and exclusion in class, however they do not relate these problems to bullying and they do not have adequate orientation of how to act against such problem. There is a clear association of behaviors adopted by the typical victims and behaviors adopted by the identified students as victims, the isolation and rejection occupied by them on the sociometric test confirms exclusion, one of the most nefarious characteristics of bullying and lack of orientation about this phenomenon to teachers aggravates the victim’s situation and promotes a sensation of impunity on the aggressor. The results of this research suggest that adopted behavior by bullying victims should have special attention on the part of educational area... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Horiguela, Maria de Lourdes Morales [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pingoello, Ivone [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2009-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f. : il. color. + Apêndices e anexos.application/pdfPINGOELLO, Ivone. Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91277000582546pingoello_i_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
title Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
spellingShingle Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
Pingoello, Ivone [UNESP]
Violencia escolar
Assédio nas escolas
Comportamento
Bullying - Prevenção e solução
School violence
Bullying
Behavior
title_short Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
title_full Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
title_fullStr Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
title_full_unstemmed Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
title_sort Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula
author Pingoello, Ivone [UNESP]
author_facet Pingoello, Ivone [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horiguela, Maria de Lourdes Morales [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pingoello, Ivone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violencia escolar
Assédio nas escolas
Comportamento
Bullying - Prevenção e solução
School violence
Bullying
Behavior
topic Violencia escolar
Assédio nas escolas
Comportamento
Bullying - Prevenção e solução
School violence
Bullying
Behavior
description Este trabalho objetiva descrever o comportamento do aluno vítima do bullying e verificar qual o comportamento que o identifica com o intuito de colaborar na atuação dos professores na identificação de vítimas em sala de aula, podendo assim facilitar a tomada de medidas para a mediação e superação deste problema. A metodologia consiste em observação em sala de aula para identificação dos alunos vítimas com registros em um protocolo de freqüência de comportamentos característicos de bullying; teste sociométrico com o objetivo de verificar a posição ocupada pelas vítimas nas relações interpessoais e questionários para os orientadores e professores da série pesquisada para verificar a percepção que os mesmos têm a respeito do fenômeno. Nas observações, os registros da freqüência de comportamentos categorizados como típicos de bullying apontaram para dois alunos como sendo alvo do fenômeno em sala de aula; dos dois alunos apontados como vítimas nas observações, um ocupou a posição de isolado em quatro dos quatro sociogramas resultantes do teste sociométrico e o outro aluno ocupou a posição de isolado em um sociograma e nos outros três sociogramas ele apareceu na posição de rejeitado das escolhas afetivas e intelectuais. As respostas aos questionários revelaram que os orientadores e os professores têm uma boa percepção dos conflitos e exclusões existentes em sala de aula, porém não relacionam estes problemas com o bullying e não possuem uma orientação adequada em como atuar diante de tal problema. Percebe-se uma clara associação dos comportamentos adotados pelas vítimas típicas e os comportamentos adotados pelos alunos identificados como vítimas, a posição de isolamento e rejeição ocupada por eles no teste sociométrico confirma a exclusão, uma das características mais nefastas do bullying e a falta de uma orientação para...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-28
2014-06-11T19:24:58Z
2014-06-11T19:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINGOELLO, Ivone. Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91277
000582546
pingoello_i_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv PINGOELLO, Ivone. Descrição comportamental e percepção dos professores sobre o aluno vítima do bullying em sala de aula. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000582546
pingoello_i_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il. color. + Apêndices e anexos.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128142286520320