Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86652 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias... |
id |
UNSP_e528fc5725824b31b207e87975b941da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86652 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolarHabilidades sociaisPre-escolaresTreinamento de habilidades sociaisSocial skillsSocial skills trainingPré-schollarsA presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias...The present research aims: a) describing, from filming, the behavior repertory of children before being part of a social skill training; b) identifying the frequency of inner and outer behaviors of pre scholar children under their teachers' point of view; c) evaluating the behavior socially skilled of children who attend kindergarten by means of self evaluation of children about their social performance and the teacher's evaluation of children about their social performance and after the training; d) verifying the fit of multimedia system for social skill (SMHS) for children in pre scholar age. The participants were eighteen children of the scholl 1 (experimental groups) and thirteen children of the school 2 (awaiting group) of five and six years old who attend the groups of kindergarten 2 and primary and two teachers of the respective groups. Data were collected by filming, by applying the child behavioral skale ECI-A2 of Rutter, responded by the teachers, social skill evaluation through social skill multimedia system with self evaluation of children about their social performance and the same from the teachers about the children. School 1 (experimental group), participated three phasis of the study: first social skill evaluation, social skill training (THS) and second evaluation of social skills, after training. Whereas School 2 (awaiting group), participated four phasis of studying: first social skill evaluation, second social skill evaluation (before training); social skill training (THS) and third social skill evaluation after training. The main results were: a) analyzing the filmings, the frequencies of skilled behavior of children display that, either School 1 or School 2, it was more for boys and less for girls, whereas for non skilled behaviors, boys displayed in School 1 a lower frequency than the girls and only in School 2 a hogher frequency than the girls... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]2014-06-11T19:22:22Z2014-06-11T19:22:22Z2009-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il. + anexoapplication/pdfGARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86652000577725garnica_krh_me_bauru.pdf33004056085P08981913622244863Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86652Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:07.802603Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
title |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP] Habilidades sociais Pre-escolares Treinamento de habilidades sociais Social skills Social skills training Pré-schollars |
title_short |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar |
author |
Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP] |
author_facet |
Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais Pre-escolares Treinamento de habilidades sociais Social skills Social skills training Pré-schollars |
topic |
Habilidades sociais Pre-escolares Treinamento de habilidades sociais Social skills Social skills training Pré-schollars |
description |
A presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 2014-06-11T19:22:22Z 2014-06-11T19:22:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. http://hdl.handle.net/11449/86652 000577725 garnica_krh_me_bauru.pdf 33004056085P0 8981913622244863 |
identifier_str_mv |
GARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. 000577725 garnica_krh_me_bauru.pdf 33004056085P0 8981913622244863 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123 f. : il. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129131323326464 |