A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97491 |
Resumo: | A interação é fundamental e essencial à vida humana, pois é por meio das interações entre os indivíduos nos diversos contextos, que se estabelecem os estímulos que geram o processo de desenvolvimento humano. Considerando a interação como condição imprescindível para a ocorrência do processo de ensinar e aprender este estudo teve por objetivo investigar as interações entre um professor de Educação Física do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, considerada inclusiva, e seus alunos e as interações entre os alunos. Os participantes do estudo foram o professor e seus alunos, sendo que um deles apresentava deficiência física (cadeirante). Os dados foram coletados por meio de filmagem para atender objetivos diferentes dos pretendidos neste estudo. Para o presente estudo foram selecionadas, aleatoriamente cinco aulas. As filmagens forma transcritas e após a identificação dos episódios de interação, os dados foram organizados em quadros funcionais, adotando-se como modelo o quadro apresentado por Kubo e Botomé (2001) que descreve a interação entre os comportamentos de ensinar e aprender. Os resultados foram analisados de acordo com um sistema de categorias de interações apresentado por Silva (2003), que foram: quem inicia e quem responde {a interação}; como inicia, como responde; situação em que ocorre e orientação. Observou-se a ocorrência de 206 episódios de interação entre o professor e os alunos e entre os alunos. As interações mais frequentes ocorreram entre o professor e os alunos sem deficiência, embora as interações iniciadas pelo aluno com deficiência em relação ao professor tenham sido frequentes. Verificou-se que o professor organizou condições que favoreceram as interações das crianças sem deficiência e a criança com deficiência, necessário para o processo de inclusão educacional... |
id |
UNSP_e31dbc9dfacbedf17affdf3907cde654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/97491 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratórioInteração socialProfessores e alunosProfessores de educação fisicaPsicologiaInteractionPsychologyPhysical educationA interação é fundamental e essencial à vida humana, pois é por meio das interações entre os indivíduos nos diversos contextos, que se estabelecem os estímulos que geram o processo de desenvolvimento humano. Considerando a interação como condição imprescindível para a ocorrência do processo de ensinar e aprender este estudo teve por objetivo investigar as interações entre um professor de Educação Física do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, considerada inclusiva, e seus alunos e as interações entre os alunos. Os participantes do estudo foram o professor e seus alunos, sendo que um deles apresentava deficiência física (cadeirante). Os dados foram coletados por meio de filmagem para atender objetivos diferentes dos pretendidos neste estudo. Para o presente estudo foram selecionadas, aleatoriamente cinco aulas. As filmagens forma transcritas e após a identificação dos episódios de interação, os dados foram organizados em quadros funcionais, adotando-se como modelo o quadro apresentado por Kubo e Botomé (2001) que descreve a interação entre os comportamentos de ensinar e aprender. Os resultados foram analisados de acordo com um sistema de categorias de interações apresentado por Silva (2003), que foram: quem inicia e quem responde {a interação}; como inicia, como responde; situação em que ocorre e orientação. Observou-se a ocorrência de 206 episódios de interação entre o professor e os alunos e entre os alunos. As interações mais frequentes ocorreram entre o professor e os alunos sem deficiência, embora as interações iniciadas pelo aluno com deficiência em relação ao professor tenham sido frequentes. Verificou-se que o professor organizou condições que favoreceram as interações das crianças sem deficiência e a criança com deficiência, necessário para o processo de inclusão educacional...The interaction is fundamental and essential to human life, for it by the interaction among, individuals in different contexts that provides the stimuli that generate the process of human development. Considering interaction as a prerequisite for the occurrence of the process of teaching and learning, this study is to investigate the interaction between a physical education teacher in the 3rd year of elementary education et a public school, considered as an inclusive school, and her students and the interaction between students. The study participants were the teacher, and her students, one ofr whom, had a physical disability (wheelchair user). The data were collected through filming to meet the different objectives pursued in this study. For the present study five classes were chosen randomly. The filming from and transcription of the data after the identification of the interaction episodes were organized into functional frameworks, adopting as a model the table Botom and Kubo (2001) which describes the interaction between the behaviors of teaching and learning. The results were analyzed according to a system of categories of interaction presented by Silva (2003), which were: who initiates and who answers the interaction; how to start and respond; situation that occurs, and guidance. We observed the occurrence of 206 episodes of interaction between the teacher nd students and also among students. The interaction frequently occurred between the teacher and students without any disability, although an interaction initiated by students with the disability in relation to the teacher has been frequent. It was found that the teacher organized conditions favoring the interaction of children without disabilities and the child with disability, for the purpose of educational inclusion. However, it was observed that the students helped with the wheelchair and the disabled student... (Complete abstract click electtonic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalcante, Maria Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2011-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis66 f. : il.application/pdfLOPES, Andréia de Carvalho. A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório. 2011. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaudal Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97491000648620lopes_ac_me_bauru.pdf33004056085P01213833176606085Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:16:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97491Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:06.844939Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
title |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
spellingShingle |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] Interação social Professores e alunos Professores de educação fisica Psicologia Interaction Psychology Physical education |
title_short |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
title_full |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
title_fullStr |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
title_sort |
A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório |
author |
Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Maria Regina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação social Professores e alunos Professores de educação fisica Psicologia Interaction Psychology Physical education |
topic |
Interação social Professores e alunos Professores de educação fisica Psicologia Interaction Psychology Physical education |
description |
A interação é fundamental e essencial à vida humana, pois é por meio das interações entre os indivíduos nos diversos contextos, que se estabelecem os estímulos que geram o processo de desenvolvimento humano. Considerando a interação como condição imprescindível para a ocorrência do processo de ensinar e aprender este estudo teve por objetivo investigar as interações entre um professor de Educação Física do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, considerada inclusiva, e seus alunos e as interações entre os alunos. Os participantes do estudo foram o professor e seus alunos, sendo que um deles apresentava deficiência física (cadeirante). Os dados foram coletados por meio de filmagem para atender objetivos diferentes dos pretendidos neste estudo. Para o presente estudo foram selecionadas, aleatoriamente cinco aulas. As filmagens forma transcritas e após a identificação dos episódios de interação, os dados foram organizados em quadros funcionais, adotando-se como modelo o quadro apresentado por Kubo e Botomé (2001) que descreve a interação entre os comportamentos de ensinar e aprender. Os resultados foram analisados de acordo com um sistema de categorias de interações apresentado por Silva (2003), que foram: quem inicia e quem responde {a interação}; como inicia, como responde; situação em que ocorre e orientação. Observou-se a ocorrência de 206 episódios de interação entre o professor e os alunos e entre os alunos. As interações mais frequentes ocorreram entre o professor e os alunos sem deficiência, embora as interações iniciadas pelo aluno com deficiência em relação ao professor tenham sido frequentes. Verificou-se que o professor organizou condições que favoreceram as interações das crianças sem deficiência e a criança com deficiência, necessário para o processo de inclusão educacional... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-04 2014-06-11T19:29:00Z 2014-06-11T19:29:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Andréia de Carvalho. A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório. 2011. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaudal Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/97491 000648620 lopes_ac_me_bauru.pdf 33004056085P0 1213833176606085 |
identifier_str_mv |
LOPES, Andréia de Carvalho. A interação entre alunos e professor na classe da 3ª série do ensino fundamental em sala inclusiva: um estudo exploratório. 2011. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaudal Paulista, Faculdade de Ciências, 2011. 000648620 lopes_ac_me_bauru.pdf 33004056085P0 1213833176606085 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/97491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128770257715200 |