Contrastes e contrastes encobertos na produção da fala de crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400029 http://hdl.handle.net/11449/10705 |
Resumo: | TEMA: análise acústica da fala. OBJETIVO: analisar acusticamente as substituições envolvendo o contraste entre /t/ e /k/ na fala de crianças em aquisição típica e desviante do contraste acima referido, a fim de identificar e quantificar a existência de contrastes encobertos. MÉTODO: foi elaborado um experimento de produção de fala que envolveu a repetição de palavras, que combinavam /t/ e /k/ com /a/ e /u/ na posição acentuada, por 9 crianças divididas em três grupos: crianças em processo de aquisição do contraste investigado (G1); crianças com transtorno fonológico (G2) e crianças com produções típicas (G3). Com o uso do software Praat, as produções foram editadas e analisadas de acordo com os seguintes parâmetros acústicos: características espectrais do burst; transição CV e características temporais. Os testes estatísticos utilizados foram ANOVA de Friedman e Manova. A significância estatística adotada foi menor que 0,05. RESULTADOS: tanto nas produções das crianças do G2 quanto nas produções das crianças do G1, detectamos, em grande medida (80% e 57,4%, respectivamente), a presença de contrastes encobertos nos erros de substituição das oclusivas investigadas. Adicionalmente, a análise acústica revelou diferenças em como as crianças utilizam as pistas fonético-acústicas para marcarem a distinção entre /t/ e /k/. CONCLUSÃO: muitas das substituições presentes da produção de fala de crianças em processo de aquisição típico e desviante tratam-se na verdade de contrastes fônicos encobertos. Além disso, o uso da análise acústica permitiu a detecção de diferenças sutis da produção da fala das crianças. |
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Contrastes e contrastes encobertos na produção da fala de criançasContrast and covert contrast in the speech production of childrenAcústica da FalaCriançaFonéticaChildSpeech AcousticsPhoneticsTEMA: análise acústica da fala. OBJETIVO: analisar acusticamente as substituições envolvendo o contraste entre /t/ e /k/ na fala de crianças em aquisição típica e desviante do contraste acima referido, a fim de identificar e quantificar a existência de contrastes encobertos. MÉTODO: foi elaborado um experimento de produção de fala que envolveu a repetição de palavras, que combinavam /t/ e /k/ com /a/ e /u/ na posição acentuada, por 9 crianças divididas em três grupos: crianças em processo de aquisição do contraste investigado (G1); crianças com transtorno fonológico (G2) e crianças com produções típicas (G3). Com o uso do software Praat, as produções foram editadas e analisadas de acordo com os seguintes parâmetros acústicos: características espectrais do burst; transição CV e características temporais. Os testes estatísticos utilizados foram ANOVA de Friedman e Manova. A significância estatística adotada foi menor que 0,05. RESULTADOS: tanto nas produções das crianças do G2 quanto nas produções das crianças do G1, detectamos, em grande medida (80% e 57,4%, respectivamente), a presença de contrastes encobertos nos erros de substituição das oclusivas investigadas. Adicionalmente, a análise acústica revelou diferenças em como as crianças utilizam as pistas fonético-acústicas para marcarem a distinção entre /t/ e /k/. CONCLUSÃO: muitas das substituições presentes da produção de fala de crianças em processo de aquisição típico e desviante tratam-se na verdade de contrastes fônicos encobertos. Além disso, o uso da análise acústica permitiu a detecção de diferenças sutis da produção da fala das crianças.BACKGROUND: speech acoustics. AIM: to acoustically analyze the substitution between /t/ and /k/ in the speech production of children with typical and deviant acquisition process in order to identify and quantify the presence of covert contrast. METHOD: the experiment involved the repetition of words that combined /t/ and /k/ with /a/ and /u/ in stressed position. Participants were 9 children divided in three groups: children in the acquisition process of the phonological contrast (G1); children with phonological disorder (G2); and children with typical productions (G3). The speech productions were analyzed and edited using software Praat. The acoustic parameters adopted were: burst spectral characteristics; CV transition and durational characteristics. Duration parameters were analyzed by Friedman ANOVA while the other parameters were analyzed using two-way ANOVA and Hierarchical Linear Modeling. The adopted statistical significance level was of 0.05. RESULTS: acoustic analysis indicated the presence of covert contrast in the productions of children in G1 and G2 (80% and 57.14% of substitutions respectively). In addition, acoustic analysis revealed differences in how well the children differentiated the two occlusives and which acoustic parameters were used to differentiate them. CONCLUSION: a lot of the substitutions presented in the speech of children in typical and deviant acquisition process are in fact covert contrasts. Moreover, the acoustic analyses allowed the detection of differences in the fine phonetic detail of children's speech production.Universidade Estadual Paulista Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Departamento de FonoaudiologiaPró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Larissa Cristina [UNESP]2014-05-20T13:31:26Z2014-05-20T13:31:26Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article531-536application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400029Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 22, n. 4, p. 531-536, 2010.0104-5687http://hdl.handle.net/11449/1070510.1590/S0104-56872010000400029S0104-56872010000400029S0104-56872010000400029.pdf27287457643344200000-0002-4144-2804SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPró-Fono: Revista de Atualização Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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