A espacialização da fala no cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731980000100005 http://hdl.handle.net/11449/28180 |
Resumo: | O artigo parte de uma simples constatação: é bastante insatisfatória, no presente estágio da pesquisa, a colocação do problema das relações entre imagens e palavras no universo fílmico. Trata-se, no entanto, de uma questão decisiva para a estética do cinema. em geral, as análises feitas valorizam apenas a função das imagens na gênese e no desenvolvimento das significações. A hipótese de trabalho que se apresenta aqui, vem propor, ao contrário, uma abordagem do complexo sígnico constituído pela fusão indissolúvel dos dois recursos expressivos, que forma assim um meio de comunicação específico, original e absolutamente novo. Esse caráter inédito exige uma investigação minuciosa e urgente, conjugando-se perspectivas filosóficas, semióticas e propriamente cinematográficas. |
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A espacialização da fala no cinemaThe spatialization of speech in the cinemaestéticasemióticacinemafilmefaladiscursoiconizaçãoimaginação e logo_icônicoaestheticssemioticscinemafilmspeechdiscourseiconizationimagification and logos-iconicO artigo parte de uma simples constatação: é bastante insatisfatória, no presente estágio da pesquisa, a colocação do problema das relações entre imagens e palavras no universo fílmico. Trata-se, no entanto, de uma questão decisiva para a estética do cinema. em geral, as análises feitas valorizam apenas a função das imagens na gênese e no desenvolvimento das significações. A hipótese de trabalho que se apresenta aqui, vem propor, ao contrário, uma abordagem do complexo sígnico constituído pela fusão indissolúvel dos dois recursos expressivos, que forma assim um meio de comunicação específico, original e absolutamente novo. Esse caráter inédito exige uma investigação minuciosa e urgente, conjugando-se perspectivas filosóficas, semióticas e propriamente cinematográficas.It is rather unsatisfactory at the current phase of research the way in which the relations between images and words in the film universe are discussed. This is nevertheless a crucial issue regarding the aesthetics of the cinema. Most of the analyses carried out emphasize only the role of the imagens in the genesis and development of the significations. the working hypothesis set forth here has a different proposition, that is, an approach to the sign complex formed by the indissoluble fusion of both expressive resources, which is to be viewed as an specific, original and absolutely new means of communication. This quite new character calls for a detailed and urgent research in which philosophical, semiotic and properly cinematographical approaches are brought together.UNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de FilosofiaUNESP Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de FilosofiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Wilcon [UNESP]2014-05-20T15:11:51Z2014-05-20T15:11:51Z1980-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-103application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731980000100005Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 3, p. 91-103, 1980.0101-3173http://hdl.handle.net/11449/2818010.1590/S0101-31731980000100005S0101-31731980000100005S0101-31731980000100005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrans/Form/Ação0,100info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T12:45:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28180Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T12:45:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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