As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005
http://hdl.handle.net/11449/28886
Resumo: As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.
id UNSP_e442b6770a8e2dba2bf2f4674e343e83
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professoresRecent educational reforms in the state of são paulo from the teacher's point of viewReformas EducacionaisTrabalho DocenteAdministração GerencialistaEducational ReformsTeaching PracticesManagementAs reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.The reforms, organized and supported by international agencies, reduced the role of the State, introduced economic concepts to school management and delegated the responsibility towards educational actions to the characters responsible for the success or failure of such changes. In this context, new ways of controlling teaching practices started to be used by the school system such as external assessments, imposition of formatted projects by superior bodies and payment of bonus to the education workers. This article results from an empirical research carried out between 2006 and 2008 and is aimed at presenting the analysis of the school and the teaching practices from the point of view of 30 teachers from three different regions of the state of São Paulo. The results show the strong impact of management elements on the teachers' daily practices contributing for their feeling of unease and blame due to the failure of reformed projects.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]2014-05-20T15:13:40Z2014-05-20T15:13:40Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-101application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/2888610.1590/S0102-46982010000300005S0102-46982010000300005S0102-46982010000300005.pdf2394025583164116SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:29.237276Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
Recent educational reforms in the state of são paulo from the teacher's point of view
title As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
spellingShingle As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Reformas Educacionais
Trabalho Docente
Administração Gerencialista
Educational Reforms
Teaching Practices
Management
title_short As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
title_full As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
title_fullStr As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
title_full_unstemmed As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
title_sort As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
author Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
author_facet Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas Educacionais
Trabalho Docente
Administração Gerencialista
Educational Reforms
Teaching Practices
Management
topic Reformas Educacionais
Trabalho Docente
Administração Gerencialista
Educational Reforms
Teaching Practices
Management
description As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2014-05-20T15:13:40Z
2014-05-20T15:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010.
0102-4698
http://hdl.handle.net/11449/28886
10.1590/S0102-46982010000300005
S0102-46982010000300005
S0102-46982010000300005.pdf
2394025583164116
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005
http://hdl.handle.net/11449/28886
identifier_str_mv Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010.
0102-4698
10.1590/S0102-46982010000300005
S0102-46982010000300005
S0102-46982010000300005.pdf
2394025583164116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75-101
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129500329803776