Sexualidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa documental de material audiovisual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255389 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=DC0802E29E3201CC84D3B191CAE9D41F.buscatextual_0 https://orcid.org/0000-0002-5640-0594 |
Resumo: | Os adolescentes e adultos com TEA enfrentam problemas na vivência de suas sexualidades. A educação sexual com tal população costuma ser negligenciada, pois eles são vistos pelos cuidadores como eternas crianças. De fato, a comunicação social e as relações interpessoais são fonte de grandes desafios para a pessoa no espectro autista, tanto na escola como no trabalho e na tentativa de existir emocionalmente na relação com o/a outro/a. Esta pesquisa objetiva analisar características e demandas de adultos autistas sobre a sua sexualidade, por meio da análise e discussão do relato de pessoas que estão no espectro autista. A investigação relaciona dados documentais e literatura científica sob a ótica da inclusão social e educação sexual emancipatória. Através do uso do método de Análise de Conteúdos e tratamento de dados por categorização apriorística, proposto por Bardin, espera-se identificar como as relações interpessoais e a sexualidade das pessoas autistas são relatadas e significadas por elas mesmas. Para dar voz a esses sujeitos, foram utilizados relatos extraídos dos documentários Amor no Espectro (2019. Austrália), Amor no Espectro (2021. Austrália) e Amor no Espectro (2022. Estados Unidos). Buscou-se delimitar e discutir o modo como as relações interpessoais e as práticas sexuais são narradas por eles, para compreender aspectos específicos da vivência da sexualidade dentro do espectro. O aumento deste transtorno na população infantil e o efeito de “inflação” do diagnóstico de TEA terão um impacto epidemiológico nas futuras populações clínicas de crianças, adolescentes e adultos, os quais apresentarão à área “psi” novas demandas sociais e subjetivas que vão além da concepção médica e do treino de habilidades sociais e da inserção nas tarefas diárias. |
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Sexualidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa documental de material audiovisualSexuality of people with Spectrum Disorder Autist (ASD): a documentary research of audiovisual materialDesenvolvimento sexualEducação sexualSexualidadeTranstorno autísticoSexual developmentSexual educationSexualityAutistic disorderOs adolescentes e adultos com TEA enfrentam problemas na vivência de suas sexualidades. A educação sexual com tal população costuma ser negligenciada, pois eles são vistos pelos cuidadores como eternas crianças. De fato, a comunicação social e as relações interpessoais são fonte de grandes desafios para a pessoa no espectro autista, tanto na escola como no trabalho e na tentativa de existir emocionalmente na relação com o/a outro/a. Esta pesquisa objetiva analisar características e demandas de adultos autistas sobre a sua sexualidade, por meio da análise e discussão do relato de pessoas que estão no espectro autista. A investigação relaciona dados documentais e literatura científica sob a ótica da inclusão social e educação sexual emancipatória. Através do uso do método de Análise de Conteúdos e tratamento de dados por categorização apriorística, proposto por Bardin, espera-se identificar como as relações interpessoais e a sexualidade das pessoas autistas são relatadas e significadas por elas mesmas. Para dar voz a esses sujeitos, foram utilizados relatos extraídos dos documentários Amor no Espectro (2019. Austrália), Amor no Espectro (2021. Austrália) e Amor no Espectro (2022. Estados Unidos). Buscou-se delimitar e discutir o modo como as relações interpessoais e as práticas sexuais são narradas por eles, para compreender aspectos específicos da vivência da sexualidade dentro do espectro. O aumento deste transtorno na população infantil e o efeito de “inflação” do diagnóstico de TEA terão um impacto epidemiológico nas futuras populações clínicas de crianças, adolescentes e adultos, os quais apresentarão à área “psi” novas demandas sociais e subjetivas que vão além da concepção médica e do treino de habilidades sociais e da inserção nas tarefas diárias.Teenagers and adults with ASD face problems in living their sexualities. Sexual education with this population is often neglected, as they are seen by caregivers as eternal children. In fact, social communication and interpersonal relationships are a source of great challenges for people on the autistic spectrum, both at school and at work, and the effort to exist emotionally in relationships with others. This research aims to analyze characteristics and demands of autistic adults regarding their sexuality, through the analysis and discussion of the reports of people who are on the autism spectrum. The reasearh relates documentary data and scientific literature from the perspective of social inclusion and emancipatory sexual education. By the use of the Content Analysis method and data processing through a priori categorization, proposed by Bardin, it is expected to identify how the interpersonal relationships and sexuality of people with ASD are reported and given meaning by themselves. In order to stand up for these people, were used reports extracted from the documentaries Love on the Spectrum (2019. Australia), Love on the Spectrum (2021. Australia) and Love on the Spectrum (2022. United States). It was intended to delimit and discuss the way in which interpersonal relationships and sexual practices are narrated by them, to understand specific aspects of the experience of sexuality within the spectrum. The increase in this disorder in the child population and the “inflation” effect of the ASD diagnosis will have an epidemiological impact on future clinical populations of children, teenagers and adults, which will present the “psi” area with new social and subjective demands that go beyond the medical conception and social skills training and integration into daily tasks.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bocchi, Josiane Cristina [UNESP]Ottoni, Ana Carla Vieira [UNESP]Carvalho, Shirlei Silva Moreira de [UNESP]2024-04-29T18:57:03Z2024-04-29T18:57:03Z2024-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255389http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=DC0802E29E3201CC84D3B191CAE9D41F.buscatextual_0https://orcid.org/0000-0002-5640-0594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-30T06:31:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:33:45.875005Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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