As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erba, Natália Ferraz de Camargo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Soares, Ana Carolina de Castro [UNESP], Cardin, Clariana Rodrigues [UNESP], Arruda, Emanoela Priscila Toledo [UNESP], Duarte, Gabrielle Dias [UNESP], Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP], Zopolato, Mariana Ferruzzi [UNESP], Salvadori, Tânia Tanus [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/305
http://hdl.handle.net/11449/143317
Resumo: Introdução: O autismo começou a ser estudado por Leo Kanner, psiquiatra americano, na década de 1940 e atualmente está classificado segundo DSM-IV, como Transtorno Global de Desenvolvimento, ou ainda como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento pelo CID-10. Porém, suas causas ainda não são claras e há uma dificuldade no diagnóstico, o que levou muitos enganos, erros de tratamento e cuidados maiores para com os portadores. Este distúrbio caracteriza-se por isolamento, distúrbios de comunicação verbais e não-verbais, necessidade de imutabilidade (a exemplo das estereotipias), respostas perturbadas a estímulos sensoriais, anomalias motoras, afetos inadequados, distúrbios do desenvolvimento, entre outros. No município de Assis, o Projeto Fênix, fundado em 2005, tem por finalidade oferecer atendimento para pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento, realizando atividades acadêmicas, de música, pintura, educação física e pré-oficinas, com o objetivo de amenizar os desvios presentes nestas pessoas, auxiliar e apoiar suas famílias e difundir o conhecimento sobre o autismo. Objetivos: O presente projeto de extensão tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da capacidade cognitiva e emocional de crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento por intermédio de atividades lúdicas interativas. Métodos: Partindo das observações realizadas semanalmente em 2008, a montagem da brinquedoteca foi planejada de forma a atender as necessidades principais das crianças participantes do projeto. Foram atendidas sete crianças divididas em dois grupos, sendo que cada grupo participa da brinquedoteca duas vezes por semana em sessões de cinqüenta minutos. Resultados: Até o momento, dentre os resultados observados, pode-se destacar que as tendências iniciais das crianças se resumiam a aproximar-se dos brinquedos de forma estereotipada e, posteriormente, com o desenrolar das atividades evidencia-se uma ampliação de suas capacidades simbólicas, representadas pelo brincar mais diversificado, coletivo e com maior interação uns com os outros e com as estagiárias. Outro fator observado é que a ampliação da capacidade lúdica da criança melhora sua interação favorecendo a implantação de propostas de inclusão escolar.
id UNSP_e48edb19d3950a7c5a4103109a40b837
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143317
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólicaHumanasSaúdeIntrodução: O autismo começou a ser estudado por Leo Kanner, psiquiatra americano, na década de 1940 e atualmente está classificado segundo DSM-IV, como Transtorno Global de Desenvolvimento, ou ainda como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento pelo CID-10. Porém, suas causas ainda não são claras e há uma dificuldade no diagnóstico, o que levou muitos enganos, erros de tratamento e cuidados maiores para com os portadores. Este distúrbio caracteriza-se por isolamento, distúrbios de comunicação verbais e não-verbais, necessidade de imutabilidade (a exemplo das estereotipias), respostas perturbadas a estímulos sensoriais, anomalias motoras, afetos inadequados, distúrbios do desenvolvimento, entre outros. No município de Assis, o Projeto Fênix, fundado em 2005, tem por finalidade oferecer atendimento para pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento, realizando atividades acadêmicas, de música, pintura, educação física e pré-oficinas, com o objetivo de amenizar os desvios presentes nestas pessoas, auxiliar e apoiar suas famílias e difundir o conhecimento sobre o autismo. Objetivos: O presente projeto de extensão tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da capacidade cognitiva e emocional de crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento por intermédio de atividades lúdicas interativas. Métodos: Partindo das observações realizadas semanalmente em 2008, a montagem da brinquedoteca foi planejada de forma a atender as necessidades principais das crianças participantes do projeto. Foram atendidas sete crianças divididas em dois grupos, sendo que cada grupo participa da brinquedoteca duas vezes por semana em sessões de cinqüenta minutos. Resultados: Até o momento, dentre os resultados observados, pode-se destacar que as tendências iniciais das crianças se resumiam a aproximar-se dos brinquedos de forma estereotipada e, posteriormente, com o desenrolar das atividades evidencia-se uma ampliação de suas capacidades simbólicas, representadas pelo brincar mais diversificado, coletivo e com maior interação uns com os outros e com as estagiárias. Outro fator observado é que a ampliação da capacidade lúdica da criança melhora sua interação favorecendo a implantação de propostas de inclusão escolar.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Erba, Natália Ferraz de Camargo [UNESP]Soares, Ana Carolina de Castro [UNESP]Cardin, Clariana Rodrigues [UNESP]Arruda, Emanoela Priscila Toledo [UNESP]Duarte, Gabrielle Dias [UNESP]Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]Zopolato, Mariana Ferruzzi [UNESP]Salvadori, Tânia Tanus [UNESP]2016-08-24T12:44:09Z2016-08-24T12:44:09Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject105application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/305Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 105, 2009.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143317ISSN1679-4605-2009-05-02-105.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:37.193836Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
