Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141794 |
Resumo: | No artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos. |
id |
UNSP_76be7504075a76b57b1404c745094aa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141794 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusivaConhecendo o CursoRedeForEducação especial e inclusivaFormação de professores em EaDNo artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]2016-07-19T13:00:30Z2016-07-19T13:00:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8719-8727application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-87272357-7819http://hdl.handle.net/11449/141794ISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf7346754405819238184523624129306850213683008730510000-0002-5623-6093porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:21.861127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
title |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
spellingShingle |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Conhecendo o Curso RedeFor Educação especial e inclusiva Formação de professores em EaD |
title_short |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
title_full |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
title_fullStr |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
title_full_unstemmed |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
title_sort |
Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva |
author |
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecendo o Curso RedeFor Educação especial e inclusiva Formação de professores em EaD |
topic |
Conhecendo o Curso RedeFor Educação especial e inclusiva Formação de professores em EaD |
description |
No artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:30Z 2016-07-19T13:00:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-8727 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141794 ISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf 7346754405819238 1845236241293068 5021368300873051 0000-0002-5623-6093 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141794 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-8727 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf 7346754405819238 1845236241293068 5021368300873051 0000-0002-5623-6093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8719-8727 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129026063073280 |