Os primeiros cursos de licenciatura em ciências da educação de Malanje-Angola (2011-2016): uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática, e suas adequações à Escola Superior Politécnica de Malanje – ESPM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel, Damião de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213913
Resumo: Nesta dissertação apresentam-se resultados finais da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – FFC/UNESP-Marília, com o objetivo geral de analisar os aspetos da trajetória histórica dos primeiros Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje- Angola (2011-2016), centralmente os cursos de Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática e suas adequações à Escola Superior Politécnica de Malanje – ESPM. O recorte temporal corresponde ao período do início dos cursos e de formatura das primeiras turmas, respectivamente. Ainda, foram objetivos específicos da pesquisa: analisar elementos identitários dos cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje, entre 2011 e 2016, mediante os registros da época sobre a criação e implantação desses primeiros cursos, constituição da coordenação, espaços físicos, informações veiculadas mediante jornais da época, enfim, por meio do corpus documental sistematizado; analisar elementos envoltos na criação dos cursos de Ensino da Pedagogia e Ensino da Matemática em Malanje, à luz de especificidades dos espaços e cenários educacional, econômico e social angolano, algumas das quais influenciaram e, outras, influíram na vida e formação dos estudantes, nas perspectivas de atuação profissional dos egressos desses cursos e dos seus professores; identificar e analisar aspectos da cultura acadêmica, constituintes dos e nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje, Angola (2011-2016). Os cursos em foco da cidade de Malanje foram os primeiros Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação dessa cidade do território Angolana com o mesmo nome, ou seja, da Província de Malanje, situação que permaneceu até o momento final da pesquisa em questão, ano de 2021. Tratou-se, portanto, de pesquisa desenvolvida, em História da Educação, centralmente sobre a História das instituições educativas, motivada pelos seguintes questionamentos: Qual a repercussão da criação dos cursos Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática para a cidade e província de Malanje? Como esses cursos se constituíram e desenvolveram suas atividades no sentido de responder às demandas dos seus estudantes, considerando especificidades dos espaços e cenários educacional, econômico, social e cultural angolanos? Quais os resultados desses cursos na vida e formação dos estudantes, nas perspectivas de atuação profissional dos egressos desses cursos e dos seus professores? Quais aspectos marcaram a constituição de uma cultura acadêmica na cidade e província de Malanje? A hipótese norteadora dessa formulação foi a de que os cursos de Ciências da Educação, centralmente, os cursos Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática, implantados nas instalações de uma instituição de status com reconhecimento internacional, a Faculdade de Medicina de Malanje, trouxe maior motivação para os egressos dos cursos de nível médio ingressarem em cursos de nível superior, favorecendo a inclusão nesse nível de ensino, centralmente nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação - CLCE, com a previsão de apresentar melhorias significativas na formação dos profissionais da Educação do Ensino Primário e Secundário (Médio e Técnico) na Província. Como resultados finais tem-se que, entre outras, foi possível considerar que a criação dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação, centralmente os de Ensino da Pedagogia e Ensino da Matemática, mesmo com todas as especificidades próprias das Ciências Humanas, historicamente constituídas, frente aos demais cursos de outras ciências, como o de Medicina, influiu no cenário social, político, econômico e cultural, centralmente alterando demandas, a política do ensino em geral e do Ensino Superior, a formação de professores e de quadros para o mercado de trabalho em geral, provocando resultados/efeitos, consequências materiais para diferentes sujeitos e para classes sociais distintas.
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spelling Os primeiros cursos de licenciatura em ciências da educação de Malanje-Angola (2011-2016): uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática, e suas adequações à Escola Superior Politécnica de Malanje – ESPMThe first licentiate courses in educational sciences in Malanje-Angola (2011-2016): a history of the pedagogy and mathematics teaching courses, and their adaptations to the Polytechnic School of Malanje – ESPMHistória da educaçãoHistória das instituições educativasHistória do ensino superior em Malanje-AngolaCursos de licenciatura em ciências da educação de MalanjeEscola Superior Politécnica de Malanje – ESPMHistory of educationHistory of educational institutionsHistory of teaching superior in Malanje-AngolaLicentiate courses in educational sciences of MalanjePolytechnic School of Malanje – ESPMNesta dissertação apresentam-se resultados finais da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – FFC/UNESP-Marília, com o objetivo geral de analisar os aspetos da trajetória histórica dos primeiros Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje- Angola (2011-2016), centralmente os cursos de Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática e suas adequações à Escola Superior Politécnica de Malanje – ESPM. O recorte temporal corresponde ao período do início dos cursos e de formatura das primeiras turmas, respectivamente. Ainda, foram objetivos específicos da pesquisa: analisar elementos identitários dos cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje, entre 2011 e 2016, mediante os registros da época sobre a criação e implantação desses primeiros cursos, constituição da coordenação, espaços físicos, informações veiculadas mediante jornais da época, enfim, por meio do corpus documental sistematizado; analisar elementos envoltos na criação dos cursos de Ensino da Pedagogia e Ensino da Matemática em Malanje, à luz de especificidades dos espaços e cenários educacional, econômico e social angolano, algumas das quais influenciaram e, outras, influíram na vida e formação dos estudantes, nas perspectivas de atuação profissional dos egressos desses cursos e dos seus professores; identificar e analisar aspectos da cultura acadêmica, constituintes dos e nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação de Malanje, Angola (2011-2016). Os cursos em foco da cidade de Malanje foram os primeiros Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação dessa cidade do território Angolana com o mesmo nome, ou seja, da Província de Malanje, situação que permaneceu até o momento final da pesquisa em questão, ano de 2021. Tratou-se, portanto, de pesquisa desenvolvida, em História da Educação, centralmente sobre a História das instituições educativas, motivada pelos seguintes questionamentos: Qual a repercussão da criação dos cursos Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática para a cidade e província de Malanje? Como esses cursos se constituíram e desenvolveram suas atividades no sentido de responder às demandas dos seus estudantes, considerando especificidades dos espaços e cenários educacional, econômico, social e cultural angolanos? Quais os resultados desses cursos na vida e formação dos estudantes, nas perspectivas de atuação profissional dos egressos desses cursos e dos seus professores? Quais aspectos marcaram a constituição de uma cultura acadêmica na cidade e província de Malanje? A hipótese norteadora dessa formulação foi a de que os cursos de Ciências da Educação, centralmente, os cursos Ensino da Pedagogia e de Ensino da Matemática, implantados nas instalações de uma instituição de status com reconhecimento internacional, a Faculdade de Medicina de Malanje, trouxe maior motivação para os egressos dos cursos de nível médio ingressarem em cursos de nível superior, favorecendo a inclusão nesse nível de ensino, centralmente nos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação - CLCE, com a previsão de apresentar melhorias significativas na formação dos profissionais da Educação do Ensino Primário e Secundário (Médio e Técnico) na Província. Como resultados finais tem-se que, entre outras, foi possível considerar que a criação dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Educação, centralmente os de Ensino da Pedagogia e Ensino da Matemática, mesmo com todas as especificidades próprias das Ciências Humanas, historicamente constituídas, frente aos demais cursos de outras ciências, como o de Medicina, influiu no cenário social, político, econômico e cultural, centralmente alterando demandas, a política do ensino em geral e do Ensino Superior, a formação de professores e de quadros para o mercado de trabalho em geral, provocando resultados/efeitos, consequências materiais para diferentes sujeitos e para classes sociais distintas.This dissertation presents the final results of the master's research developed with the Program in Education UNESP-Marília, with the general objective of analyzing the aspects of the historical trajectory of the first Licentiate Courses in Educational Sciences Malanje-Angola (2011-2016), centrally the Pedagogy and Mathematics Teaching courses and their adaptations to the Polytechnic School of Malanje – ESPM. The time frame corresponds to the period of the beginning of the courses and the graduation of the first classes, respectively. Also, the specific objectives of the research were: to analyze identity elements of the Licentiate Degree in Education Science courses in Malanje, between 2011 and 2016, through the records of the time on the creation and implementation of these first courses, constitution of coordination, physical spaces, conveyed information through newspapers of the time, finally, through the systematized documental corpus; analyze elements involved in the creation of the Pedagogy and Mathematics Teaching courses in Malanje, in light of the specificities of the Angolan educational, economic and social spaces and scenarios, some of which influenced and others influenced the life and training of students in perspectives of professional performance of graduates of these courses and their professors; identify and analyze aspects of academic culture, constituents of and in Licentiate Education Science Courses in Malanje, Angola (2011- 2016). The courses in focus in the city of Malanje were the first Licentiate Courses in Education Sciences in that city in the Angolan territory with the same name, that is, in the Province of Malanje, a situation that remained until the final moment of the research in question, year 2021 It was, therefore, a research developed in History of Education, centrally on the History of educational institutions, motivated by the following questions: What is the repercussion of the creation of the Teaching of Pedagogy and Mathematics Teaching courses for the city and province of Malange? How were these courses constituted and developed their activities in order to respond to the demands of their students, considering the specificities of the Angolan educational, economic, social and cultural spaces and scenarios? What are the results of these courses in the life and training of students, in the perspectives of professional performance of graduates of these courses and their teachers? What aspects marked the constitution of an academic culture in the city and province of Malanje? The guiding hypothesis of this formulation was that the courses of Educational Sciences, centrally, the Teaching of Pedagogy and Teaching of Mathematics courses, implemented in the facilities of an internationally recognized status institution, the Malanje Faculty of Medicine, brought greater motivation for high school graduates to enter higher education courses, favoring inclusion at this level of education, centrally in the Licentiate Degree Courses in Educational Sciences, with the expectation of presenting significant improvements in the training of Education professionals in the Primary and Secondary Education (High School and Technical) in the Province. As final results, among others, it was possible to consider that the creation of Licentiate Degree Courses in Educational Sciences, centrally those of Teaching of Pedagogy and Teaching of Mathematics, even with all the specificities of the Human Sciences, historically constituted, compared to other courses of other sciences, such as Medicine, influenced the social, political, economic and cultural scenario, centrally changing demands, the policy of education in general and Higher Education, the training of teachers and staff for the labor market in general, causing results /effects, material consequences for different subjects and for different social classes.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manuel, Damião de Almeida2021-08-09T13:35:33Z2021-08-09T13:35:33Z2021-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21391333004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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