Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141783
Resumo: O presente texto apresenta resultados de uma proposta de formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Teve por objetivo mapear o perfil dos participantes, suas necessidades formativas quanto ao trabalho com os estudantes da educação especial, bem como a percepção deles sobre inclusão. Participaram desta investigação 1040 professores e gestores em exercício nas escolas públicas estaduais paulistas que concluíram a formação e que responderam ao questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. A partir de uma análise estatística, os resultados indicam, quanto ao perfil dos participantes, algumas associações entre as respostas quando considerado o gênero (feminino e masculino) e faixa etária; gênero, cargo e tempo de trabalho; área de formação e cargo ocupado atualmente etc. Quanto às necessidades e expectativas há prevalência pelo aprimoramento do conhecimento profissional da docência com vistas a incluir o estudante da educação especial, visto que a formação inicial e as complementações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são insuficientes para ensinar a todos os estudantes. Percebe-se que a percepção dos participantes sobre inclusão escolar as respostas parecem indicar o discurso “politicamente correto”.
id UNSP_e4eaf1e0ba986db4590b8172955c78ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141783
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFORO presente texto apresenta resultados de uma proposta de formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Teve por objetivo mapear o perfil dos participantes, suas necessidades formativas quanto ao trabalho com os estudantes da educação especial, bem como a percepção deles sobre inclusão. Participaram desta investigação 1040 professores e gestores em exercício nas escolas públicas estaduais paulistas que concluíram a formação e que responderam ao questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. A partir de uma análise estatística, os resultados indicam, quanto ao perfil dos participantes, algumas associações entre as respostas quando considerado o gênero (feminino e masculino) e faixa etária; gênero, cargo e tempo de trabalho; área de formação e cargo ocupado atualmente etc. Quanto às necessidades e expectativas há prevalência pelo aprimoramento do conhecimento profissional da docência com vistas a incluir o estudante da educação especial, visto que a formação inicial e as complementações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são insuficientes para ensinar a todos os estudantes. Percebe-se que a percepção dos participantes sobre inclusão escolar as respostas parecem indicar o discurso “politicamente correto”.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Rinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP]2016-07-19T13:00:27Z2016-07-19T13:00:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9382-9394application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9382-93942357-7819http://hdl.handle.net/11449/141783ISSN2357-7819-2014-9382-9394.pdf994703135975573553972425925256550000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:24:53.112448Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
title Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
spellingShingle Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
title_short Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
title_full Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
title_fullStr Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
title_full_unstemmed Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
title_sort Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
author Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_facet Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Rinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP]
author_role author
author2 Rinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Rinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP]
description O presente texto apresenta resultados de uma proposta de formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Teve por objetivo mapear o perfil dos participantes, suas necessidades formativas quanto ao trabalho com os estudantes da educação especial, bem como a percepção deles sobre inclusão. Participaram desta investigação 1040 professores e gestores em exercício nas escolas públicas estaduais paulistas que concluíram a formação e que responderam ao questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. A partir de uma análise estatística, os resultados indicam, quanto ao perfil dos participantes, algumas associações entre as respostas quando considerado o gênero (feminino e masculino) e faixa etária; gênero, cargo e tempo de trabalho; área de formação e cargo ocupado atualmente etc. Quanto às necessidades e expectativas há prevalência pelo aprimoramento do conhecimento profissional da docência com vistas a incluir o estudante da educação especial, visto que a formação inicial e as complementações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são insuficientes para ensinar a todos os estudantes. Percebe-se que a percepção dos participantes sobre inclusão escolar as respostas parecem indicar o discurso “politicamente correto”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:27Z
2016-07-19T13:00:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9382-9394
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141783
ISSN2357-7819-2014-9382-9394.pdf
9947031359755735
5397242592525655
0000-0001-7772-6705
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141783
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9382-9394
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9382-9394.pdf
9947031359755735
5397242592525655
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9382-9394
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129199281537024