Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86652
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias...
id UNSP_e528fc5725824b31b207e87975b941da
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86652
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolarHabilidades sociaisPre-escolaresTreinamento de habilidades sociaisSocial skillsSocial skills trainingPré-schollarsA presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias...The present research aims: a) describing, from filming, the behavior repertory of children before being part of a social skill training; b) identifying the frequency of inner and outer behaviors of pre scholar children under their teachers' point of view; c) evaluating the behavior socially skilled of children who attend kindergarten by means of self evaluation of children about their social performance and the teacher's evaluation of children about their social performance and after the training; d) verifying the fit of multimedia system for social skill (SMHS) for children in pre scholar age. The participants were eighteen children of the scholl 1 (experimental groups) and thirteen children of the school 2 (awaiting group) of five and six years old who attend the groups of kindergarten 2 and primary and two teachers of the respective groups. Data were collected by filming, by applying the child behavioral skale ECI-A2 of Rutter, responded by the teachers, social skill evaluation through social skill multimedia system with self evaluation of children about their social performance and the same from the teachers about the children. School 1 (experimental group), participated three phasis of the study: first social skill evaluation, social skill training (THS) and second evaluation of social skills, after training. Whereas School 2 (awaiting group), participated four phasis of studying: first social skill evaluation, second social skill evaluation (before training); social skill training (THS) and third social skill evaluation after training. The main results were: a) analyzing the filmings, the frequencies of skilled behavior of children display that, either School 1 or School 2, it was more for boys and less for girls, whereas for non skilled behaviors, boys displayed in School 1 a lower frequency than the girls and only in School 2 a hogher frequency than the girls... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]2014-06-11T19:22:22Z2014-06-11T19:22:22Z2009-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il. + anexoapplication/pdfGARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86652000577725garnica_krh_me_bauru.pdf33004056085P08981913622244863Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86652Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-09T06:22:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
title Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]
Habilidades sociais
Pre-escolares
Treinamento de habilidades sociais
Social skills
Social skills training
Pré-schollars
title_short Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
title_full Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
title_sort Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
author Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]
author_facet Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Pre-escolares
Treinamento de habilidades sociais
Social skills
Social skills training
Pré-schollars
topic Habilidades sociais
Pre-escolares
Treinamento de habilidades sociais
Social skills
Social skills training
Pré-schollars
description A presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
2014-06-11T19:22:22Z
2014-06-11T19:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86652
000577725
garnica_krh_me_bauru.pdf
33004056085P0
8981913622244863
identifier_str_mv GARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000577725
garnica_krh_me_bauru.pdf
33004056085P0
8981913622244863
url http://hdl.handle.net/11449/86652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649940195377152