title As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
spellingShingle As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
Erba, Natália Ferraz de Camargo [UNESP]
Humanas
Saúde
title_short As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
title_full As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
title_fullStr As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
title_full_unstemmed As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
title_sort As especificidades do brincar de crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento: a conquista gradual da capacidade simbólica
author Erba, Natália Ferraz de Camargo [UNESP]
author_facet Erba, Natália Ferraz de Camargo [UNESP]
Soares, Ana Carolina de Castro [UNESP]
Cardin, Clariana Rodrigues [UNESP]
Arruda, Emanoela Priscila Toledo [UNESP]
Duarte, Gabrielle Dias [UNESP]
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Zopolato, Mariana Ferruzzi [UNESP]
Salvadori, Tânia Tanus [UNESP]
author_role author
author2 Soares, Ana Carolina de Castro [UNESP]
Cardin, Clariana Rodrigues [UNESP]
Arruda, Emanoela Priscila Toledo [UNESP]
Duarte, Gabrielle Dias [UNESP]
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Zopolato, Mariana Ferruzzi [UNESP]
Salvadori, Tânia Tanus [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Erba, Natália Ferraz de Camargo [UNESP]
Soares, Ana Carolina de Castro [UNESP]
Cardin, Clariana Rodrigues [UNESP]
Arruda, Emanoela Priscila Toledo [UNESP]
Duarte, Gabrielle Dias [UNESP]
Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
Zopolato, Mariana Ferruzzi [UNESP]
Salvadori, Tânia Tanus [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Saúde
topic Humanas
Saúde
description Introdução: O autismo começou a ser estudado por Leo Kanner, psiquiatra americano, na década de 1940 e atualmente está classificado segundo DSM-IV, como Transtorno Global de Desenvolvimento, ou ainda como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento pelo CID-10. Porém, suas causas ainda não são claras e há uma dificuldade no diagnóstico, o que levou muitos enganos, erros de tratamento e cuidados maiores para com os portadores. Este distúrbio caracteriza-se por isolamento, distúrbios de comunicação verbais e não-verbais, necessidade de imutabilidade (a exemplo das estereotipias), respostas perturbadas a estímulos sensoriais, anomalias motoras, afetos inadequados, distúrbios do desenvolvimento, entre outros. No município de Assis, o Projeto Fênix, fundado em 2005, tem por finalidade oferecer atendimento para pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento, realizando atividades acadêmicas, de música, pintura, educação física e pré-oficinas, com o objetivo de amenizar os desvios presentes nestas pessoas, auxiliar e apoiar suas famílias e difundir o conhecimento sobre o autismo. Objetivos: O presente projeto de extensão tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da capacidade cognitiva e emocional de crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento por intermédio de atividades lúdicas interativas. Métodos: Partindo das observações realizadas semanalmente em 2008, a montagem da brinquedoteca foi planejada de forma a atender as necessidades principais das crianças participantes do projeto. Foram atendidas sete crianças divididas em dois grupos, sendo que cada grupo participa da brinquedoteca duas vezes por semana em sessões de cinqüenta minutos. Resultados: Até o momento, dentre os resultados observados, pode-se destacar que as tendências iniciais das crianças se resumiam a aproximar-se dos brinquedos de forma estereotipada e, posteriormente, com o desenrolar das atividades evidencia-se uma ampliação de suas capacidades simbólicas, representadas pelo brincar mais diversificado, coletivo e com maior interação uns com os outros e com as estagiárias. Outro fator observado é que a ampliação da capacidade lúdica da criança melhora sua interação favorecendo a implantação de propostas de inclusão escolar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-08-24T12:44:09Z
2016-08-24T12:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/305
Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 105, 2009.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143317
ISSN1679-4605-2009-05-02-105.pdf
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/305
http://hdl.handle.net/11449/143317
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 105, 2009.
1679-4605
ISSN1679-4605-2009-05-02-105.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128898983002112