A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adriana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242302
Resumo: A não participação feminina nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental ainda é um desafio recorrente no cenário educacional, com isso o objetivo deste trabalho foi investigar as problemáticas por trás da não participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e como isso fomenta a não participação destas durante as aulas. Este trabalho foi produzido por meio de uma revisão de literatura sistemática, de natureza qualitativa e descritiva. A partir dos dados identificados, a problemática investigativa foi organizada em cinco categorias de análise: 1) Questões biológicas: corpo, desenvolvimento e habilidades; 2) Bullying e Exclusão por parte dos meninos; 3) Aula Mista versus Aula Separada; 4) Contexto e cenário social; 5) O que causa a desmotivação das meninas? Concluímos que o principal fator desse processo de afastamento das meninas das aulas de educação física tem acento na dimensão sociocultural que vem, desde os primórdios da sociedade até os dias atuais, sendo construído com base na referência patriarcal, inibindo os direitos das mulheres, sobretudo de exposição e apropriação de seus corpos, o que também se revela nas aulas de educação física. Nossa expectativa, com tal denúncia, é que as ações de professores e professoras de educação física possam caminhar por outras trilhas que contribuam com a construção de cenários mais inclusivos para as meninas nas aulas.
id UNSP_e19099619f1ea8df4bb7d5bf8de0b376
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242302
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teóricoFemale non participation in Physical Education classes final: a theoretical studyParticipação femininaAulas de Educação FísicaGêneroMulheresAnos Finais do Ensino FundamentalFemale participationPhysical education classesGenderFinal Years of E lementary School.A não participação feminina nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental ainda é um desafio recorrente no cenário educacional, com isso o objetivo deste trabalho foi investigar as problemáticas por trás da não participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e como isso fomenta a não participação destas durante as aulas. Este trabalho foi produzido por meio de uma revisão de literatura sistemática, de natureza qualitativa e descritiva. A partir dos dados identificados, a problemática investigativa foi organizada em cinco categorias de análise: 1) Questões biológicas: corpo, desenvolvimento e habilidades; 2) Bullying e Exclusão por parte dos meninos; 3) Aula Mista versus Aula Separada; 4) Contexto e cenário social; 5) O que causa a desmotivação das meninas? Concluímos que o principal fator desse processo de afastamento das meninas das aulas de educação física tem acento na dimensão sociocultural que vem, desde os primórdios da sociedade até os dias atuais, sendo construído com base na referência patriarcal, inibindo os direitos das mulheres, sobretudo de exposição e apropriação de seus corpos, o que também se revela nas aulas de educação física. Nossa expectativa, com tal denúncia, é que as ações de professores e professoras de educação física possam caminhar por outras trilhas que contribuam com a construção de cenários mais inclusivos para as meninas nas aulas.Female nonparticipation in physical education classes in the final years of elementary school is still a recurring challenge in the educational scenario, so the objective of this work was to investigate the problems behind the nonparticipation of girls i n Physical Education classes in the final years of elementary school. Elementary School and how this encourages their nonparticipation during classes. This work was produced through a systematic literature review, of a qualitative and descriptive nature. From the identified data, the investigative problem was organized into five categories of analysis: 1) Biological issues: body, development and skills; 2) Bullying and Exclusion by boys; 3) Mixed Class versus Separate Class; 4) Context and social setting; 5) What causes the demotivation of girls? We conclude that the main factor in this process of distancing girls from physical education classes has an emphasis on the sociocultural dimension that comes, from the beginning of society to the present day, bein g built based on the patriarchal reference, inhibiting women's rights, especially of exposure and appropriation of their bodies, which is also revealed in physical education classes. Our expectation, with such a complaint, is that the actions of physical e ducation teachers can walk along other paths that contribute to the construction of more inclusive scenarios for girls in their classesNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Adriana2023-03-03T18:12:49Z2023-03-03T18:12:49Z2022-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:18:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:40:55.209560Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
Female non participation in Physical Education classes final: a theoretical study
title A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
spellingShingle A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
Carvalho, Adriana
Participação feminina
Aulas de Educação Física
Gênero
Mulheres
Anos Finais do Ensino Fundamental
Female participation
Physical education classes
Gender
Final Years of E lementary School.
title_short A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
title_full A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
title_fullStr A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
title_full_unstemmed A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
title_sort A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico
author Carvalho, Adriana
author_facet Carvalho, Adriana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Participação feminina
Aulas de Educação Física
Gênero
Mulheres
Anos Finais do Ensino Fundamental
Female participation
Physical education classes
Gender
Final Years of E lementary School.
topic Participação feminina
Aulas de Educação Física
Gênero
Mulheres
Anos Finais do Ensino Fundamental
Female participation
Physical education classes
Gender
Final Years of E lementary School.
description A não participação feminina nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental ainda é um desafio recorrente no cenário educacional, com isso o objetivo deste trabalho foi investigar as problemáticas por trás da não participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e como isso fomenta a não participação destas durante as aulas. Este trabalho foi produzido por meio de uma revisão de literatura sistemática, de natureza qualitativa e descritiva. A partir dos dados identificados, a problemática investigativa foi organizada em cinco categorias de análise: 1) Questões biológicas: corpo, desenvolvimento e habilidades; 2) Bullying e Exclusão por parte dos meninos; 3) Aula Mista versus Aula Separada; 4) Contexto e cenário social; 5) O que causa a desmotivação das meninas? Concluímos que o principal fator desse processo de afastamento das meninas das aulas de educação física tem acento na dimensão sociocultural que vem, desde os primórdios da sociedade até os dias atuais, sendo construído com base na referência patriarcal, inibindo os direitos das mulheres, sobretudo de exposição e apropriação de seus corpos, o que também se revela nas aulas de educação física. Nossa expectativa, com tal denúncia, é que as ações de professores e professoras de educação física possam caminhar por outras trilhas que contribuam com a construção de cenários mais inclusivos para as meninas nas aulas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-23
2023-03-03T18:12:49Z
2023-03-03T18:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242302
url http://hdl.handle.net/11449/242302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129233614012416