O Bildungsroman e a circularidade dos motivos memoráveis nos romances de Lygia Fagundes Telles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosana Munutte da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115815
Resumo: A pesquisa objetiva aproximar, para um estudo, os romances Ciranda de pedra, Verão no aquário, As meninas e As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, com os propósitos do Bildungsroman, dada a importância que os meios social e familiar exercem na formação do indivíduo no âmbito daquelas narrativas. Observar-se-á, assim, os liames entre a ficção e a sua época, uma vez que esta encontra-se no contexto daquela, bem como a contribuição da memória no auto-conhecimento e no resgate da identidade. O estudo comparativo dos romances faz-nos, também, atentar para a circularidade da obra da autora, da recorrência de situações, objetos e personagens, mostrando a grande aproximação existente entre as protagonistas estudadas, parecendo-nos desdobramentos de uma mesma personalidade
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