A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97425
Resumo: A literatura que trata de temas relacionados às dificuldades de aprendizagem/insucesso escolar nos mostra que muito tem se falado sobre e pela criança, mas são poucos os trabalhos que se preocupam com o que estas têm a nos dizer. Este trabalho objetivou “dar voz” às crianças encaminhadas ao atendimento psicopedagógico no CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da adolescência “Dante Moreira Leite”, com queixa de dificuldades de aprendizagem e investigar como as crianças que vivenciam situações de insucesso e são tidas como fracassadas em sua escolaridade estabelecem seu vínculo com o aprender e significam seu insucesso escolar. A fim de alcançar nossos objetivos tomamos a narrativa (verbal e gráfica) das crianças como foco de investigação. Consideramos que narrar é contar uma experiência emocional, portanto, não se limita ao discurso intencional do sujeito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram oito crianças entre 09 e 11 anos, do ensino fundamental. A fundamentação teórica e metodológica que dá suporte à investigação é psicanalítica, o que permite inspiração para criar um espaço de escuta e acolhimento. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiaberta e da aplicação do Desenho do Par Educativo. Realizamos quatro encontros de 35 a 40 minutos cada, sendo três para a entrevista e um para a aplicação do Desenho. Analisamos o material de quatro crianças. Uma análise individual possibilitou-nos não só apreender como cada criança se coloca na situação de aprendiz, mas também destacar aspectos que se repetem na problemática do insucesso escolar. De modo geral, o que observamos foi uma “pobreza” da vida de fantasia, pelo menos no que se refere a esta temática. Constatamos que, embora o significante “aprender” para essas crianças tenha o sentido e/ou o desejo...
id UNSP_e3193b12ad46b353c6a410b616c845a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97425
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticasEducaçãoPsicanaliseCriançasInsucesso escolarPsychoanalysisEducationA literatura que trata de temas relacionados às dificuldades de aprendizagem/insucesso escolar nos mostra que muito tem se falado sobre e pela criança, mas são poucos os trabalhos que se preocupam com o que estas têm a nos dizer. Este trabalho objetivou “dar voz” às crianças encaminhadas ao atendimento psicopedagógico no CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da adolescência “Dante Moreira Leite”, com queixa de dificuldades de aprendizagem e investigar como as crianças que vivenciam situações de insucesso e são tidas como fracassadas em sua escolaridade estabelecem seu vínculo com o aprender e significam seu insucesso escolar. A fim de alcançar nossos objetivos tomamos a narrativa (verbal e gráfica) das crianças como foco de investigação. Consideramos que narrar é contar uma experiência emocional, portanto, não se limita ao discurso intencional do sujeito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram oito crianças entre 09 e 11 anos, do ensino fundamental. A fundamentação teórica e metodológica que dá suporte à investigação é psicanalítica, o que permite inspiração para criar um espaço de escuta e acolhimento. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiaberta e da aplicação do Desenho do Par Educativo. Realizamos quatro encontros de 35 a 40 minutos cada, sendo três para a entrevista e um para a aplicação do Desenho. Analisamos o material de quatro crianças. Uma análise individual possibilitou-nos não só apreender como cada criança se coloca na situação de aprendiz, mas também destacar aspectos que se repetem na problemática do insucesso escolar. De modo geral, o que observamos foi uma “pobreza” da vida de fantasia, pelo menos no que se refere a esta temática. Constatamos que, embora o significante “aprender” para essas crianças tenha o sentido e/ou o desejo...The literature that studies the themes related to the difficulties of learning/ school unsuccess points out that there are many studies that focus on ideas about the child and for the child; however there are few works that focus on what children have to tell us. This work aimed to allow children “to speak”, especially the ones redirected to a psycho pedagogical treatment at CENPE – Childhood and Adolescence Research Center “Dante Moreira Leite”, with complaint of learning difficulties, and to investigate how children who live unsuccessful situations and are taken as failures in their school process establish their bond with the learning process and denote their school unsuccess. In order to reach our objectives, we took the children’s (verbal and graphical) narrative as the focus of this investigation. We consider that narrating is telling an emotional experience, therefore, it is not limited to the subject’s intentional speech. It is a qualitative research in which eight children from 9 to 11 years old, from Primary School, participate. The theoretical and methodological basis that supports the investigation is psychoanalytical, which allows us to create an environment of listening and protection. The data was obtained by means of semiopen research interviews and the application of the Drawing of the Educational Pair. We arranged four meetings from 35 to 40 minutes each, using three to the interview and one to the application of the Drawing. We analyzed the material from four children. An individual analysis allowed us not only to apprehend how each child places himself as a learner, but also to emphasize aspects that are recurrent in the environment of the school unsuccess. Generally, we observed an impoverishment of the phantasy life, at least what concerns this theme. We verified that, although the significant... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Maria Lúcia de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2011-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f. : il.application/pdfFREITAS, Sandra Fernandes de. A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas. 2011. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97425000676251freitas_sf_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:55:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97425Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:51.863722Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
title A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
spellingShingle A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
Educação
Psicanalise
Crianças
Insucesso escolar
Psychoanalysis
Education
title_short A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
title_full A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
title_fullStr A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
title_full_unstemmed A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
title_sort A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas
author Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
author_facet Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Lúcia de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicanalise
Crianças
Insucesso escolar
Psychoanalysis
Education
topic Educação
Psicanalise
Crianças
Insucesso escolar
Psychoanalysis
Education
description A literatura que trata de temas relacionados às dificuldades de aprendizagem/insucesso escolar nos mostra que muito tem se falado sobre e pela criança, mas são poucos os trabalhos que se preocupam com o que estas têm a nos dizer. Este trabalho objetivou “dar voz” às crianças encaminhadas ao atendimento psicopedagógico no CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da adolescência “Dante Moreira Leite”, com queixa de dificuldades de aprendizagem e investigar como as crianças que vivenciam situações de insucesso e são tidas como fracassadas em sua escolaridade estabelecem seu vínculo com o aprender e significam seu insucesso escolar. A fim de alcançar nossos objetivos tomamos a narrativa (verbal e gráfica) das crianças como foco de investigação. Consideramos que narrar é contar uma experiência emocional, portanto, não se limita ao discurso intencional do sujeito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram oito crianças entre 09 e 11 anos, do ensino fundamental. A fundamentação teórica e metodológica que dá suporte à investigação é psicanalítica, o que permite inspiração para criar um espaço de escuta e acolhimento. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiaberta e da aplicação do Desenho do Par Educativo. Realizamos quatro encontros de 35 a 40 minutos cada, sendo três para a entrevista e um para a aplicação do Desenho. Analisamos o material de quatro crianças. Uma análise individual possibilitou-nos não só apreender como cada criança se coloca na situação de aprendiz, mas também destacar aspectos que se repetem na problemática do insucesso escolar. De modo geral, o que observamos foi uma “pobreza” da vida de fantasia, pelo menos no que se refere a esta temática. Constatamos que, embora o significante “aprender” para essas crianças tenha o sentido e/ou o desejo...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Sandra Fernandes de. A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas. 2011. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/97425
000676251
freitas_sf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv FREITAS, Sandra Fernandes de. A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar: aproximações psicanalíticas. 2011. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000676251
freitas_sf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/97425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129564369485824