As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005 http://hdl.handle.net/11449/28886 |
Resumo: | As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho. |
id |
UNSP_e442b6770a8e2dba2bf2f4674e343e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28886 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professoresRecent educational reforms in the state of são paulo from the teacher's point of viewReformas EducacionaisTrabalho DocenteAdministração GerencialistaEducational ReformsTeaching PracticesManagementAs reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.The reforms, organized and supported by international agencies, reduced the role of the State, introduced economic concepts to school management and delegated the responsibility towards educational actions to the characters responsible for the success or failure of such changes. In this context, new ways of controlling teaching practices started to be used by the school system such as external assessments, imposition of formatted projects by superior bodies and payment of bonus to the education workers. This article results from an empirical research carried out between 2006 and 2008 and is aimed at presenting the analysis of the school and the teaching practices from the point of view of 30 teachers from three different regions of the state of São Paulo. The results show the strong impact of management elements on the teachers' daily practices contributing for their feeling of unease and blame due to the failure of reformed projects.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]2014-05-20T15:13:40Z2014-05-20T15:13:40Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-101application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/2888610.1590/S0102-46982010000300005S0102-46982010000300005S0102-46982010000300005.pdf2394025583164116SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:29.237276Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores Recent educational reforms in the state of são paulo from the teacher's point of view |
title |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores |
spellingShingle |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores Fernandes, Maria José da Silva [UNESP] Reformas Educacionais Trabalho Docente Administração Gerencialista Educational Reforms Teaching Practices Management |
title_short |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores |
title_full |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores |
title_fullStr |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores |
title_full_unstemmed |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores |
title_sort |
As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores |
author |
Fernandes, Maria José da Silva [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Maria José da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria José da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas Educacionais Trabalho Docente Administração Gerencialista Educational Reforms Teaching Practices Management |
topic |
Reformas Educacionais Trabalho Docente Administração Gerencialista Educational Reforms Teaching Practices Management |
description |
As reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 2014-05-20T15:13:40Z 2014-05-20T15:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005 Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010. 0102-4698 http://hdl.handle.net/11449/28886 10.1590/S0102-46982010000300005 S0102-46982010000300005 S0102-46982010000300005.pdf 2394025583164116 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005 http://hdl.handle.net/11449/28886 |
identifier_str_mv |
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010. 0102-4698 10.1590/S0102-46982010000300005 S0102-46982010000300005 S0102-46982010000300005.pdf 2394025583164116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75-101 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129500329803776 |