A modelagem matemática na formação inicial de professores: a mudança de postura de Alexandre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141682
Resumo: A formação inicial de professores de Matemática tem sido investigada a partir de diferentes enfoques, dentre as quais a Modelagem Matemática. No contexto da Educação Matemática, pesquisas evidenciam que é preciso que a Modelagem Matemática seja incorporada, na prática, nos cursos de Licenciatura em Matemática. Diante desse contexto, esse texto tem como objetivo discutir como o trabalho com a Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática, mudou a postura de um futuro professor, ao ter contato com ela não apenas em sala de aula, mas em espaços de pesquisa também, de modo a optar por levá-la à sala de aula em suas atividades de regência, durante as suas atividades de estágio supervisionado. Foi utilizada a qualitativa de pesquisa, em particular, a noção de estudos de casos e os procedimentos metodológicos adotados foram observação participante e entrevista. Os resultados obtidos levaram a inferir que a mudança de postura do licenciando se deu devido a uma gama de fatores, como ações em aulas de formação, relacionadas à Modelagem Matemática, extra sala de aula, que envolviam pesquisas e discussões sobre as possibilidades da Modelagem Matemática nas aulas, além da participação em eventos nas áreas de Educação e Educação Matemática, nos quais houve apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Básico e interação com pesquisadores, professores e futuros professores. Considero que tais ações, conjuntamente, permeadas pelo diálogo e reflexão, contribuíram para a mudança de postura de Alexandre. Assim, é possível perceber que a Modelagem, assim como outras abordagens pedagógicas, não deve ficar restrita as disciplinas da natureza das de Prática de Ensino e, sim, permear todo o curso de formação em espaços internos e externos às salas de aula.
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