Fluxo de encaminhamento dos estudantes com deficiência intelectual: do prescrito ao vivenciado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/190947 |
Resumo: | Este trabalho situa-se no campo dos estudos sobre a educação escolar de estudantes com deficiência intelectual. Destaca como objeto de investigação o Fluxo de Encaminhamento destes estudantes à sala de recursos e objetivou analisar os critérios de identificação e encaminhamento. Os objetivos específicos foram: investigar a existência de diretrizes que definam o fluxo de identificação e encaminhamento para a sala de recursos; identificar como o Centro de Formação e Apoio à Inclusão de cada região do município de São Paulo tem orientado o encaminhamento de estudantes com deficiência intelectual para a sala de recursos; analisar os critérios e orientações sobre avaliação e o encaminhamento com base nas diretrizes municipais e na literatura da área. Também se recorreu às contribuições de pesquisadores brasileiros que abordam o campo da prática educacional e o da avaliação do público-alvo da educação especial, mais diretamente à educação de pessoas com deficiência intelectual em suas relações com os modos de conceber esta deficiência. A pesquisa foi desenvolvida através da realização de entrevistas com um grupo de 13 coordenadoras do Centro de Formação e apoio à Inclusão, e do estudo de documentos nacionais e municipais orientadores do encaminhamento de estudantes ao Atendimento Educacional Especializado, com ênfase no município de São Paulo. As análises foram construídas pelo cotejamento do que dizem as coordenadoras com os documentos estudados e permitiram constatar que cada região segue uma orientação específica para o encaminhamento dos estudantes, orientações formuladas não são suficientes para um roteiro de encaminhamento, muitas dificuldades ainda são enfrentadas, relacionadas, entre outras coisas, aos modos de elaboração dessas orientações e ao seu impacto sobre as coordenadoras, e aos modos de compreender avaliação e deficiência intelectual. |
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Fluxo de encaminhamento dos estudantes com deficiência intelectual: do prescrito ao vivenciadoReferral process flow chart of studentes with intellectual disability: from prescribed to realAtendimento educacional especializadoDeficiência intelectualEducação especialSala de recursosSpecialized educational serviceIntellectual disabilitySpecial educationResource roomEste trabalho situa-se no campo dos estudos sobre a educação escolar de estudantes com deficiência intelectual. Destaca como objeto de investigação o Fluxo de Encaminhamento destes estudantes à sala de recursos e objetivou analisar os critérios de identificação e encaminhamento. Os objetivos específicos foram: investigar a existência de diretrizes que definam o fluxo de identificação e encaminhamento para a sala de recursos; identificar como o Centro de Formação e Apoio à Inclusão de cada região do município de São Paulo tem orientado o encaminhamento de estudantes com deficiência intelectual para a sala de recursos; analisar os critérios e orientações sobre avaliação e o encaminhamento com base nas diretrizes municipais e na literatura da área. Também se recorreu às contribuições de pesquisadores brasileiros que abordam o campo da prática educacional e o da avaliação do público-alvo da educação especial, mais diretamente à educação de pessoas com deficiência intelectual em suas relações com os modos de conceber esta deficiência. A pesquisa foi desenvolvida através da realização de entrevistas com um grupo de 13 coordenadoras do Centro de Formação e apoio à Inclusão, e do estudo de documentos nacionais e municipais orientadores do encaminhamento de estudantes ao Atendimento Educacional Especializado, com ênfase no município de São Paulo. As análises foram construídas pelo cotejamento do que dizem as coordenadoras com os documentos estudados e permitiram constatar que cada região segue uma orientação específica para o encaminhamento dos estudantes, orientações formuladas não são suficientes para um roteiro de encaminhamento, muitas dificuldades ainda são enfrentadas, relacionadas, entre outras coisas, aos modos de elaboração dessas orientações e ao seu impacto sobre as coordenadoras, e aos modos de compreender avaliação e deficiência intelectual.This work is in the field of studies on school education of students with intellectual disabilities. It highlights as object of investigation the Flow of Routing of these students to the resources room and aimed to analyze the criteria of identification and referral. The specific objectives were: to investigate the existence of guidelines that define the flow of identification and referral to the resource room; identify how the Center for Training and Support to Inclusion in each region of the city of Sao Paulo has guided the referral of students with intellectual disabilities to the resource room; analyze criteria and guidelines on evaluation and referral based on municipal guidelines and literature in the area. We also resorted to the contributions of Brazilian researchers who approach the field of educational practice and the evaluation of the target audience of special education, more directly to the education of people with intellectual disabilities in their relations with the ways of conceiving this deficiency. The research was developed through interviews with a group of 13 coordinators of the Training Center and support to Inclusion, and the study of national and municipal documents guiding the referral of students to the Specialized Educational Assistance, with emphasis in the city of São Paulo. The analyzes were constructed by comparing the coordinators with the documents studied and allowed to verify that each region follows a specific orientation for the referral of students, guidelines are not enough for a routing script, many difficulties are still faced, related, among other things, the ways in which such guidelines are developed and their impact on coordinators, and ways of understanding intellectual disability and assessment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silvestre, Rosamaria Cris [UNESP]2019-11-01T13:03:46Z2019-11-01T13:03:46Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19094700092656533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190947Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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